Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc congelando ou dando tela azul (processador 100% de uso)


Ir à solução Resolvido por AKIRINATOX,

Posts recomendados

  • Solução

Oi tudo bem, sou novo aqui então não sei se estou no setor correto. Comprei um processador esses dias e chegou ontem (processador Athlon ii x4 651), só que quando botei no pc deu vídeo e tudo, mas quando entrei na área trabalho e inicio o meus programas, o pc congelou ou deu tela azul, mas agora fiz um jeito que vi no youtube para botar o processador chegar a no máximo a 85% de uso para mim poder no mínimo usar o pc, porque quando o processador chega a 100% de uso ele congela ou da tela azul, não posso baixar nada ou jogar que ele congela ou da tela azul (mesmo usando esse método). Como vocês podem ver no print esse método de abaixar o uso para 85% do processador, abaixa de mais GHz do meu processador por isso preciso arrumar, botei o processador antigo para testar se dava tela azul quando chegasse a 100% e não deu nenhum problema é só quando boto o novo que congela a tela. Se alguém souber o problema por favor me respondam, AGRADEÇO DESDE JÁ.

 

Especificações do meu pc:

Fonte: 500w

Placa de vídeo: Gt 730 2gb

Processador: Athlon ii x4 651 3.0 GHz

Memória: 6GB DDR3 (1x2GB 667MHZ e 1x4GB 667MHZ)

placa-mãe: ASRock A55M-HVS

 

 

imagem_2022-01-20_033837.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, fabiowa disse:

Os drivers estão atualizados?

 

Percebi que você colocou em estado de desempenho mínimo 85%. Sugiro deixar o estado mínimo em 5%.

OI tudo bem, sim os drivers estão atualizados, acabei de atualizar a BIOS do meu pc e também não deu nada. Como assim deixar em 5%? tipo o GHz não abaixaria e ficaria ruim meu pc? (entendo pouco sobre pc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AKIRINATOX

18 minutos atrás, AKIRINATOX disse:

Como assim deixar em 5%? tipo o GHz não abaixaria e ficaria ruim meu pc? (entendo pouco sobre pc).

 

Estas porcentagens são as variações da frequência do seu processador. Ele baixaria para 5% a frequência do processador, mas se estiver ocioso, fazendo uma economia de energia. Não se preocupe com os 5%, as CPUs atuais podem ficar com uma porcentagem mais baixa que isto. Os valores ideais são de 5% (para o estado de desempenho mínimo) e 100% (para o estado de desempenho máximo). Mas este não é o seu problema. Seu problema parece ser com as tensões do processador. Esta fazendo OC?

 

Tente desabilitar o Anti Surge Support. Para isto acesse o BIOS -> Monitor. Lá deve ter o Anti Surge Support. Desabilite ele e teste. A função Anti Surge é exclusiva das placas-mãe da ASUS, afim de proteger a placa-mãe de problemas devido sobrecarga de energia. Quando o sistema percebe qualquer anormalidade, desliga automaticamente o PC. Mais informações sobre o Anti Surge Support no link: http://alvanista.com/luchta/posts/2802719-off-cara-como-odeio-a-funcao-anti-surge-das-placas-mae-da-ASUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fábio Weber Albiero disse:

@AKIRINATOX

 

Estas porcentagens são as variações da frequência do seu processador. Ele baixaria para 5% a frequência do processador, mas se estiver ocioso, fazendo uma economia de energia. Não se preocupe com os 5%, as CPUs atuais podem ficar com uma porcentagem mais baixa que isto. Os valores ideais são de 5% (para o estado de desempenho mínimo) e 100% (para o estado de desempenho máximo). Mas este não é o seu problema. Seu problema parece ser com as tensões do processador. Esta fazendo OC?

 

Tente desabilitar o Anti Surge Support. Para isto acesse o BIOS -> Monitor. Lá deve ter o Anti Surge Support. Desabilite ele e teste. A função Anti Surge é exclusiva das placas-mãe da ASUS, afim de proteger a placa-mãe de problemas devido sobrecarga de energia. Quando o sistema percebe qualquer anormalidade, desliga automaticamente o PC. Mais informações sobre o Anti Surge Support no link: http://alvanista.com/luchta/posts/2802719-off-cara-como-odeio-a-funcao-anti-surge-das-placas-mae-da-ASUS.

Oi, não estou fazendo OC, tentei desabilitar essa função mais não tem na minha placa-mãe, procurei em algum sites sobre minha placa-mãe e não acho nada sobre anti surge support.

1 hora atrás, Fábio Weber Albiero disse:

5% (para o estado de desempenho mínimo) e 100% (para o estado de desempenho máximo)

tentei fazer isso e fui ver se funcionava num jogo, testei minecraft e quando estava jogando o pc se desligou, ai liguei de volta e botei 85% (para o estado de desempenho mínimo) e 85% (para o estado de desempenho máximo), para não dar problema de desligamento de novo. agora tem como saber o motivo e de tensão do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AKIRINATOX Você instalou esse sistema para essa placa-mãe ou ele veio de outra? Baixou os drivers no site da placa-mãe ou em outro lugar? O windows foi baixado direto da microsoft?
Teste suas temperaturas com o HWmonitor e poste os prints aqui. Teste seus discos com o crystaldiskinfo, as memórias com o memtest86.

 

Deixar com desempenho mínimo em 85% vai ferrar sua conta de luz.

E modo alto desempenho é um ledo engano, pois não aumenta o desempenho. O correto seria equilibrado, pois o alto desempenho só faz aumentar o consumo, não o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@AKIRINATOX Você instalou esse sistema para essa placa-mãe ou ele veio de outra? Baixou os drivers no site da placa-mãe ou em outro lugar? O windows foi baixado direto da microsoft?
Teste suas temperaturas com o HWmonitor e poste os prints aqui. Teste seus discos com o crystaldiskinfo, as memórias com o memtest86.

 

Deixar com desempenho mínimo em 85% vai ferrar sua conta de luz.

E modo alto desempenho é um ledo engano, pois não aumenta o desempenho. O correto seria equilibrado, pois o alto desempenho só faz aumentar o consumo, não o desempenho.

Os drivers da placa-mãe baixei no site próprio dela e o windows eu não sei te dizer, mas se não lembro e pirata. "as memórias com o memtest86" esse programa tenho medo de fazer alguma coisa errada então não testei.

Como pode ver ali no print tem um HD que está no alerta, mas quando usava o outro processador não dava nenhum problema.

egrger.png

gergerger.png

qfwfwe.png

wefwefwewe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, AKIRINATOX disse:

Os drivers da placa-mãe baixei no site próprio dela e o windows eu não sei te dizer, mas se não lembro e pirata. "as memórias com o memtest86" esse programa tenho medo de fazer alguma coisa errada então não testei.

Como pode ver ali no print tem um HD que está no alerta, mas quando usava o outro processador não dava nenhum problema.

O programa você baixa, roda com um pendrive vazio conectado no PC, pede para criar o pendrive, inicia o PC por ele e deixa rodando 10 minutos. Não tem que clicar em lugar nenhum, ele faz tudo sozinho quando você inicia o PC por ele. Deixe só 10 minutos e observe se aparece algum erro antes de fechar.

 

Seu HDD está sim com uma falha, mas não creio que esse seja seu problema. Se não for nele que seu sistema está armazenado, então certamente não é.

As temperaturas você tinha que ter fotografado depois de ter rodado alguma coisa pesada por alguns minutos, com o HWmonitor aberto, mas pelo pouco que pude ver seu processador está razoavelmente normal.

 

Fui ver aqui agora que seu processador requer update da BIOS. Você realizou esse update?

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A55M-HVS/index.br.asp#CPU

Se não tiver realizado, baixe a versão P1.40 e instale. Confira se o modelo da placa-mãe é esse mesmo antes de baixar: https://www.ASRock.com/mb/AMD/A55M-HVS/index.br.asp#BIOS

 

Não tente instalar de dentro do windows, pode perder sua placa-mãe se ele travar. O correto seria instalar o seu processador antigo, instalar de dentro da BIOS, instalar o processador novo e somente então testar se está funcionando normal.

 

Para instalar sem o windows, use a versão com nome "DOS". Tem as instruções ali de como instalar se você não souber.

 

Para aprender como criar um disco USB inicializável para update de BIOS, use o guia desta página: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000006929/boards-and-kits/desktop-boards.html

 

Use só o conteúdo abaixo de "Criação de um dispositivo USB inicializável" para esta finalidade. O arquivo de BIOS é o da ASRock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O programa você baixa, roda com um pendrive vazio conectado no PC, pede para criar o pendrive, inicia o PC por ele e deixa rodando 10 minutos. Não tem que clicar em lugar nenhum, ele faz tudo sozinho quando você inicia o PC por ele. Deixe só 10 minutos e observe se aparece algum erro antes de fechar.

 

Seu HDD está sim com uma falha, mas não creio que esse seja seu problema. Se não for nele que seu sistema está armazenado, então certamente não é.

As temperaturas você tinha que ter fotografado depois de ter rodado alguma coisa pesada por alguns minutos, com o HWmonitor aberto, mas pelo pouco que pude ver seu processador está razoavelmente normal.

 

Fui ver aqui agora que seu processador requer update da BIOS. Você realizou esse update?

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A55M-HVS/index.br.asp#CPU

Se não tiver realizado, baixe a versão P1.40 e instale. Confira se o modelo da placa-mãe é esse mesmo antes de baixar: https://www.ASRock.com/mb/AMD/A55M-HVS/index.br.asp#BIOS

 

Não tente instalar de dentro do windows, pode perder sua placa-mãe se ele travar. O correto seria instalar o seu processador antigo, instalar de dentro da BIOS, instalar o processador novo e somente então testar se está funcionando normal.

 

Para instalar sem o windows, use a versão com nome "DOS". Tem as instruções ali de como instalar se você não souber.

 

Para aprender como criar um disco USB inicializável para update de BIOS, use o guia desta página: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000006929/boards-and-kits/desktop-boards.html

 

Use só o conteúdo abaixo de "Criação de um dispositivo USB inicializável" para esta finalidade. O arquivo de BIOS é o da ASRock.

Tentei usar esse programa e não consegui, vi vídeos no youtube e ele não vai, sobre a atualização da BIOS, ela já esta atualizada, atualizei hoje ela e sobre o HD realmente não é ele como você falo, porque tirei e continuou congelando. Não consegui fotografar as imagens enquanto estava sobre stress, porque quando deixo ela assim depois de um segundos já congela a tela ou da tela azul.

 

Print da ultima versão da BIOS

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, AKIRINATOX disse:

Tentei usar esse programa e não consegui, vi vídeos no youtube e ele não vai

Tem que ligar o CSM na BIOS e inicializar o pendrive via Legacy. Na hora de escolher o pendrive, não pode estar escrito "UEFI" na frente dele.

11 minutos atrás, AKIRINATOX disse:

sobre a atualização da BIOS, ela já esta atualizada, atualizei hoje ela e sobre o HD realmente não é ele como você falo, porque tirei e continuou congelando.

Ok.

12 minutos atrás, AKIRINATOX disse:

Não consegui fotografar as imagens enquanto estava sobre stress, porque quando deixo ela assim depois de um segundos já congela a tela ou da tela azul.

Deixe rodar um ou dois minutos só, aperte stop, tire seus prints.

 

Se não houverem temperaturas acima do normal (até 70° sob stress é normal), se no teste de memória não der erro, se sua BIOS está atualizada, resta agora o sistema antes de condenarmos essa sua CPU.

Vá no gerenciador de dispositivos, localiza sua CPU, desinstale todas que estiverem na lista, reinicie o PC e teste para ver se resolveu.

Se não tiver resolvido, reinstale seu sistema baixando os drivers pelo site da ASRock e atualizando o sistema todinho. Você pode reinstalar na mesma unidade sem problemas, mas seria ideal desconectar todas as unidades e deixar só uma outra limpa para instalar o sistema já que estamos justamente fazendo testes. Poderia, inclusive, ser nesse HD seagate desgastado se ele estivesse vazio. Reinstalando o sistema, se não resolver...

 

Me ocorreu: sua fonte é de qualidade? Se não for, testar outra é importantíssimo.

 

Prosseguindo o que falei antes, se não resolver mesmo com tudo isso, aí resta condenar o processador. Espero que tenha meios de devolvê-lo. Se tiver comprado pelo aliexpress, confirme e fotografe a sessão do anúncio escrito "free return" ou "devolução grátis", abra o pedido de devolução com estorno do valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...