Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, como estão?

Tenho uma GPU aqui em casa (EVGA GTX 660 TI), ela é perfeitamente funcional, só que o dissipador dela está danificado pois usei pasta térmica inadequada (metálica).

O core da placa também possui alguns danos porém são mínimos se comparados ao primeiro item.

O que gostaria de saber é se ainda existem dissipadores desse modelo à venda, e se compensa recondicionar essa GPU para deixar como peça de teste.

Desde já agradeço, seguem fotos do modelo e dos danos mencionados.

https://photos.app.goo.gl/rx2Gyzc5pjGQgKzv5

• Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, RS Faria disse:

@Malskey

Metal líquido, corrói alumínio.. Tipo, detona mesmo.. Cobre, ele mancha mesmo, mas não estraga..

Nesse caso estragou o cobre, veja na foto que compartilhei. A chapa que fica em contato com o núcleo é de cobre, e está bem danificada. Sobre aqueles danos no núcleo da GPU, são graves?

Postado
29 minutos atrás, Pepse disse:

Aparentemente não, foi só na tintura.

Conheço o autor do post, já me relatou que a GPU fica superaquecendo e travando qualquer jogo que seja aberto. Acredito que o problema vai além da tintura apenas.

Postado
8 minutos atrás, Pincipi disse:

Como seria o possível recondicionamento? Envolve apenas as partes corroídas? Ou também envolve outros itens?

Apenas o dissipador. O que estou em dúvida é se o núcleo foi danificado ou não.

• Membro VIP
Postado

Eu já brinquei com núcleos e dissipadores de 486 AMD que apresentavam danos visíveis na superfície.

Tentei dar uma de retificador de cabeçote de motor de carro, tentando espelhar as superfícies que entram em contato usando um vidro com uma lixa de metal muito fina, testei molhada com água, óleo e polidor de metais, tentando seguir uma escala de graduações parecidas com o polimento usado em espadas japonesas.

Até que consegui dar um brilho que disfarçou os buracos, fazendo parecer uma peça nova.

Acontece que na superfície do núcleo parecia que tinha alguma camada de algum material protetor, tipo um banho de metal, enquanto que no dissipador não tinha esta proteção.

Nos testes em que realizei, não consegui detectar mudança de temperatura/desempenho significativa entre usar a peça sem pasta térmica, com pasta térmica barata e com pasta térmica cara.

Quando levei numa retifica de cabeçotes, o cara olhou o polimento e disse que eu havia "ovalado" as peças, que elas deixaram de ficar retas e planas quando fiz manualmente o polimento e que se fosse o caso de um cabeçote de motor, teria que fazer a retifica mas, como ele não entende de computação, preferiu não dar opinião.

Eu imagino dois níveis de danos, o primeiro seria apenas superficial ou na superfície que entra em contato e pela minha experiência imagino que danos superficiais não influem em nada no desempenho porque não ocorre mudança significativa na troca de calor mas, é pura imaginação sem base de conhecimentos técnicos no assunto.

Um segundo nível de danos estaria no interior do núcleo, ainda na base da imaginação, imagino que o calor pode ter fritado algumas partes parcialmente e assim nunca mais vai funcionar direito ou igual a um núcleo que não foi fritado.

Se eu fosse me divertir com esta sua GPU, tentaria polir levemente a superfície do núcleo, tentando apenas reduzir alguma imperfeição/sujeira sem remover nada da camada de proteção, seria algo bem de leve tipo um pano com polidor de metais e depois um pano limpo.

Já no dissipador eu tacava a lixa sem dó até deixar o mais liso e brilhante possível, reduzindo as imperfeições da corrosão.

E se mesmo assim a GPU continuar a dar defeito, daria como perdido, porque não vejo mais nada a ser feito nesta parte de troca de calor.

Tem ainda a parte de eletrônica e pode ser que trocando um ou outro componente se possa recuperar a GPU, só que para chegar nisto, tem que ter um cara muito bom de eletrônica para fazer o laboratório.

• Amei 1
Postado

@Malskey

Eu usei esse vídeo como referência (em inglês)

Bom, não sabemos como você fez a aplicação, o que usou.. A foto mostra a mancha mas, pelo menos pra mim, seria só isso que ela mostra..

Se perdeu a funcionalidade, até teria como trocar, olhando alguma loja que venda peças usadas.. Talvez, Mercado Livre.. Lembro que, a GeTech ia fazer uma venda de sucata deles, e iam vender coolers de placa de vídeo.. Pode tentar a sorte por lá..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!