Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 corrompendo em SSD M.2 NVMe KingSpec


atila223

Posts recomendados

Saudações pessoal, é meu primeiro poste então me perdoem por qualquer erro!
Fiz a compra separada das peças do meu computador, segue a configuração:
Ryzen 5 5600G
ASUS Prime A520M-A
2x 8GB 3200mhz

SSD 1T NVMe M.2 KingSpec

 

após a montagem do computador apos 1 dia de uso, o windowns10 corrompeu e voltei no lugar q montaram, me disseram q o SSD era defeituoso e corrompia o win10, então coloquei um HD normal e utilizei por uns 2 meses quando pude comprar um novo SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe e botar outro HD agora com esses 3 armazenamentos. Passar 1 dia após instalar o SO no m2 o windows começou a dar erro de inicialização pedindo reparo automatico que não solucionava de jeito nenhum e não conseguindo ligar, após tirar os 2 HD eu consegui inicializar o SO pelo M.2.

 

Estou muito confuso e não sei exatamente o que fazer. Precisarem de mais informações, fico feliz em responder, fico muito triste em pensar q comprei outro SSD defeituoso mas agora acredito que seja algum problema com a porta da minha placa, ainda está na garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@atila223 Boa noite.

Pode ser que ambos os SSDs estejam com defeito. O S41 também não tem bom histórico.

Mas, pelo seu relato, o problema pode não ser o SSD, mas sim algum outro HD, já que o SSD funcionou sem eles. Verifique no manual da placa-mãe qual porta sata você não pode usar quando estiver usando o M.2, pois uma ou mais portas geralmente são desligadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Math.Pi disse:

@atila223 Boa noite.

Pode ser que ambos os SSDs estejam com defeito. O S41 também não tem bom histórico.

Mas, pelo seu relato, o problema pode não ser o SSD, mas sim algum outro HD, já que o SSD funcionou sem eles. Verifique no manual da placa-mãe qual porta sata você não pode usar quando estiver usando o M.2, pois uma ou mais portas geralmente são desligadas.

Pode me dizer onde encontro esta informação de quais portas são desligadas ? li o manual e não consegui identificar. Espero que esse seja o problema de fato e não algum problema no SSD nem nos HDD, inclusive estou utilizando eles nesse instante, mas acredito que caso eu desligue o computador o problema volte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, atila223 disse:

Estou muito confuso e não sei exatamente o que fazer. Precisarem de mais informações, fico feliz em responder, fico muito triste em pensar q comprei outro SSD defeituoso mas agora acredito que seja algum problema com a porta da minha placa, ainda está na garantia.

 

primeiro, não aparenta ser defeito do SSD, pois se você tirou os 2 hds e o pc iniciou com o sistema instalado no NVMe, entao aparentemente não é ele o problema

 

a principio, tire todos os hds instalados e so funcione com o NVMe e veja o comportamento do pc.. se não der mais problemas, entao quem ta causando algum problema ai sao esses hds

 

faca um teste, tire todos os hds como falei e rode o crystal disk info e poste o print das informações desse SSD aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

primeiro, não aparenta ser defeito do SSD, pois se você tirou os 2 hds e o pc iniciou com o sistema instalado no NVMe, entao aparentemente não é ele o problema

 

a principio, tire todos os hds instalados e so funcione com o NVMe e veja o comportamento do pc.. se não der mais problemas, entao quem ta causando algum problema ai sao esses hds

 

faca um teste, tire todos os hds como falei e rode o crystal disk info e poste o print das informações desse SSD aqui

@Math.Pi Então amigo, eu deixei tudo ligado desde ontem com os 2 HDD e o M.2 com o SO rodando e agora pouco desligou novamente como antes(a tela congelava e logo em seguida não tinha mais sinal de nada e tela preta), com a suspeita de a porta NVMe fechar com o uso das satas eu tentei ligar agora apenas com o SSD M.2 NVMe conectado na placa e funcionou perfeitamente.

 

um print das condições do meu m2.

CrystalDiskInfo_20220123153902.png.95824051c58773f02992dfd1e751d4ba.png

 

Minha pergunta agora é defeito dos HDD ou por causa de bloqueio de porta?? se for a segunda opção gostaria de ajuda pois já li o manual e não encontrei nada a respeito, se poderia usar uma porta especifica ou só uma, gostaria de usar pelo menos 1 dos HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, atila223 disse:

Minha pergunta agora é defeito dos HDD ou por causa de bloqueio de porta??

 

bem, ja que o SSD funciona perfeito sem os hds, ja dá pra tentar isolar a origem do problema..

 

quais sao esses discos rígidos e qual a marca deles/capacidade/tempo de uso?

 

tente usar 1 de cada vez usando cada porta sata disponivel para ver se o problema aparece.. 

 

assim q você colocar um, deixe e faca a mesma verificacao q fez no SSD com aquele programa para vermos o estado de saude dele.. pelos parametros do seu SSD, tá tudo ok com ele.. nenhum defeito.. vamos ver como está a saude dos discos rígidos agora

 

 

baixei o manual dessa sua placa-mãe e ao contrario de outras, aparentemente não há nenhum tipo de limitacao ao se usar SSD NVMe e as portas satas

 

até porque essa limitacao se dá mais quando você usa ssds tipo M.2 no padrão sata e não no NVMe.. ai sim, nesse caso para o M.2 funcionar, algumas portas sata ficam desabilitadas por motivos obvios, afinal um SSD M.2 sata é nada mais q um SSD comum num formato diferente

 

mas o seu caso o SSD é NVMe e portanto não há qualquer correlacao... 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

bem, ja que o SSD funciona perfeito sem os hds, ja dá pra tentar isolar a origem do problema..

 

quais sao esses discos rígidos e qual a marca deles/capacidade/tempo de uso?

 

tente usar 1 de cada vez usando cada porta sata disponivel para ver se o problema aparece.. 

 

assim q você colocar um, deixe e faca a mesma verificacao q fez no SSD com aquele programa para vermos o estado de saude dele.. pelos parametros do seu SSD, tá tudo ok com ele.. nenhum defeito.. vamos ver como está a saude dos discos rígidos agora

 

 

baixei o manual dessa sua placa-mãe e ao contrario de outras, aparentemente não há nenhum tipo de limitacao ao se usar SSD NVMe e as portas satas

 

até porque essa limitacao se dá mais quando você usa ssds tipo M.2 no padrão sata e não no NVMe.. ai sim, nesse caso para o M.2 funcionar, algumas portas sata ficam desabilitadas por motivos obvios, afinal um SSD M.2 sata é nada mais q um SSD comum num formato diferente

 

mas o seu caso o SSD é NVMe e portanto não há qualquer correlacao... 

Entendi, no caso agora conectei apenas um dos HDD que consta no print e irei ficar testando nos proximos dias, dou alguma atualização. Obrigado pela ajuda de verdade!

 

 

 

124282933_HDDDarah.png.6ef5c234d1428f4bfbab50292fdba0ee.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...