Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Java, C++ ou JavaScript, por qual começar?


Posts recomendados

Olá Senhores! Tenho 16 anos e quero ser um programador. Possuo um pouco de conhecimento de lógica mas nunca achei uma linguagem certa para mim. Pesquisei por um bom tempo por uma linguagem "certa" para mim mas ainda tenho minhas dúvidas, uns dizem que devo começar com Python, outros dizem JavaScript, C++ e por aí vai. Então gostaria de uma opinião sincera de vocês, por qual linguagem devo começar? Eu tenho em mente três: C++, Java e JavaScript. Não sei se seria uma boa começar por C++ pois é uma linguagem muito complexa e muito demorada de dominar, alguns Devs relatam que pode demorar mais de 5 anos para ser considerado um Programador de C++ então eu acho que posso perder meu tempo aprendendo. JavaScript eu não tenho certeza pois é uma linguagem que eu desconheço bastante e Pretendo ser Desenvolvedor de apps Desktop, então não sei se JS é a melhor opção. Java tem sido a melhor das escolhas até agora pois ela tem tudo que quero, desenvolvimento de apps Desktop e Android, e pelo que vi em minhas pesquisas, Java é a terceira linguagem mais famosa e que mais contrata no mundo. Enfim, essas foram minhas perguntas, espero que não tenha ficado longo de ler rsrsrs. Obrigado a todos que me ajudarem a escolher meu caminho, Valeu!
 

download.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@JimSpecial Edi Definir uma linguagem de programação para estudar e se aprofundar sempre é baseado no seu objetivo.

Todas elas são muito parecidas, embora com funções e palavras chaves diferentes...

Por exemplo com javascript, você pode desenvolver tanto para web, quanto apps desktop( node-webkit) e até mesmo jogos usando a engine gráfica Unity 3D.

 

O java pode ser usado pra desenvolver apps android. Mas, deve levar em conta que não só android, existem outros sistemas operacionais mobile.. como o IOS..  então Caso queira desenvolver um app mobile, existem diversas IDE de desenvolvimento que permite usar uma linguagem, e exportar para várias plataformas... como por exemplo Windows, linux, android e IOS..

Fora que ela pode ser usada para web também.... 

 

Python é uma linguagem que pode ser usada tanto para app desktop, mobile e web. Até mesmo jogos podem ser criados com ele.

 

C#( sharp), pode ser usada tanto na web, quanto em criação de jogos(unity 3D)

C++, pode ser usado na web, desktop e etc.. 

Enfim...  Escolha aquela que você tem afinidade, com maior curva de aprendizado e que supra seus objetivos de desenvolvimento.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JimSpecial Edi a linguagem que você começar sera sua queridinha

 

a  minha querinha é c  mas é uma liguaem muito mais de console que visual .
mas é uma otima opção para aprender algoritmo

 

- bom se você quer ser progamador web eu recomendaria java script
-  se você quiser fazer aplicativos para celular aprende android estudio (java ou kotlin)

 - se você quiser fazer jogos aprende c++ / unity

mas como recomendação se você quiser ser progamador e aprender algoritmos ate por base eu  recomendario c ou c++

Aplicativos do windows c#
Data ciencia e A.I Pythom

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 20/01/2022 às 21:19, JimSpecial Edi disse:

Eu tenho em mente três: C++, Java e JavaScript. Não sei se seria uma boa começar por C++ pois é uma linguagem muito complexa e muito demorada de dominar, alguns Devs relatam que pode demorar mais de 5 anos para ser considerado um Programador de C++ 

Depende do que você gosta de fazer, no fundo a maioria delas (tirando as de paradigmas funcionais como Lisp, Rust, etc.), a maioria delas é baseada em C, então se você sabe C as outras seguem um padrão similar na estrutura.

Jogos: geralmente são feitos em C++, pode ser difícil dominar por completo mas eu considero muito mais fácil pra um iniciante do que Java por exemplo, por ser menos "verbosa" e ir direto ao ponto.

Aplicativos: geralmente são feitos em Java, C# ou Swift(pra mac)

Sistemas operacionais: geralmente são feitos em C, Assembly e um pouco de C++

Se quiser só aprender a lógica de programação, recomendo python ou pascal. O C pode ser meio desmotivador se for muito iniciante, eu falo por experiência própria porque comecei com C mas foi bem embaçado de entender no começo. Pascal (segunda linguagem) foi mais agradável e quando voltei pro C já entendia mais.

Hoje em dia estou focando mais no Java por causa de .. DINHEIRO etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...