Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera seguinte, trabalho em uma empresa, e tem o nosso departamento que precisa transferir arquivos pela rede interna ( troca de arquivos interna entre um PC e outro. geralmente arquivos grandes ) no momento estamos usando um roteador normal sem vergonha, porém estavamos pensando em usar um swicth gerenciavél, não sei se e a melhor opção, mas minha dúvida e, esses switch´s gerenciavéis , precisam do roteador, ou todo o trafego de arquivos internos fica em cima do swicht? quem comanda a rede e o swicht? 

Obrigado.

Postado

@lnrdls Amigo, na boa! você precisa estudar muito sobre os conceitos de rede interna.

Um ponto importante já de inicio: Switch gerenciável controla o trafego de BANDA! Como diversas outras funções, como monitoramento de cada porta, criação de Vlans... etc etc...
Com um switch gerenciável você pode configurar as portas rj45 a quantidade de banda que irá a um determinado ip, é você que faz estas limitações. Irá apenas "compartilhar" os arquivos e dispositivos que estão conectados na rede.

"esses switch´s gerenciavéis , precisam do roteador"(sic) Como você quer usar um switch sem um link de internet? rsrs (você precisa estudar topologias de rede) Exemplo: Internet fibra operadora = ONT/Roteador ou ONT + Roteador(fisicamente separados) => Switch =>(dispositivos espetados) PCs, Impressoras, Voip, Câmeras de vigilância, Projetor, NAS (Network Attached Storage), etc etc.

Para solucionar o seu caso em 2 minutos a melhor solução é criar um NAS "caseiro" rs

Como montar um NAS? Provavelmente no "roteador normal sem vergonha"(sic) há uma porta USB, nesta porta você coloca um HD externo 2'5 de 1TB ou o que tiver disponível. Caso tenha um HD 3'5 compra um case gaveta para converter em um HD externo. Feito isso, espeta no USB do roteador, entra no setup/dashboard do roteador e na opção USB storage, configura o usuario e senha (admin/admin), salva as configurações e já estará visível na rede. Basta mapear nos PCS para que todos tenham acesso. Poderá tb criar um acesso externo em FTP.

Agora, caso queiram ter algo mais PRO! Invistam em um SERVIDOR DE DADOS (Monta um PC com os componentes mais barato possível, use todas as portas sata da placa-mãe com vários HDs -segundo a necessidade de espaço- e configura em modo RAID os hds e add na rede, esta é a solução bem mais econômica) ou investir em um NAS! (Solução cara, porém muito mais PRO e com acesso CLOUD em qualquer lugar do planeta!) rs

Na boa, você precisa aprender a entender muitas coisas sobre redes, recomendo você a estudar este curso de redes Clube do Hardware - arquitetura-de-redes-r1 irá te ajudar bastante. beleza?! Boa sorte!😉👌👍

Postado

@lnrdls  Seguinte, roteador e switch (gerenciável ou não) são equipamentos totalmente diferentes. O que você realmente precisa é um conjunto: roteador, switch, cabeamento, etc. Tudo isso irá colaborar para essas transferências de arquivos.

Switch gerenciável não substitui roteador (como falei, são equipamentos diferentes e exercem funções diferentes). Você só vai precisar de switch gerenciável se precisar de configurações técnicas mais avançadas, (o que não parece seu caso).

O primeiro passo é ter equipamentos Gigabite funcionando na rede (incluindo o switch), e de boa qualidade. O segundo passo é você analisar essa rede de maneira geral pra ver as necessidades.

Sinceramente é inadmissível uma empresa não investir em tecnologia de computadores.

• Curtir 1
Postado

@Infotec-Net Muito obrigado por ter sanado minha duvida, eu achei que com o swicht eu n precisaria do roteador kkk.. mas tudo, pois e temos um "Nas" caseiro aqui que eu montei usando o - Openmediavault - e funciona bem, porém a gente precisa de mais velocidade de transferencia..  mas vou ver se faço o curso sim, quero aprender a trabalhar mais com redes e infraestrutura.. na vdd e o que eu sempre quiz trabalhar, com infra .. mas obrigado mesmo .. valw

@Gustavo.Loggin Valeu ai gustavo, muito obrigado ai pela força ! grato🙏

@Ricardov temos um swicht gigabit

Em 19/01/2022 às 01:00, Infotec-Net disse:

@lnrdls Amigo, na boa! você precisa estudar muito sobre os conceitos de rede interna.

Um ponto importante já de inicio: Switch gerenciável controla o trafego de BANDA! Como diversas outras funções, como monitoramento de cada porta, criação de Vlans... etc etc...
Com um switch gerenciável você pode configurar as portas rj45 a quantidade de banda que irá a um determinado ip, é você que faz estas limitações. Irá apenas "compartilhar" os arquivos e dispositivos que estão conectados na rede.

"esses switch´s gerenciavéis , precisam do roteador"(sic) Como você quer usar um switch sem um link de internet? rsrs (você precisa estudar topologias de rede) Exemplo: Internet fibra operadora = ONT/Roteador ou ONT + Roteador(fisicamente separados) => Switch =>(dispositivos espetados) PCs, Impressoras, Voip, Câmeras de vigilância, Projetor, NAS (Network Attached Storage), etc etc.

Para solucionar o seu caso em 2 minutos a melhor solução é criar um NAS "caseiro" rs

Como montar um NAS? Provavelmente no "roteador normal sem vergonha"(sic) há uma porta USB, nesta porta você coloca um HD externo 2'5 de 1TB ou o que tiver disponível. Caso tenha um HD 3'5 compra um case gaveta para converter em um HD externo. Feito isso, espeta no USB do roteador, entra no setup/dashboard do roteador e na opção USB storage, configura o usuario e senha (admin/admin), salva as configurações e já estará visível na rede. Basta mapear nos PCS para que todos tenham acesso. Poderá tb criar um acesso externo em FTP.

Agora, caso queiram ter algo mais PRO! Invistam em um SERVIDOR DE DADOS (Monta um PC com os componentes mais barato possível, use todas as portas sata da placa-mãe com vários HDs -segundo a necessidade de espaço- e configura em modo RAID os hds e add na rede, esta é a solução bem mais econômica) ou investir em um NAS! (Solução cara, porém muito mais PRO e com acesso CLOUD em qualquer lugar do planeta!) rs

Na boa, você precisa aprender a entender muitas coisas sobre redes, recomendo você a estudar este curso de redes Clube do Hardware - arquitetura-de-redes-r1 irá te ajudar bastante. beleza?! Boa sorte!😉👌👍

eu tava pensando, em instalar uma outra placa de rede nos computadores, pra ficarem com 2 portas Giga, e ligar no swicht, com isso eu penso ne, não li a respeito, mas usando duas portas giga, o trafego dobraria?  pois o swicht que temos aqui, e giga também.. no caso precisamos de alta diponibilidade apenas em 3 computadores. entao adicionar mais uma placa de rede em cada um sera que resolveria? e sim, como eu faria essa configuração, daria pra dividir o trafego entre as duas portas?  valeu!

• Membro VIP
Postado

@lnrdls se somente a velocidade da rede for a que estiver sendo limitada, pode geralmente migrando para gigabit a coisa melhora. Lembrar que são 125 MB/s no Gigabit, se o NAS tiver hardware mais antigo, essa velocidade não é atingida, seja por causa do sistema de armazenamento, seja por causa da transmissão entre PciE/Placa de rede.

Postado

Boa noite, pode fazer o seguinte, você pode fazer até servidor de arquivos com placas de redes gigabits, pode comprar aqueles kits XEON da CHINA e montar, Neste FreeNas, compre HD  mais parrudo para funcionar 24/7, de dois teras em raid 1 espelhamento, caso contrario coloque mais HD para fazer um RAID 5, mas caso não quiser, compre um servidor próprio um HP, DELL ou LENOVO

servidor FreeNas: https://pt.tipsandtrics.com/how-set-up-your-freenas-server-access-your-files-from-anywhere-756859 

Placa de redes gigabits https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1888509100-placa-de-rede-pci-e-intel-x540-t2-dual-10gbit-rj45-n-x520-_JM#position=24&search_layout=grid&type=item&tracking_id=7df14d3c-8551-48ed-babc-03e420efc913 

Observação: Para montar um servidor de arquivos, terá que ter infraestrutura legal, senão vai dar dor de cabeça

Olha aqui os caras montando um servidor parrudo: 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!