Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nvidia GeForce GTX 1050ti chegando a 78-80 graus em Full load é normal?


Posts recomendados

17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@viniciuscmo19 Não é normal. Seu gabinete precisa ser mais ventilado. Qual gabinete você usa, quantas ventoinhas e em quais posições/orientações elas estão instaladas?

Depende do modelo, é low profile com 1 fan só, meu amigo tem uma 1070 da EVGA ACX 3.0 com um gabinete bem ventilado e mesmo assim roda a 77-80c com curva de fan e undervolt e sem a tampa não muda muita coisa

Eu tinha uma 480 que mal consumia 100w e batia 75-80c com curva de fan, undervolt e pasta térmica de qualidade, isso em bancada, no gabiente batia 80c o tempo todo

 Não é toda placa que roda a menos de 70c

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Depende do modelo, é low profile com 1 fan só, meu amigo tem uma 1070 da EVGA ACX 3.0 com um gabinete bem ventilado e mesmo assim roda a 77-80c com curva de fan e undervolt e sem a tampa não muda muita coisa

80° é thermal throttling. Nenhuma GPU é projetada para rodar assim. Gabinete ser ventilado e bem ventilado são coisas diferentes e muita gente acha que é só socar ventoinhas que fica ótimo. Já vi gabinetes com duas ventoinhas que se saem muito melhor do que outros com 12 ventoinhas, sendo que modelo de gabinete também fala alto.

Mesmo que a GPU seja problemática, sempre tem solução. Nesse caso acoplar uma ventoinha de 120 mm diretamente na carenagem, sobre a pré-existente, bem como configurar uma curva mais agressiva das ventoinhas.

25 minutos atrás, Fuzion200 disse:

 Não é toda placa que roda a menos de 70c

Para jogos deveria ser. Para furmark, aí estamos confundindo alhos com bugalhos. Furmark é para testar estabilidade de OC. Para teste de temperatura em load tem que usar jogos, de preferência os que tem benchmark embutido. Nesse tipo de bench a GPU não deveria ultrapassar 70° se estiver saudável e num gabinete bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Se a GPU for ruim desse tanto que vai rodar em throttling o tempo todo, recomendo comprar uma simples ventoinha de 120 mm e arrancar a original fora e acoplar a de 120 direto no dissipador. Acredite, a diferença é grotesca.

Concordo com o @WOZ Dods se realmente estiver incomodando e fazendo stuttering, recomendo a troca, só cuidado para não fazer gambiarra na hora de trocar o fan

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Para jogos deveria ser. Para furmark, aí estamos confundindo alhos com bugalhos. Furmark é para testar estabilidade de OC. Para teste de temperatura em load tem que usar jogos, de preferência os que tem benchmark embutido. Nesse tipo de bench a GPU não deveria ultrapassar 70° se estiver saudável e num gabinete bem ventilado.

Nenhum dos testes foram feitos em furmark, minha antiga 480 no furmark passava dos 80c fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iniciante Sabotado Mais eu não sinto perda de desempenho quando ela atinge essa temperatura, isso acontece mais quando ela ta estressada a 100%, por exemplo se o jogo usar 60-70 % ela atinge uns 65 graus no máximo, e se eu deixar a ventoinha em 100% no msi ela cai pra uns 70, só que eu tenho medo de deixar a fan em 100% o tempo todo porque ai força de mais e diminui a vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, viniciuscmo19 disse:

@iniciante Sabotado Mais eu não sinto perda de desempenho quando ela atinge essa temperatura, isso acontece mais quando ela ta estressada a 100%, por exemplo se o jogo usar 60-70 % ela atinge uns 65 graus no máximo, e se eu deixar a ventoinha em 100% no msi ela cai pra uns 70, só que eu tenho medo de deixar a fan em 100% o tempo todo porque ai força de mais e diminui a vida útil.

o problema dos 80c não é thermal throttling, e sim a perca de vida útil, 80c é uma temperatura operável em qualquer GPU, talvez você perca boost pra manter a temperatura estável ou talvez a performance seja a mesma, mas no fim do dia não é o ideal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, iniciante Sabotado disse:

Concordo com o @WOZ Dods se realmente estiver incomodando e fazendo stuttering, recomendo a troca, só cuidado para não fazer gambiarra na hora de trocar o fan

Uma das revistas que mais gosto e respeito fez essa gambiarra e eu repeti inúmeras vezes, com muito sucesso sempre:

https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

UykMSmChXDP4uZ8SkUhVnn.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, viniciuscmo19 disse:

@iniciante Sabotado Mais eu não sinto perda de desempenho quando ela atinge essa temperatura, isso acontece mais quando ela ta estressada a 100%, por exemplo se o jogo usar 60-70 % ela atinge uns 65 graus no máximo, e se eu deixar a ventoinha em 100% no msi ela cai pra uns 70, só que eu tenho medo de deixar a fan em 100% o tempo todo porque ai força de mais e diminui a vida útil.

Vida útil hoje é o mais importante para qualquer GPU, pois trocar é quase impraticável. Se a ventoinha morrer dá para fazer o esquema que ilustrei e continuar usando a GPU indefinidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Uma das revistas que mais gosto e respeito fez essa gambiarra e eu repeti inúmeras vezes, com muito sucesso sempre:

https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

UykMSmChXDP4uZ8SkUhVnn.jpg

Já fiz o mesmo com uma 9600GT que eu tinha, a temperatura desceu MUITO, pra casa dos 40-45c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fuzion200 disse:

o problema dos 80c não é thermal throttling, e sim a perca de vida útil, 80c é uma temperatura operável em qualquer GPU, talvez você perca boost pra manter a temperatura estável ou talvez a performance seja a mesma, mas no fim do dia não é o ideal

Mesmo que não ocorra throttling, a vida útil da GPU é reduzida acima de 70°, isso é invariável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, viniciuscmo19 disse:

@Fuzion200 no Furmark, deixei rodando por uns 10 min ela travou em 78-79 graus e não passa disso.

Não sei se leu o disclaimer desse programa, mas ele não deve ser usado desnecessariamente nem prolongadamente. Ele realmente já queimou muitas GPUs desde que foi lançado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Não sei se leu o disclaimer desse programa, mas ele não deve ser usado desnecessariamente nem prolongadamente. Ele realmente já queimou muitas GPUs desde que foi lançado.

Furmark é seguro se você estiver rodando em stock e sua placa não estiver superaquecendo, tudo que ele faz é usar 100% do tdp da sua gpu, as placas queimadas estavam usando overvolt, overclock ou aumento de energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fuzion200 disse:

faz curva de fans no msi, vai dar uma melhorada, se quiser pode usar como o meu

O meu fica com apenas dois pontos: 50% a 40°, 100% a 70°. Minha GPU está durando com temperaturas abaixo de 60° há 6 anos ou quase isso. Claro que essa temperatura é por que o cooler dela é bom, mas se as ventoinhas falharem algum dia troco por 120 mm que sempre tenho novinhas de reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock nem deveria ser testado no furmark, ele diminui o clock da sua placa por conta do TDP, minha placa roda normalmente a 1850mhz e lá o clock fica entre 1500-1600

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

O meu fica com apenas dois pontos: 50% a 40°, 100% a 70°. Minha GPU está durando com temperaturas abaixo de 60° há 6 anos ou quase isso. Claro que essa temperatura é por que o cooler dela é bom, mas se as ventoinhas falharem algum dia troco por 120 mm que sempre tenho novinhas de reserva.

Minha 1060 fica entre 53-54c nessa configuração com undervolt consumindo 75w apenas, isso é muito útil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Mas vale mencionar que essa gambiarra depois afeta na venda, as pessoas vão ver a gambiarra e passar direto, pensando que você pode ter mexido em mais coisa

A alteração que sugeri não requer mudança de nada da placa, se muito a remoção da carenagem se você quiser tirar as ventoinhas originais. Quando for vender remonta. Acho bem mais perigoso esse pessoal que fica "trocando pasta térmica", que reduz bastante a vida útil e aumenta a fragilidade da GPU substancialmente, já que a pasta nova não é adesiva e um simples erro de manuseio pode causar o descolamento da pasta.

1 minuto atrás, viniciuscmo19 disse:

@WOZ Dods deve ser por o cara deixou o teste rodando e a placa lá fritando em 100° ai não tem gpu que aguenta.

Cara, eu acompanho a comunidade há mais de 20 anos. Acredite, furmark queima GPU nova, perfeitamente saudável. A questão é que toda ferramenta tem razão de existir, e furmark não é para testar temperatura, é para testar estabilidade. Inclusive as temperaturas atingidas nele não são reproduzidas no uso diário, tornando os números que ele produz completamente inócuos de valor ou propósito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...