Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de rede parou de funcionar do nada


Posts recomendados

Tenho o roteador principal do provedor que sai um cabo de rede de uns 20 metros e liga no roteador no meu quarto (a casa é bem grande).

Eu estava jogando normalmente e do nada a internet cai, vou correndo reiniciar o roteador principal achando que era a internet toda e percebo que apenas o meu roteador não está funcionando.

Testo todo tipo de maneiras pra ver se não era problema nos roteadores e chego à conclusão de que o problema está no cabo de rede (o de 20 metros).

Todos os cabos LAN que saem do roteador principal acendem o led (no roteador) indicando que estão conectados e estão funcionando normalmente, com exceção do que liga no meu roteador.

Quando conectado no roteador do meu quarto, acende a luz de que está conectado, mas fica laranja indicando que não está chegando internet. Tentei ligar direto no meu notebook e não funciona também.

É possível um cabo de rede parar de funcionar assim, do nada? Como saber se ele está funcionando, se ele estragou por completo ou se são apenas as "cabecinhas" dos conectores que estão com defeito?
Caso eu tiver que trocar o cabo todo vou ter que tirar umas 30 telhas da casa para conseguir descobri-lo hahaha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Se os conectores e cabos forem de má qualidade, é comum ter problemas de oxidação ou pares deixarem de funcionar. Se forem os conectores, em muitos casos trocando o cabo volta a funcionar.

2. Se acende o leds de conexão, o cabo deve estar bom. Ao que parece o segundo roteador é que precisa ser reconfigurado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, dwatashi disse:

1. Se os conectores e cabos forem de má qualidade, é comum ter problemas de oxidação ou pares deixarem de funcionar. Se forem os conectores, em muitos casos trocando o cabo volta a funcionar.

2. Se acende o leds de conexão, o cabo deve estar bom. Ao que parece o segundo roteador é que precisa ser reconfigurado.

 

Já testei o mesmo cabo em dois roteadores diferentes no quarto e em nenhum chega internet, resetei os dois para configuração de fábrica e mesmo depois de conectar na rede padrão com a senha que se encontra embaixo dele não funciona.

Até conectar direto no notebook não funcionou como eu já tinha mencionado.

É um dos cabos com a melhor qualidade entre todos que saem do roteador principal.

 

Acho que a solução será descobrir o cabo e ver se não tem algum descascado ou corte.

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Led laranja ou verde dependerá do fabricante, não se atente a isso. Você desplugava o conector toda hora? Pode ser mau contato. Enfim, há N variáveis aí.

Compre dois RJ45 e crimpe novamente, não custa 2 reais, teste válido.

Nunca foi desplugado antes desse problema acontecer, sempre funcionou perfeitamente.

De acordo com o manual, o led verde indica que está chegando internet e o laranja não. 

 

Unico problema vai ser encontrar o alicate para crimpar. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João Pedro Fornazieri ~40 pilas no alicate e 2 nos conectores, se não resolver valeu pelo aprendizado e mais uma ferramenta na caixa.

Mas parar do nada não é normal. Cabo passava por fora, ou conduite que pegou fogo? kkkkk
Não tem muito o que a gente falar aqui de trás, vai ter que testar mano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@João Pedro Fornazieri ~40 pilas no alicate e 2 nos conectores, se não resolver valeu pelo aprendizado.

Mas parar do nada não é normal. Nada passava por fora, ou conduite que pegou fogo na tomada? kkkkk
Não tem muito o que a gente falar aqui de fora, vai ter que testar mano.

Minha dúvida mesmo era se tinha como eu testar o funcionamento dos conectores sem precisar troca-los, mas no final das contas vou ter que aprender a crimpar os cabos mesmo. Vivendo e aprendendo kkkkkk

 

A casa tem 3 andares, o cabo sai do primeiro andar, sobe no telhado passando algumas partes por cima e outras por baixo das telhas até descer no quarto que fica no terceiro andar. Talvez esses tempos de chuva forte balançou as telhas até acabar cortando o cabo. O estranho é que parou de funcionar em uma tarde de sol, completamente do nada.

Mas tudo bem, depois de uns 7 anos sem dar problema, uma hora acaba tendo que trocar.

 

Meus agradecimentos a todos 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...