Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para que serve as válvulas nos amplificadores em geral?


Pedroga

Posts recomendados

A válvula é o elemento principal, mas para a válvula funcionar precisa de outros componentes como a fonte de alimentação e transformadores de saída, que são muito críticos em valvulados.

 

Também existem circuitos híbridos, que usam transistores e válvulas na etapa de potència.

 

Aqui no fórum tem um tópico sobre a construção de um amp valvulado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico apresenta a montagem de um valvulado.

 

Não conheço esse circuito que citou, o problema é saber se funciona.

 

Existe uma vasta gama de circuitos amplificadores, alguns muito simples e outros muito complexos. O transformador que citei é o de saída de áudio, tem que "casar" com a válvula, tem muitos detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedroga disse:

Eu andei vendo alguns esquemas na internet e vejo é isso:

image.png.d8b0a28c7ed00d4627fa79f6827e273d.png

 

O transformador de saída aqui seria o 12v (acho)

Isso é um pré amplificador e amplificador de baixa potência com circuitos integrados. 

O alto-falante, de potência baixa (cerca de 500mW) pode ser ligado diretamente à saída marcada como output. 

Não tem nada de valvulado neste circuito. 

1 hora atrás, Pedroga disse:

Mas pelo que vejo um amplificador de som nada mais é que um pré amp ligado nas válvulas

Não importando se é valvulado ou não todo amplificador precisa de um pré amplificador. 

Porém não é somente ligar nas válvulas. 

Precisa do tipo de válvula e componentes adjacentes corretos para um bom circuito. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedroga disse:

@Renato.88 Sim. Eu não consigo parar de estudar esses negócios.

Já fiz meu pedal e meu baixo agr a curiosidade bateu para aprender sobre amplificadores 

Legal, cara! 

Teve uma época que eu estava assim também, mas como eu não toco instrumentos montei alguns rádios e aparelhos pra tocar pendrive, Bluetooth etc. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2022 às 23:06, Ricardov disse:

A válvula é o elemento principal, mas para a válvula funcionar precisa de outros componentes como a fonte de alimentação e transformadores de saída, que são muito críticos em valvulados.

 

Também existem circuitos híbridos, que usam transistores e válvulas na etapa de potència.

 

Aqui no fórum tem um tópico sobre a construção de um amp valvulado.

O amplificador valvulado mais potente vendido em larga escala no Brasil, foi aquele tremenão. Ele foi copiado de uma marca famosa americana.

 

Tinha uma saída de 400 watts RMS. 

As válvulas eram alimentadas em push-pull em 700 volts. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Pedroga disse:

@albert_emule o que é um Push-Pull?? pra mim as valvulas eram alimentadas somente por um transformador 

 

 

http://1.bp.blogspot.com/-gNxBtmDP56g/VYqbtZKU9pI/AAAAAAAACNk/17llsmL_YxI/s1600/Amplificador_Giannini_A300_Colvero_mini.jpg

 

As 4 válvulas da saída estão em Push-pull 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Pedroga disse:

o que é um Push-Pull??

É quando válvulas ou mesmo transistores formam pares. 

Uma delas controla o sinal positivo e a outra controla o sinal negativo. 

Sendo assim uma empurra e a outra puxa o cone do alto falante, daí onde vem a expressão inglesa "Push-Pull". 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@alexandre.mbm ,

 

Reparou a simplicidade do amplificador ?

 

Apenas uma válvula e meia já fazem toda a parte de pré-amplificação, controle de tonalidade, e excitação do estágio de saída !

 

Por causa do baixo ganho, esses estágio inicial nem tem realimentação negativa !

 

O pessoal montava circuitos transistorizados com um baita ganho, e no final usavam kilos de realimentação negativa para tentar controlar.

 

Esse é o motivo que na década de 60 e 70 os aparelhos valvulados terem um som mais puro do que os transistorizados.

 

A larga faixa de tensão de alimentação não distorcia o sinal, por mais transiente que havia na entrada.....

 

Mesmo assim, repare que nesse circuito valvulado faltam dois resistores de equalização das válvulas de saída EL34 .....

 

E a dificuldade de se fazer um transformador com enrolamentos simétricos e que tenha linearidade nos graves na faixa de 20-50 Hertz ? 

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...