Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas com dois capacitores de alta tensão?


Andreas Karl

Posts recomendados

Boa tarde amigos do CH. Minha mãe já tem há muitos anos um micro-ondas Sharp Carousel. Já tem uns 10 anos que de vez em quando ele pifa, 2 vezes foi o magnetron e nas outras o capacitor do dobrador. Sempre comprei peças usadas, até pedi pro vendedor enviar um capacitor de tensão mais alta quando entrou em curto pela terceira vez. O ultimo tirei de um micro-ondas Panasonic velho aqui mas durou só dois meses. Já estou até a tampa de carregar esse chumbo pra lá e pra cá dessa vez comprei logo dois novos. Os que achei no “full” do ML foram de 0,75 uF x 2100, o original acho que era de 0,85 uF por 1900 V. Mas são um pouco menores e medindo deram 1 uF, bem mais que os 3% de tolerância.image.thumb.png.97a96dae523d36ef24134459b7f3aadc.png

Não sei se o resistor em série que tem dentro deles enganaria o multímetro, deveria ser de 10 mega. Acho que na “Xinglinguilândia” fazem todos iguais e só mudam o valor do selo, rs. Alguém aqui já usou um desses?

 

Enfim, pelas perguntas e respostas do Mercado livre parece que o valor não é crítico. Até por isso pensei em colocar os dois ligados em série, daria um capacitor equivalente de 0,5 uF para uns 4000 volts, espero que não dê mais problema. Com certeza vai reduzir um pouco a potência de transmissão do magnetron, mas se o arroz demorar 5 ou 10 minutos a mais pra ficar pronto tá valendo pra eu não perder mais tempo desmontando esse monstrengo nem minha mãe ficando vários dias sem micro-ondas, ela usa muito.

Agora fazer gambiarras e testes em circuitos de 50, 100 volts ou um pouco mais é uma coisa, mas num brinquedo que funciona com 4000 Volts com capacidade de corrente bem razoável de uns 250 mA não é uma ideia muito confortável. Penso em fazer isso:image.thumb.png.19f3c34c49b7a7aec483bd817ebbea2b.png

Achei um cantinho onde cabe mais 1:

image.thumb.png.1da48328d776d35cc0947d1dfaad8c90.png

 

microondas2.thumb.jpg.3f752fca3b428033fc93b72d18ac5b57.jpg

 

Acho que os amigos aqui devem estar carecas e escalpelados de conhecer o esquema básico da parte de alta tensão dos microondas comuns, mas em todo caso:

image.png.9019a9cd22db2f39b4481069871146be.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...