Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i3-9100F e GTX 1650 baixo desempenho no GTA V


Posts recomendados

Olá meus caros, após começar a acompanhar umas lives de gta rp decidi jogar, porém meu pc está dando MUITO GARGALO no GTA V, tipo MUITO MESMO, mal consigo jogar, após abrir o Afterburner e monitorar, vizualizei que poderia ser um gargalo de cpu, pois a cpu se encontrava em 100% de uso e a gpu em 30-50%, portanto naveguei muito pela internet e youtube, configurei meu GTA V com varias configs, configs para forçar gpu, configs low, high, com e sem mod gráfico, e até mesmo limitar a afinidade do jogo com o processador, limitar os núcleos.

 Porém nada funcionou e aqui estou implorando por ajuda, minhas configs são i3-9100F, GTX 1650 4GB, 1x8GB RAM, 1TB HDD 7200rpm, Fonte 500w Neologic. Em questão de refrigeração, meu gabinete só veio com uma ventoinha e tem suporte apenas para 2, pretendo fazer upgrade desse setor essa semana mesmo, por enquanto permaneço com o gabinete aberto e a ventoinha como saída.
 Gostaria de saber se há alguma solução exceto upgrade, vi alguns vídeos do pessoal rodando GTA V em i5 de 4° geração sem placa de vídeo e 4GB ram, então tive algumas ideias, mas não sei se é possível, é possível fazer o GTA V parar de usar a placa de vídeo totalmente, como se não tivesse no pc? Em questão de ram acho que não seja problema, pois eu configurei para o pc usar o arquivo de paginação quando necessário, sem limites.
 Em termos de upgrade eu estava pensando em realizar a troca de processador, a minha placa-mãe é LGA 1151, ou seja, suporta 8/9 gerações, minhas opções são ou ir para um kit de i3-10100F, ou para I5-9400F, ou ainda ir para um kit de i5-10400f, porém ai já pesa para mim, qual seria o suficiente para não dar gargalo? Outra questão é a RAM, não teria problema eu continuar com essa quantia de RAM? pois acredito que o máximo que  atrapalharia é dando limbo ou em delay para carregar uma coisa ou outra, já que uso o arquivo de paginação, além de ja ter 4gb de vram, e a ram ser de 3200mhz, com CL16.
 Por favor, alguém tem alguma solução além do upgrade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teu problema aí é falta de RAM, 8 GB não é mais suficiente pra GTA RP. A fonte vagabunda talvez não tenha relação com o problema de desempenho, mas certamente é um enorme fator de risco e não ajuda.

9 minutos atrás, André Luís Onyszko disse:

pois eu configurei para o pc usar o arquivo de paginação quando necessário, sem limites.

Arquivo de paginação é muitas vezes mais lento que a RAM, não funciona pra rodar jogo decentemente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Teu problema aí é falta de RAM, 8 GB não é mais suficiente pra GTA RP. A fonte vagabunda talvez não tenha relação com o problema de desempenho, mas certamente é um enorme fator de risco e não ajuda.

o arquivo de paginação juntamente a vram não ajudam? Já vi pcs com 4gb ram rodando

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Teu problema aí é falta de RAM, 8 GB não é mais suficiente pra GTA RP. A fonte vagabunda talvez não tenha relação com o problema de desempenho, mas certamente é um enorme fator de risco e não ajuda.

Arquivo de paginação é muitas vezes mais lento que a RAM, não funciona pra rodar jogo decentemente.

então me assegura que é só a ram mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, André Luís Onyszko disse:

o arquivo de paginação juntamente a vram não ajudam? Já vi pcs com 4gb ram rodando

Nope. GTA existe há muitos anos e foi sendo atualizado e ficando mais exigente com o passar do tempo. Especialmente a versão online, e o RP, que é cheio de tralha, mais ainda.
 

10 minutos atrás, André Luís Onyszko disse:

então me assegura que é só a ram mesmo?

Só teria como assegurar fazendo um teste com mais RAM, mas na minha opinião é a possibilidade mais provável, dado que tanto processador quanto placa de vídeo são suficientes. Reforço o conselho de trocar essa fonte.
 

21 minutos atrás, André Luís Onyszko disse:

mas não sei se é possível, é possível fazer o GTA V parar de usar a placa de vídeo totalmente, como se não tivesse no pc?

Teu processador não tem vídeo integrado e, mesmo que tivesse, essa ideia não faz sentido. O que pode ajudar aí é travar em 60 o fps (se já não está travado), o que deve desafogar o processador (mas não vai ajudar com a falta de RAM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Flávio Pedroza disse:

você checou as temperaturas no MSI AFTERBUNNER?

sim, esta normal, cpu em 70 e gpu 70/80

2 horas atrás, Fuzion200 disse:

Seu problema é single channel, e seu processador é um quad-core sem HT

ent, minha placa-mãe possui apenas 2 slots de ram, porém diz nas especificações dual channel, colocando mais um paint de 8GB de ram pararia o gargalo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, André Luís Onyszko disse:

ent, minha placa-mãe possui apenas 2 slots de ram, porém diz nas especificações dual channel, colocando mais um paint de 8GB de ram pararia o gargalo?

o gargalo não vai ser 100% eliminado porque seu i3 é um processador limitado, mas vai sim aumentar bastante a performance

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Fuzion200 disse:

o gargalo não vai ser 100% eliminado porque seu i3 é um processador limitado, mas vai sim aumentar bastante a performance

entendi, o fato é que, meu pc ta dando MUITO GARGALO, quase q fica injogável, isso seria reduzido para pouquissimo? Se eu subir o processador, seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, André Luís Onyszko disse:

entendi, o fato é que, meu pc ta dando MUITO GARGALO, quase q fica injogável, isso seria reduzido para pouquissimo? Se eu subir o processador, seria melhor?

Não vai adiantar você trocar de processador, pois teria que trocar de placa-mãe junto, a 9a geração não vale mais desde o lançamento da 10a, que diminuiu os custos e incluiu HT em todos os processadores

O gargalo vai diminuir, mas seu processador vai continuar em 100% de uso enquanto a placa vai estar nos seus 70-80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Não vai adiantar você trocar de processador, pois teria que trocar de placa-mãe junto, a 9a geração não vale mais desde o lançamento da 10a, que diminuiu os custos e incluiu HT em todos os processadores

O gargalo vai diminuir, mas seu processador vai continuar em 100% de uso enquanto a placa vai estar nos seus 70-80

estou ciente da troca de placa-mãe também, no caso, se eu trocar ambos, elimina totalmente o gargalo mesmo continuando somente com 1 paint de 8gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, André Luís Onyszko disse:

estou ciente da troca de placa-mãe também, no caso, se eu trocar ambos, elimina totalmente o gargalo mesmo continuando somente com 1 paint de 8gb?

Só se você colocar um i5 10400f, que sozinho já dá mil reais

Se você quer ver como fica em dual channel procura testes no YT, como esse por exemplo GTA ROLE PLAY FPS TESTE | i3 9100f | Rx 570 4gb | 2x8gb 2400mhz ou esse QUANTOS FPS no GTA 5 ?? GTX 1650 + i3 9100f

Por ser uma RX 570, ela tem mais performance gráfica do que sua 1050 ti, então praticamente o único limitador nesse vídeo é o i3, se você gostar da performance que ele tá tendo nesse vídeo é mais em conta comprar um pente novo pagando 200-250 do que gastar 1600 reais num kit inteiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Só se você colocar um i5 10400f, que sozinho já dá mil reais

Se você quer ver como fica em dual channel procura testes no YT, como esse por exemplo GTA ROLE PLAY FPS TESTE | i3 9100f | Rx 570 4gb | 2x8gb 2400mhz

Por ser uma RX 570, ela tem mais performance gráfica do que sua 1050 ti, então praticamente o único limitador nesse vídeo é o i3, se você gostar da performance que ele tá tendo nesse vídeo é mais em conta comprar um pente novo pagando 200-250 do que gastar 1600 reais num kit inteiro

realmente, eu consegui achar uma live q a config do cara é um i3-9100f com GTX 1050 ti e 16gb ram, porém tenho receio de n ter tanta melhora pelo fato da 1650 ser melhor q a 1050 ti, o que me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, André Luís Onyszko disse:

realmente, eu consegui achar uma live q a config do cara é um i3-9100f com GTX 1050 ti e 16gb ram, porém tenho receio de n ter tanta melhora pelo fato da 1650 ser melhor q a 1050 ti, o que me diz?

vai ter uma melhora decente, o gargalo atual é seu processador, não a placa de vídeo, dual channel só vai melhorar a CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Fuzion200 disse:

vai ter uma melhora decente, o gargalo atual é seu processador, não a placa de vídeo, dual channel só vai melhorar a CPU

mas o gargalo tem haver com a potencia da gpu também n?

43 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Não vai adiantar você trocar de processador, pois teria que trocar de placa-mãe junto, a 9a geração não vale mais desde o lançamento da 10a, que diminuiu os custos e incluiu HT em todos os processadores

O gargalo vai diminuir, mas seu processador vai continuar em 100% de uso enquanto a placa vai estar nos seus 70-80

e um i3-10100F não resolveria?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, André Luís Onyszko disse:

mas o gargalo tem haver com a potencia da gpu também n?

 

seu limitador é totalmente causado pelo processador, e não faz sentido gastar mais de mil reais num kit novo pra jogar gta rp, o 9100f aguenta esse jogo a 60 fps ou mais, só que vai ficar com uso alto, 90-100% por ser 4/4, vocÊ colocando outro pente vai resolver seu problema de fps baixo, mas o gargalo vai continuar, você mesmo viu testes mostrando que roda a 70-80 e as vezes batendo até 90 fps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Fuzion200 disse:

seu limitador é totalmente causado pelo processador, e não faz sentido gastar mais de mil reais num kit novo pra jogar gta rp, o 9100f aguenta esse jogo a 60 fps ou mais, só que vai ficar com uso alto, 90-100% por ser 4/4, vocÊ colocando outro pente vai resolver seu problema de fps baixo, mas o gargalo vai continuar, você mesmo viu testes mostrando que roda a 70-80 e as vezes batendo até 90 fps

meu rp roda a 70 fps tranquilo, porém limito ele nos 60, o problema realmente é as travadas bruscas e qse deixam o jogo impossivel de jogar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, André Luís Onyszko disse:

meu rp roda a 70 fps tranquilo, porém limito ele nos 60, o problema realmente é as travadas bruscas e qse deixam o jogo impossivel de jogar

se fizer isso o problema provavelmente vai ser resolvido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...