Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de Processador ou Placa de Vídeo


Posts recomendados

Boa noite a todos, estou querendo fazer um up no meu pc porém não sei por onde começar 

 

Tenho:

Processador Fx8320e

Placa de vídeo Rx460 4gb

Memoria 16gb ram DDR3

placa-mãe Ga78lmt

Fonte Cx550

SSD sata 240

HD 1tb

 

Estava pesquisando essa semana um possível up para:

 

Processador Ryzen 5 5600x 

placa-mãe b550 msi bazooka

Memoria 16gb DDR4

SSD 240 m2 NVMe

 

Manter a rx460, fonte e HD 1tb

 

Já tenho comprador pro kit antigo por mil reais.

 

As duvidas são:

 

1- Vale a pena fazer esse up no kit, pensando pois o processador é octa core e atualmente consigo rodar todos meus jogos, alguns preciso diminuir os gráficos ou compensa mais eu trocar a placa de vídeo? Levando em conta que esse kit vai sair na faixa de 3.300 reais.

 

2- Vale realmente pagar R$800 a mais em um 5600x comparado ao 10400f que esta na faixa de R$1000, o Ryzen ta R$1800.

 

3- caso o up no kit seja positivo, ir em uma b450 ou uma a520 seria errado? Eu queria economizar, vi b450 e a520 por R$500 enquanto esta msi b550 esta R$800.

 

4- caso o up no kit seja negativo qual indicação de placa de vídeo fariam? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

8320E é empecilho em vários games, a sua RX460 que é mediana mesmo, não exige dele. 10400F é um ótimo processador. 

Quanto você tem pra gastar, 3k? Dependerá dos games. Eu começaria por CPU, motherboard e RAM mesmo, até porque GPU está um assalto.

EU iria em pelo menos uma B550, mas aí é de cada um (o que você quer da placa?). B450, boa, tmb é legal, A520 que parece A320 eu cairia fora.

 

Fale quais games joga, resolução do monitor, que fica mais fácil opinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que a plataforma AM4 já morreu. Pegando esse 5600x com uma B550 voce não poderá mais fazer upgrades sem trocar toda a plataforma. O AM5 com o Ryzen 7000 chega no final do ano...

 

Uma opção seria pegar a 12° geração Intel. O 12400F esta custando 1.389 reais na Pichau e tem desempenho discretamente superior ao 5600x. Placa-mãe por enquanto só tem as top Z690 e apenas um modelo da H610m na Pichau. As outras lojas ainda não possuem a H610m e nem as B660m, mas já devem estar pra chegar pois lá fora já estão disponível há 2 semanas. 

A vantagem da Intel é que voce ainda teria possibilidade de upgrade por pelo menos por mais 1 geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Phoenyx disse:

8320E é empecilho em vários games, a sua RX460 que é mediana mesmo, não exige dele. 10400F é um ótimo processador. 

Quanto você tem pra gastar, 3k? Dependerá dos games. Eu começaria por CPU, motherboard e RAM mesmo, até porque GPU está um assalto.

EU iria em pelo menos uma B550, mas aí é de cada um (o que você quer da placa?). B450, boa, tmb é legal, A520 que parece A320 eu cairia fora.

 

Fale quais games joga, resolução do monitor, que fica mais fácil opinar.



Não ligo de pagar a mais pela b550 se for poder desfrutar melhor do processador, era só uma duvida mesmo.

Jogo: Warzone, Pubg, CS, R6, Super People, basicamente jogos FPS multiplayer. 

2 horas atrás, gutopereira disse:

Só que a plataforma AM4 já morreu. Pegando esse 5600x com uma B550 voce não poderá mais fazer upgrades sem trocar toda a plataforma. O AM5 com o Ryzen 7000 chega no final do ano...

 

Uma opção seria pegar a 12° geração Intel. O 12400F esta custando 1.389 reais na Pichau e tem desempenho discretamente superior ao 5600x. Placa-mãe por enquanto só tem as top Z690 e apenas um modelo da H610m na Pichau. As outras lojas ainda não possuem a H610m e nem as B660m, mas já devem estar pra chegar pois lá fora já estão disponível há 2 semanas. 

A vantagem da Intel é que voce ainda teria possibilidade de upgrade por pelo menos por mais 1 geração.


Eu até tinha pensado nesta possibilididade do 12400f porém ao ver os preços da placa-mãe fiquei assustado e cai fora, até por isso fui ver o soquete anterior pra ver se estava mais barato...
Não tinha visto essa h610, mas por ser uma placa de entrada vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Aidar
Para o 12400F a H610m é mais do que suficiente, ela possui um VRM com 6+2 fases.
Por enquanto apenas a Pichau esta vendendo ela por aqui, e por causa disso o preço tambem esta caro(883 reais), mas eu acho que assim que chegar nas outras lojas esse valor vai cair para perto de 600 reais que é o preço atual das H510m...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, gutopereira disse:

@Paulo Aidar
Para o 12400F a H610m é mais do que suficiente, ela possui um VRM com 6+2 fases.
Por enquanto apenas a Pichau esta vendendo ela por aqui, e por causa disso o preço tambem esta caro(883 reais), mas eu acho que assim que chegar nas outras lojas esse valor vai cair para perto de 600 reais que é o preço atual das H510m...


Certo, porém vale a espera? Quanto a plataforma am4 voce diz que mudaria no final do ano, mas ainda estamos longe disso.

Geralmente quando eu monto meus setups eu levo torno de 5 anos pra fazer a troca, tendo isso em mente, acredito que a lga1700 daqui 5 anos também já teria sido extinta ainda mais intel que os soquetes mudam todo dia, rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, gutopereira disse:

@Paulo Aidar

De qualquer forma daki a 5 anos voce ainda poderia trocar o 12400F por um i7 13700F. Já na AMD não teria muito o que fazer, no máximo trocar o 5600X pelo 5800x, ou seja mesma geração...

Sim, mas acredito que até lá já esteja no 16400f por ai, não iria dar um pulo de apenas 1geração em 5 anos... E provavelmente seria outro socket.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Aidar

Enfim, só dei a sugestão da Intel por uma sobrevida um pouco maior. De qualquer forma ninguem sabe ainda se o LGA 1700 vai parar na 13° geração, somos nós que estamos supondo isso. A concorrência da AMD já fez a Intel mudar em muitas coisas, e extender esse socket até a 14° ou 15° poderia ser uma possibilidade.

 

Desde a 1° geração que os processadores Intel tinham apenas 4 núcleos sendo os i5 4C/4T e os i7 4C/8T. Eles apenas aumentavam um pouquinho o clock a cada geração e nada mais.

Somente na 8°/9° geração que eles finalmente aumentaram a quantidade de núcleos, nos i5 com 6 cores, e nos nos i7 para 8 cores, e fizeram isso justamente por causa da linha Ryzen de 1° geração que finalmente conseguiu incomodar a Intel e fazê-la se mexer.

 

De qualquer forma os Ryzen 5000 também são ótimos processadores, se voce quiser ir nele fará uma boa escolha. Mas já que pretende ficar tanto tempo assim sem mudar o setup, recomendo tentar pegar um 5800x ao invés do 5600x. É preferível um 5800x com uma A520 do que um 5600x com uma B550. As placas A520 são bem melhores que as antigas A320 e consegue levar tranquilamente um processador de 8 núcleos, aliás o que mais tem aqui no fórum é gente montando PC custo-benefício com A520 DS3H e 5700g...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, gutopereira disse:

@Paulo Aidar

Enfim, só dei a sugestão da Intel por uma sobrevida um pouco maior. De qualquer forma ninguem sabe ainda se o LGA 1700 vai parar na 13° geração, somos nós que estamos supondo isso. A concorrência da AMD já fez a Intel mudar em muitas coisas, e extender esse socket até a 14° ou 15° poderia ser uma possibilidade.

 

Desde a 1° geração que os processadores Intel tinham apenas 4 núcleos sendo os i5 4C/4T e os i7 4C/8T. Eles apenas aumentavam um pouquinho o clock a cada geração e nada mais.

Somente na 8°/9° geração que eles finalmente aumentaram a quantidade de núcleos, nos i5 com 6 cores, e nos nos i7 para 8 cores, e fizeram isso justamente por causa da linha Ryzen de 1° geração que finalmente conseguiu incomodar a Intel e fazê-la se mexer.

 

De qualquer forma os Ryzen 5000 também são ótimos processadores, se voce quiser ir nele fará uma boa escolha. Mas já que pretende ficar tanto tempo assim sem mudar o setup, recomendo tentar pegar um 5800x ao invés do 5600x. É preferível um 5800x com uma A520 do que um 5600x com uma B550. As placas A520 são bem melhores que as antigas A320 e consegue levar tranquilamente um processador de 8 núcleos, aliás o que mais tem aqui no fórum é gente montando PC custo-benefício com A520 DS3H e 5700g...

Sim eu entendo até eu achei um bom processador porém fiquei assim com os preços das moba, mas essa que voce sugeriu esta na base de preço da b550 que eu estava vendo, quanto ao 5600x vs 5800x pra mim fica além do orçamento, aumentaria 800 reais de um pro outro e também pelo que andei vendo por ai o Ryzen 5 atende suficiente para games não seria necessario algo superior a isso.

Então acabo ficando na duvida realmente entre o r5 ou i5, o 12400f esta uns 300 reais mais barato que o 5600x

Aproveitando, eu estava vendo as memorias ram da corsair para pegar de 3200mhz mas vi uma Geil de 3600mhz por 30 reais mais caro, alguém conhece essa marca, poderia indicar?

Coirsar = garantia vitalicia
Geil = 1 ano garantia, tem RGB(dá mais fps, rs)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...