Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei essa placa de vídeo em dezembro e reparei que ela esta com Coil Whine.

O barulho fica perceptível em quase todos os jogos, se passa da casa dos 70 fps ele já se torna perceptível e vai aumentando conforme a taxa de fps sobe.

Quando instalei a placa, eu estava com uma fonte CX650M, e a GPU nova fez com que a fonte também causasse um barulho de coil whine.

Minha antiga GTX 1070 também tinha coil whine, mas eram em momentos muito específicos, quando o fps passava dos 300+ em telas de loading ou coisa assim.

Depois disso, troquei minha fonte para uma XPG Core Reactor 750w e tanto a RX 6700XT quando ela fazem barulho quando estou jogando.

A questão é, existe algo que possa ser feito além de tentar acionar a garantia?

Falei com a ASUS, explicando o problema, e como é algo físico pediram pra eu preencher um formulário pra enviar a placa pra eles.

Mas o formulário também pediam pra explicar todo o problema de novo, dizendo quando e como ocorre. Então não sei se realmente já aceitaram o RMA ou se só depois vão analisar. 

Meu receio é enviar pra lá, passar por todo o processo dos correios, e nada ser feito. Ou então trocarem por outra placa que tenha o mesmo problema ou até pior.

Gravei alguns vídeos demonstrando o problema, mas isso foi quando ainda usava a fonte antiga. porém na nova é basicamente igual.

Durante os 'vídeos o barulho para algumas vezes, que é quando eu pauso ou saio da tela do jogo.

Não parece tão alto, mas mesmo com o gabinete no chão, ainda consigo ouvir o coil whine.

Postado

@Phoenyx É da placa de vídeo mesmo.

Eu mudei basicamente o PC inteiro, e a primeira coisa que troquei foi a placa de vídeo.

Antes estava na minha b150m d3h, e só começou o coil whine depois de instalar a RX 6700 XT. Agora coloquei uma B560 Aorus Elite e continua no mesmo.

E sobre os vídeos, no segundo eu separei a fonte do PC e da pra notar que o zumbido ocorre tanto na fonte quanto na GPU.

Fiz alguns testes diminuindo o clock da GPU no MSI Afterburner e quando faço isso o zumbindo também diminui.

• Membro VIP
Postado

@Takedo Tristeza. Já tive fonte e placa-mãe com coilwhine, não todos ao mesmo tempo. O tenso é que isto não é passível de RMA, você vai ter que tirar carta da manga aí, do contrário não irão trocar.

Mas, o barulho chega a incomodar ao ponto de estresse? No meu caso, fone de ouvido na cabeça e cabou, não tinha problemas. Mas a noite, sem o fone, as griladinhas me deixavam chateado.

O coilwhine vem das bobinas (indutores), você poderia tentar passar cola quente por cima, melecar mesmo, para parar de vibrar (isto se não for selado). A vibração é que dá esta ressonância.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx Então, até já vi casos onde aceitaram o RMA, mas vi que varia muito de empresa pra empresa.

Eu encaminhei uma mensagem pra ASUS e me responderam assim. Não sei se realmente aceitaram isso como motivo pra RMA, ou vou enviar a placa pra ai sim analisarem e talvez negar o problema.

image.thumb.png.9c449f75ff6e5ae4ac2bfad0f2aa0d27.png

Complicado é mandar um negocio caro desses pelo correio sem nem saber se vão mesmo efetuar troca.

De qualquer jeito, preenchi esse formulário ai, que pedem pra explicar o problema todo de novo, e estou aguardando resposta.

Sobre o barulho incomodando, varia um pouco. Com fone eu realmente não escuto, mas sem ele é bem chatinho. Ele chega a ser mais perceptível que o barulho das fans, principalmente porque ele fica variando conforme o fps no jogo muda.

E é meio complicado querer fazer gambiarra em uma placa de 6 mil reais. Não me arriscaria em colocar cola quente nela.

Me da até um desanimo de ter gasto tudo isso e sabe que provavelmente vou continuar me estressando.

• Membro VIP
Postado

@Takedo O RMA da ASUS é aqui em SP, e pra você de SC não demorará muito, coisa de uma semana. Além do mais o frete de ida e volta é gratuito (eles vão mandar um código pra você colar na caixa, os correios não te cobrarão).

Mas é isso, boa sorte!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!