Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 2200G + A320M + GTX 1650 atendem aos requisitos do Windows 11?


C.R.E.A.M.

Posts recomendados

Boa noite, fui checar as atualizações do Windows update e dei de cara com essa mensagem. Pesquisei e vi que aparentemente meu PC atende sim aos requisitos do novo Windows. O que vocês acham? 

Não que eu queira agora instalar o W11, mas quando precisar terei problemas?

w11.jpg?1642110850

Minha configuração:

Ryzen 3 2200g

placa-mãe ASUS ex a320m gaming

2x4GB 2666mhz corsair lpx

SSD 240gb + HD 1tb

GTX 1650 super 4gb

Fonte CX 450w corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lista de CPU é a seguinte:

https://www.tecmundo.com.br/software/226409-processadores-compativeis-windows-11.htm

O 2200G está fora.

Mas tem outros detalhes para verificar: se a placa-mãe tem o TPM 2.0 e uma novidade é o requisito de um SSD NVMe para alguns tipos de jogos.

A CPU pode ser um R52600, mas pela diferença de preços prefira o 3600 mesmo. O 5600X acho que a MB não vai rodar.

Ah, e o HD de boot precisa estar em GPT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalando a partir do zero (sem fazer a atualização) basta confirmar que você deseja instalar assim mesmo e a instalação deve ocorrer sem problemas.

 

No futuro a Microsoft pode remover essa opção, ou podem ocorrer erros, mas até agora não vi relatos de erros com esses processadores mais antigos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, PedraX disse:

A lista de CPU é a seguinte:

https://www.tecmundo.com.br/software/226409-processadores-compativeis-windows-11.htm

O 2200G está fora.

Mas tem outros detalhes para verificar: se a placa-mãe tem o TPM 2.0 e uma novidade é o requisito de um SSD NVMe para alguns tipos de jogos.

A CPU pode ser um R52600, mas pela diferença de preços prefira o 3600 mesmo. O 5600X acho que a MB não vai rodar.

Ah, e o HD de boot precisa estar em GPT.

 Desculpa minha ignorância, mas não entendi quase nada dai.

Citação

Mas tem outros detalhes para verificar: se a placa-mãe tem o TPM 2.0 e uma novidade é o requisito de um SSD NVMe para alguns tipos de jogos.

A CPU pode ser um R52600, mas pela diferença de preços prefira o 3600 mesmo. O 5600X acho que a MB não vai rodar.

Você meio que ta me recomendando comprar um processador novo? não entendi kkk

 

Citação

se a placa-mãe tem o TPM 2.0 e uma novidade é o requisito de um SSD NVMe para alguns tipos de jogos.

Isso é de que? função da placa-mãe ou função do windows 11?

 

E caso eu instale o W11 na minha cfg vai da problema?

15 minutos atrás, JorgeGus disse:

Instalando a partir do zero (sem fazer a atualização) basta confirmar que você deseja instalar assim mesmo e a instalação deve ocorrer sem problemas.

 

No futuro a Microsoft pode remover essa opção, ou podem ocorrer erros, mas até agora não vi relatos de erros com esses processadores mais antigos.

 Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, C.R.E.A.M. disse:

 Desculpa minha ignorância, mas não entendi quase nada dai.

O processador não é compatível, e o TPM é um recurso que a placa-mãe precisa ter.

agora, C.R.E.A.M. disse:

E caso eu instale o W11 na minha cfg vai da problema?

Você não vai conseguir instalar o Windows 11, e se instalar com certeza vai dar problema, talvez corrompa a BIOS, já vi isso acontecer.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Pepse disse:

O processador não é compatível, e o TPM é um recurso que a placa-mãe precisa ter.

Você não vai conseguir instalar o Windows 11, e se instalar com certeza vai dar problema, talvez corrompa a BIOS, já vi isso acontecer.

Nossa, valeu.

Que droga isso de não ser compatível né

Ai caso alguém queira comprar um processador ou placa-mãe tem que checar antes pra saber se é compatível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atualize o BIOS que deve suportar. Olhe a lista de mudanças da versão 5606 (anterior à última 5862):

 

Versão 5606
2021/08/05 10.43 MBytes
EX-A320M-GAMING BIOS 5606
Support Windows 11 by default, no settings changes required in the UEFI BIOS.

 

(não precisa atualizar em etapas: coloque a última 5862, que já incorpora as modificações das anteriores)

 

(a versão 5862 remove suporte aos processadores Bristol Ridge, aquelas APUs carcomidas; não afeta você com o Ryzen 3 2200G)

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Atualize o BIOS que deve suportar. Olhe a lista de mudanças da versão 5606 (anterior à última 5862):

 

Versão 5606
2021/08/05 10.43 MBytes
EX-A320M-GAMING BIOS 5606
Support Windows 11 by default, no settings changes required in the UEFI BIOS.

 

(não precisa atualizar em etapas: coloque a última 5862, que já incorpora as modificações das anteriores)

 

(a versão 5862 remove suporte aos processadores Bristol Ridge, aquelas APUs carcomidas; não afeta você com o Ryzen 3 2200G)

Verifiquei aqui, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Funcionou? Não lembro se esse Ryzen usa microarquitetura Zen ou Zen+... Se for Zen não ganhará o selo de Suportado™. 💎 Contudo, pelo menos você terá um BIOS com configurações padrão decentes! Esses fabricantes de placas avulsas são fogo... estão uns 10 anos atrasados! 😡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@C.R.E.A.M.

2 horas atrás, PedraX disse:

se a placa-mãe tem o TPM 2.0

Para ver qual é a versão de TPM, é só você ir em "Executar" e digitar o comando "tpm.msc". Mas eu tenho certeza que sua placa-mãe tem suporte a TPM 2.0, já que é mais moderna.

 

2 horas atrás, Pepse disse:

Você não vai conseguir instalar o Windows 11, e se instalar com certeza vai dar problema, talvez corrompa a BIOS, já vi isso acontecer.

Hein? Eu atualizei do Windows 10 para Windows 11 no meu notebook com processador incompatível (Intel Core i5 7200) por algumas razões, e não tive problemas nenhumas. Estou tendo mesmo desempenho que no Windows 10.

 

@C.R.E.A.M. Entenda que não precisa atualizar para Windows 11 caso você não demonstrar o real interesse nele. O Windows 10 ainda não está morto, falta 4 anos de suporte. Eu até vejo alguns usuários que ainda usam o Windows 7 ou 8.1 e não tem interesse em atualizar para Windows 10 por algumas razões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Desculpa minha ignorância, mas não entendi quase nada dai

Bom dia, é que a MS(Microsoft) resolveu colocar um monte de pré-requisitos para rodar o W11 sem problemas.

Sob a alegação de segurança resolveu que o HW(hardware) deveria atender a alguns requisitos mínimos, o TPM 2.0 é um módulo de segurança dentro do hardware da placa-mãe.

Aí também colocaram uma "régua" na idade das placa-mãe e CPUs, que normalmente são contadas como gerações, na Intel a 7a e abaixo dicaram de fora e na AMD toda a primeira geração.

O Requisito de SSD NVMe é só para alguns tipos de games

15 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Você meio que ta me recomendando comprar um processador novo? não entendi kkk

Não, só que a Microsoft não vai garantir a segurança de seu sistema, caso resolva fazer a "gambiarra" de instalar o W11 como muitos estão fazendo.Parece que também há um bloqueio nas atualizações de segurança, e isso é muito sério se você usa o PC para transações críticas tais como acesso ao seu banco.

 

15 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Isso é de que? função da placa-mãe ou função do windows 11?

O TPM já foi bem explicado pelos colegas. Isso na verdade é coisa bem antiga e estava prevista na maioria das placas mãe, mas nunca tinha sido implementada

 

15 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

E caso eu instale o W11 na minha cfg vai da problema?

Problema de funcionamento não deve ter, mas como eu disse, a Microsoft não vai te garantir nada na parte de segurança.

Muito provávelmente quem usa o W10 já passa por esses tipos de problema de segurança e devem ser os famosos "furos" por onde a ladroagem cibernética anda, portanto o mantra "quem faz o firewall é o usuário" se aplica totalmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Parece que também há um bloqueio nas atualizações de segurança, e isso é muito sério se você usa o PC para transações críticas tais como acesso ao seu banco.

Pelo que eu entendi, só vai ter o bloqueio das atualizações se o Windows 11 for instalado no hardware sem TPM 2.0 e UEFI. Mas o Windows 11 vai receber as atualizações normalmente se for instalado em hardware que atende quase todos os requisitos mínimos, exceto o CPU. Eu atualizei do Windows 10 para 11 no meu notebook com processador incompatível (Intel Core i5 7200U), e estou recebendo as atualizações normalmente. Até durante a tela de setup, o instalador verificou se há atualizações para instalar durante a atualização sem suspeitar sobre o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2022 às 21:36, Marcos FRM disse:

Funcionou? Não lembro se esse Ryzen usa microarquitetura Zen ou Zen+... Se for Zen não ganhará o selo de Suportado™. 💎 Contudo, pelo menos você terá um BIOS com configurações padrão decentes! Esses fabricantes de placas avulsas são fogo... estão uns 10 anos atrasados! 😡

Não cheguei a atualizar, só queria mais informações por causa dessa mensagem sobre os requisitos, e como o W11 ainda é recente vou aguardar um pouco mais.

  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...