Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de frequência de CPU repentinamente


Posts recomendados

Comprei um notebook da Dell recentemente e quando vou jogar jogos normais ele apresenta uma repentina queda de frequência da CPU, aumento do uso da CPU e redução do uso da GPU, o que ocasiona uma queda da taxa de frames junto com um ruído no áudio. Verifiquei e as temperaturas estão normais e até onde sei pelas especificações do produto não deveria apresentar esses problemas, alguém pode me ajudar? 

Especificações:
Dell Inspiron 3501
i7-1165G7 2.80GHz
8Gb de RAM
NVIDIA MX330 dedicada
Intel XE Graphics integrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Barbiero disse:

Fonte, temperaturas entre 65° e 75°

As restrições de desempenho do Windows estão desativadas? Isso é, você está rodando o notebook no modo de desempenho? Verifique se não existe nenhum aplicativo de terceiros limitando o desempenho também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

As restrições de desempenho do Windows estão desativadas? Isso é, você está rodando o notebook no modo de desempenho? Verifique se não existe nenhum aplicativo de terceiros limitando o desempenho também.

Plano de energia, configuração da placa de vídeo, modo de jogo, todos esses estão ativados, existe algum menos acessível que limita meu desempenho?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Barbiero disse:

Plano de energia, configuração da placa de vídeo, modo de jogo, todos esses estão ativados, existe algum menos acessível que limita meu desempenho?

 

Bom, geralmente os notebooks vem com aplicativos do próprio fabricante instalados (no seu caso, da Dell), então seria bom verificar se o seu tem algum aplicativo desses que controle alguma coisa relacionada com desempenho.

 

Mais uma dúvida: como está o uso de memória RAM? Verifiquei que você tem apenas 8GB, essa quantidade pode ser insuficiente dependendo do tipo de jogo que está querendo rodar e do que está sendo usado em segundo plano também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, geralmente os notebooks vem com aplicativos do próprio fabricante instalados (no seu caso, da Dell), então seria bom verificar se o seu tem algum aplicativo desses que controle alguma coisa relacionada com desempenho.

 

Mais uma dúvida: como está o uso de memória RAM? Verifiquei que você tem apenas 8GB, essa quantidade pode ser insuficiente dependendo do tipo de jogo que está querendo rodar e do que está sendo usado em segundo plano também.

Vou ver agora sobre isso da Dell, o uso da memoria RAM durante os jogos fica entre 6500MB e 7200MB

 

2 minutos atrás, Barbiero disse:

Vou ver agora sobre isso da Dell, o uso da memoria RAM durante os jogos fica entre 6500MB e 7200MB

 

Acabei de verificar e da Dell seria o Dell Power Manage mas ele não veio instalado no meu notebook então acho que não tem relação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Barbiero disse:

Vou ver agora sobre isso da Dell, o uso da memoria RAM durante os jogos fica entre 6500MB e 7200MB

E bom tomar cuidado, quando a quantidade de RAM alocada começa a passar de 7GB é comum o computador começar a apresentar pequenos travamentos.

 

Você percebeu algum padrão estranho quando os travamentos acontecem, fora o que você descreveu de cair o clock da CPU e cair o uso da GPU, etc.? Percebeu se acontece sempre que chega num valor específico de temperatura de alguns dos hardwares principais (CPU ou GPU)? A fonte de energia que você está usando é original do computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB opa então, a fonte é original, a temperatura da GPU fica quase sempre constante e quando altera não acontece nada, já a temperatura da CPU varia constantemente mas sempre naquele limite entre 65 e 75 e mesmo quando bate 80 por alguns segundos não altera a frequencia da CPU e a taxa de quadros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2022 às 12:45, Barbiero disse:

@GuilhermeGB opa então, a fonte é original, a temperatura da GPU fica quase sempre constante e quando altera não acontece nada, já a temperatura da CPU varia constantemente mas sempre naquele limite entre 65 e 75 e mesmo quando bate 80 por alguns segundos não altera a frequencia da CPU e a taxa de quadros

Qual é o jogo ou os jogos em que está tendo esses problemas relatados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2022 às 20:17, GuilhermeGB disse:

Qual é o jogo ou os jogos em que está tendo esses problemas relatados?

Estava observando hoje no monitorador de recursos do windows e a queda de frequência da CPU sempre ocorre junto de um aumento muito grande de falhas graves da RAM, mas a quantidade de RAM usada é sempre igual 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2022 às 16:23, Barbiero disse:

Estava observando hoje no monitorador de recursos do windows e a queda de frequência da CPU sempre ocorre junto de um aumento muito grande de falhas graves da RAM, mas a quantidade de RAM usada é sempre igual 

Eu sugiro você tentar um upgrade de RAM, no pior dos casos, se o problema não resolver, pelo menos você vai ter RAM sobrando pra usar o PC com tranquilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2022 às 13:56, GuilhermeGB disse:

Eu sugiro você tentar um upgrade de RAM, no pior dos casos, se o problema não resolver, pelo menos você vai ter RAM sobrando pra usar o PC com tranquilidade. 

Vou economizar meu dinheiro e comprar uma de 8 pra ter 12 ou uma de 16 pra ter 20, vai depender dos preços. Se depois de comprar continuar com problemas eu aviso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...