Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixar ou tirar da tomada após usar o PC?


Posts recomendados

9 minutos atrás, Tatsumi-kun disse:

Boa noite galera então eu devo deixar meu PC e monitor ligados na energia mesmo depois de desligar ? E se sim eu deixo a chave da fonte ligada ou desligada ?

 

Eu não deixaria ligado, ainda mais em cidades onde há forte incidência de tempestades, vai que cai uma enquanto você dorme à noite, com o seu PC ligado e aí, era uma vez um PC... Na dúvida desligue. Quanto à chave da fonte já não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tatsumi-kun Se tem filtro de linha, desliga ele.

 

Sempre é recomendado um filtro de linha de qualidade.

 

Agora, se está chovendo, como citado pelo amigo @RonaldoDuarte11 , mesmo que seja uma chuvinha fraca antes de dormir, e na cidade tem caso de chuva mais pesada, ai sim, desliga tudo mesmo, tira até o cabo do modem se esse modem usar o padrão de cabo Coaxial ou ADSL.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Tatsumi-kun Isso depende muito da situação. 

Se você for fazer viagens com longa duração, é interessante desligar. Porém, se é uso diário não tem problema nenhum. 

Existem diversas opiniões divididas sobre deixar ligado o pc  ou desligar sempre.

 

Por exemplo, ao desligar todos os dias e ligar todos os dias.. você põe uma carga de energia  que eventualmente pode vir a queimar algum capacitor.. digo eventualmente, não quer dizer que vai queimar. Porém, se deixar sempre ligado, seu pc passa a ficar um pouco mais lento, mas nada que um reset não resolva, pois nesse caso em específico, o que deixa "lento" é porque a cada programa que você abre... então essa memória vai enchendo aos poucos, ao reiniciar, você limpa ela, apaga todas as informações, o que não acontece quando guarda um dado no HD.   

 

Eu particularmente sempre deixo meu pc ligado, quando vou dormir, apenas desligo o monitor.  Já faço isso a uns bons anos e nunca tive quais quer problemas.

 

Mas tenha em mente, como os colegas comentaram. Se houver uma grande incidência de tempestades, é melhor sim, tirar da tomada, mas somente quando tiver tempestades. E isso vale para qualquer aparelho que tens aí.. Tv, ar condicionado e a maioria dos eletrodomésticos. 

 

Quanto a sua pergunta sobre a chave na fonte, vai a seu critério.. deixando "ligado", mesmo com pc desligado vai passar uma corrente elétrica. Isso podemos ver em diversas placas mães, onde possuem led RGB nelas. Quando desliga o pc, os leds ficam acesos. isso porque há corrente elétrica passando por ali. (claro que dá para configurar na BIOS, para que não haja corrente elétrica passando, resultando nos leds desligados ao desligar o pc.)

Não sou perito no assunto, então se eu estiver falando alguma informação errada, por favor, corrijam-me.

 

Mas por experiência própria, e por convicção, acredito que é melhor deixar ligado o pc, caso o uso seja diário.... que é o que eu faço.. como eu mencionei mais acima.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha experiência de vida eu tenho um relato de observações, desconsiderando o uso de estabilizadores ou nobreaks:

Nenhum PC fora da tomada queimou.

Já na tomada, com o PC desligado vi alguns queimarem, um por completo devido ao efeito de um raio e os demais queimaram apenas um ou outro componente como a fonte ou a placa-mãe, nunca vi o monitor queimar.

E não tem essa de uma rede elétrica de um local ser mais segura ou estável que a outra.

Tem uma curiosidade que observo; uma micro fagulha estilo riscar pedra de isqueiro, no escuro é bem fácil de ver e também produz um barulho de estalo fácil de ser ouvido.

Considerando que a chave da fonte está ligada, a fagulha se dá ao encostar o plug na tomada, agora, quando a chave da fonte está desligada, nada acontece ao encostar o plug na tomada entretanto, quando se aciona a chave de ligar da fonte, ocorre a fagulha.

Mesma coisa ocorre depois que desligo o computador, a fagulha sempre ocorre onde acionar primeiro, seja na tomada ou seja na chave liga/desliga.

Fechando minhas observações vem a parte de preço/qualidade do material, tanto as fontes como as tomadas elétricas mais baratas e de menor qualidade, com o tempo desenvolvem uma espécie de crosta preta exatamente nos pontos de contato que cedo ou tarde impede a passagem da energia elétrica.

Nunca vi isto em fontes e tomadas mais caras e de boa qualidade.

Com esta base, afirmo que; no caso de materiais de baixo valor/qualidade, nem compensa ficar desligando da tomada, porque nada de informática neste mundo é eterno, mesmo os equipamentos mais caros um dia se deterioram ou ficam obsoletos.

Por exemplo; consegui cuidar muito bem de minha fonte AT por anos a fio, ai se passou a se usar apenas ATX, depois avaliei a situação e conclui que pelo baixo valor da fonte, não compensou ter todo o trabalho de ficar tirando da tomada, achei melhor correr o risco e comprar uma nova quando precisar, mantendo uma de reserva estratégica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Tatsumi-kun aqui eu desligo o filtro toda a noite, mas mantenho-o conectado à tomada (exceto em casos de tempestade), pois assim não desgasta o contato da tomada com liga/desliga. Deixar o PC ligado a noite toda sem nenhuma tarefa apenas gastará mais energia elétrica desnecessariamente.

Vale lembrar também que desligar o PC da energia descarregará a bateria da placa-mãe mais rapidamente, isso porque em Stand By o computador continua gastando uma pequena quantidade de energia igual todos os aparelhos (coisa de 0.5-1W) para manter as configurações da BIOS, mas uma bateria dessas é barata, coisa de R$5,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...