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Placa-mãe queimou por queda de energia, garantia da KaBuM! irá substituir?


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Boa tarde , já faz um mês que estou com minha placa-mãe queimada por conta de queda de energia e eu uso filtro de linha , ai no dia 2 janeiro eu levei para garantia na pichau pois antes de ela ser queimada , a placa-mãe estava com o usb falhando , toda hora desconectava o mouse e o teclado , e meu mouse era novinho que eu tinha comprado na Kabum . enfim eu falei com eles que minha placa-mãe estava em perfeito estado e do nada desligou e que eu usava as proteções devidas para surtos elétricos como se tivesse jogado um câo pra ver se eles devolviam uma nova, vocês acham que eles vão me dar outra placa nessa garantia ou que eles vão ver que foi queimada por conta de queda de energia ? e tem como recuperar uma placa quando é queimada depois de um surto elétrico?

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21 minutos atrás, theveniis disse:

Boa tarde , já faz um mês que estou com minha placa-mãe queimada por conta de queda de energia e eu uso filtro de linha , ai no dia 2 janeiro eu levei para garantia na pichau pois antes de ela ser queimada , a placa-mãe estava com o usb falhando , toda hora desconectava o mouse e o teclado , e meu mouse era novinho que eu tinha comprado na Kabum . enfim eu falei com eles que minha placa-mãe estava em perfeito estado e do nada desligou e que eu usava as proteções devidas para surtos elétricos como se tivesse jogado um câo pra ver se eles devolviam uma nova, vocês acham que eles vão me dar outra placa nessa garantia ou que eles vão ver que foi queimada por conta de queda de energia ? e tem como recuperar uma placa quando é queimada depois de um surto elétrico?

 

Se ela queimou por conta de queda de energia, a operadora tb pode ser responsabilizada por isso, veja se a loja vai trocar, já q a placa está na garantia.

A loja não deu um prazo para dar resposta?

Filtro de linha bom, ou filtro de linha meia boca?

E a sua fonte é daquelas tipo "real", das boas?

 

Depois q eu troquei a minha fonte por uma boa, e um filtro de linha de marca e bom, mesmo com queda de luz as vezes aqui no rio, graças a Deus nunca mais tive problema com componentes do pc.

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14 minutos atrás, SergioP disse:

 

Se ela queimou por conta de queda de energia, a operadora tb pode ser responsabilizada por isso, veja se a loja vai trocar, já q a placa está na garantia.

A loja não deu um prazo para dar resposta?

Filtro de linha bom, ou filtro de linha meia boca?

E a sua fonte é daquelas tipo "real", das boas?

 

Depois q eu troquei a minha fonte por uma boa, e um filtro de linha de marca e bom, mesmo com queda de luz as vezes aqui no rio, graças a Deus nunca mais tive problema com componentes do pc.

minha fonte é uma da Corsair Cv450w 80 plus bronze , filtro de linha meia boca da loja aqui do lado

29 minutos atrás, FoxBlack disse:

Com certeza irão testar os componentes eletrônicos da placa.

o Detalhe é a forma como irão "julgar" as prováveis causas do defeito. 

Foi queda de energia do nada., ou estava caindo aquela tempestade com ventos e raios ?

foi simplesmente do nada e foi de madrugada no máximo tinha dado uns relâmpago no dia anterior mas na madrugada não choveu.

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1 hora atrás, theveniis disse:

a placa-mãe estava com o usb falhando , toda hora desconectava o mouse e o teclado , e meu mouse era novinho que eu tinha comprado na Kabum

Qual modelo de MB?

1 hora atrás, theveniis disse:

e tem como recuperar uma placa quando é queimada depois de um surto elétrico?

Sen fosse um surto outros equipamentos teriam queimado também. Isso aconteceu?

30 minutos atrás, theveniis disse:

foi simplesmente do nada e foi de madrugada no máximo tinha dado uns relâmpago no dia anterior mas na madrugada não choveu.

Fontes como a sua tem proteções internas contra anomalias. Passar dela para a placa-mãe é quase impossível. Uma CX430, bem inferior em qualidade e projeto à sua, segurou um raio que queimou metade dos eletrônicos da casa de um cliente meu. Ela tostou, claro, mas foi só colocar uma nova e o PC seguiu funcionando por anos. O cliente só trocou o PC depois por que o monitor dele não estava protegido e matou umas entradas de vídeo dele na hora da descarga (para você ver como que raio é violento). 

Eu acredito que tem várias outras coisas para você avaliar aí antes de condenar a placa-mãe. Já observou tomadas e cabos, chave de segurança da fonte, testou outra fonte?

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5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Qual modelo de MB?

Sen fosse um surto outros equipamentos teriam queimado também. Isso aconteceu?

Fontes como a sua tem proteções internas contra anomalias. Passar dela para a placa-mãe é quase impossível. Uma CX430, bem inferior em qualidade e projeto à sua, segurou um raio que queimou metade dos eletrônicos da casa de um cliente meu. Ela tostou, claro, mas foi só colocar uma nova e o PC seguiu funcionando por anos. O cliente só trocou o PC depois por que o monitor dele não estava protegido e matou umas entradas de vídeo dele na hora da descarga (para você ver como que raio é violento). 

Eu acredito que tem várias outras coisas para você avaliar aí antes de condenar a placa-mãe. Já observou tomadas e cabos, chave de segurança da fonte, testou outra fonte?

minha placa-mãe é uma A520M Gigabyte , pior que foi só o computador mas nenhum equipamento, e a fonte saiu intacta pois eu fiz um teste , e testei com outras e deu no mesmo lance.

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16 horas atrás, theveniis disse:

minha placa-mãe é uma A520M Gigabyte , pior que foi só o computador mas nenhum equipamento, e a fonte saiu intacta pois eu fiz um teste , e testei com outras e deu no mesmo lance.

Várias coisas a se observar aí. Primeiramente, pode ser apenas erro no CMOS, coisa comum de acontecer. Retire todas as memórias RAM, instale apenas uma. Desconecte todos os periféricos exceto o monitor. Com o PC desconectado da tomada, feche curto com uma chave de fenda ou phillips (vide foto abaixo) por pelo menos 40 segundos. Retire a chave de fenda/phillips, conecte o PC na tomada e tente ligá-lo. Se falhar, vire a chave de segurança da fonte para o desligado (símbolo de bolinha) e troque o módulo de memória, removendo o que estava instalado e instalando outro em outro slot. Repita o processo até ter esgotado todos os módulos e todos os slots.

 

Se não ligar, desconecte todos os conectores que vão do painel frontal à placa-mãe, tente ligar a placa-mãe fechando um breve (apenas encostar e tirar) curto nos dois pinos da placa-mãe intitulados PWR_SW ou simplesmente +PW-. Isso equivale a apertar o botão de power (vide imagem).

 

 

Como resetar a BIOS: image.thumb.png.e717cbccfd547c131cfd20ec9c784705.png

 

Conectores do painel frontal, também conhecidos como JFP1, onde você vai achar o jumper de ligar a placa-mãe: C_rQ868kvlp_IvJJud_8a1M-9QPB8iT0fAiYHryzkyc.jpg?width=640&crop=smart&auto=webp&s=03f0eb3b9957b53c17a02dfe7ba5ece93e710bae

Observe que o layout do JPF1 tem um pequeno mapa de onde está cada conjunto de jumpers. São duas linhas de jumpers e duas linhas de mapa, acho que é bem fácil de interpretar assim, mas se tiver dúvida pergunte aqui.

 

Se não tiver colocado esse PC na mão de ninguém que tenha feito besteira com a placa-mãe, como lavar na torneira e outras besteiras comuns, então esse diagnóstico/testes que indiquei deve funcionar. 

 

Sobre o problema com os USB, existem algumas possibilidades:

  1. Sua MB pode estar sofrendo de um problema que é conhecido nos chipsets 5xx, onde ocorre justamente isso, desconexão espontânea de USBs. Salvo engano isso afeta mais as portas USB 3.0 por sinal. A maioria das MBs teve esse problema corrigido com simples updates de BIOS. Fazer o update então seria o primeiro passo para a solução.
  2. Seu sistema não está com os drivers corretos ou está com drivers problemáticos. Se tiver instalado os drivers pelo windows update, driver booster e/ou driver easy, então esse provavelmente é seu problema. O correto é sempre baixar todos os drivers diretamente do site da fabricante da placa-mãe, no seu caso a Gigabyte. Tente e veja se resolve.
  3. Você pode estar com um problema nos drivers nativos de USB 3.0 do windows. Eu já tive isso nos dois PCs lá de casa. Tem correções para fazer no registro de sistema, mas são paliativos que eventualmente podem falhar. A melhor solução seria instalar uma versão mais recente do driver de USB 3.0, mas a disponibilidade desses drivers vai depender do fabricante da sua controladora. Nunca, jamais, baixe isso de lugares desconhecidos ou suspeitos, pois só vai piorar seu problema. Tech Spot e Guru3D são dois repositórios relativamente confiáveis de drivers, mas sempre exerça cautela. O melhor lugar seria o site do fabricante do chip, mas só vai saber se consegue baixar abrindo seu gerenciador de dispositivos, indo em USB (tem outro nome, procure), vendo qual é o nome da fabricante da controladora USB 3.0 e procurando ela na internet. Nas minhas MBs é a Renessas, veja se é a mesma. 
  4. Se você estiver com o Windows 11, pode ser um dos milhares de bugs que ele ainda tem para serem corrigidos, e que mesmo que sejam corrigidos um a um nem sempre vão deixar o sistema inteiro depois. W11 é veneno por enquanto, assim como todos os seus predecessores (sem exceção) foram até serem devidamente corrigidos, o que pode levar de um a três anos pelo que presenciamos ao longo dos anos. Uma instalação do windows 10 limpa, do zero, é altamente recomendada se você tiver instalado o windows 11, mesmo que ele ainda lhe permita fazer o rollback.
  5. Você pode ter um dispositivo danificado ou problemático. Tive isso com um teclado da Cooler Master uma vez. Ele desconectava sozinho independente da porta do PC onde estivesse, independentemente de drivers do windows ou qualquer outra coisa. Troquei o teclado, o problema se foi, mas o engraçado é que o mesmíssimo teclado em outro PC não causava problema algum... 

Enfim, se conseguir ligar seu PC, o que eu creio que vá, faça essas correções.

 

 

Lembre-se de que se tiver tirado a CPU quando o problema de não ligar apareceu, ela pode sempre ter se tornado parte do problema, seja por pinos amassados ou ter sido mal assentada no soquete. Faça a remoção dela e verificação dos pinos, posteriormente reinstalando ela no lugar. Já vi gente matar CPU por não saber que tem que girar horizontalmente o cooler para descolar a pasta térmica antes de remover, bem como por deixar cair, ou até por contaminar o soquete com pasta térmica. Espero que não seja seu caso.

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2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Várias coisas a se observar aí. Primeiramente, pode ser apenas erro no CMOS, coisa comum de acontecer. Retire todas as memórias RAM, instale apenas uma. Desconecte todos os periféricos exceto o monitor. Com o PC desconectado da tomada, feche curto com uma chave de fenda ou phillips (vide foto abaixo) por pelo menos 40 segundos. Retire a chave de fenda/phillips, conecte o PC na tomada e tente ligá-lo. Se falhar, vire a chave de segurança da fonte para o desligado (símbolo de bolinha) e troque o módulo de memória, removendo o que estava instalado e instalando outro em outro slot. Repita o processo até ter esgotado todos os módulos e todos os slots.

 

Se não ligar, desconecte todos os conectores que vão do painel frontal à placa-mãe, tente ligar a placa-mãe fechando um breve (apenas encostar e tirar) curto nos dois pinos da placa-mãe intitulados PWR_SW ou simplesmente +PW-. Isso equivale a apertar o botão de power (vide imagem).

 

 

Como resetar a BIOS: image.thumb.png.e717cbccfd547c131cfd20ec9c784705.png

 

Conectores do painel frontal, também conhecidos como JFP1, onde você vai achar o jumper de ligar a placa-mãe: C_rQ868kvlp_IvJJud_8a1M-9QPB8iT0fAiYHryzkyc.jpg?width=640&crop=smart&auto=webp&s=03f0eb3b9957b53c17a02dfe7ba5ece93e710bae

Observe que o layout do JPF1 tem um pequeno mapa de onde está cada conjunto de jumpers. São duas linhas de jumpers e duas linhas de mapa, acho que é bem fácil de interpretar assim, mas se tiver dúvida pergunte aqui.

 

Se não tiver colocado esse PC na mão de ninguém que tenha feito besteira com a placa-mãe, como lavar na torneira e outras besteiras comuns, então esse diagnóstico/testes que indiquei deve funcionar. 

 

Sobre o problema com os USB, existem algumas possibilidades:

  1. Sua MB pode estar sofrendo de um problema que é conhecido nos chipsets 5xx, onde ocorre justamente isso, desconexão espontânea de USBs. Salvo engano isso afeta mais as portas USB 3.0 por sinal. A maioria das MBs teve esse problema corrigido com simples updates de BIOS. Fazer o update então seria o primeiro passo para a solução.
  2. Seu sistema não está com os drivers corretos ou está com drivers problemáticos. Se tiver instalado os drivers pelo windows update, driver booster e/ou driver easy, então esse provavelmente é seu problema. O correto é sempre baixar todos os drivers diretamente do site da fabricante da placa-mãe, no seu caso a Gigabyte. Tente e veja se resolve.
  3. Você pode estar com um problema nos drivers nativos de USB 3.0 do windows. Eu já tive isso nos dois PCs lá de casa. Tem correções para fazer no registro de sistema, mas são paliativos que eventualmente podem falhar. A melhor solução seria instalar uma versão mais recente do driver de USB 3.0, mas a disponibilidade desses drivers vai depender do fabricante da sua controladora. Nunca, jamais, baixe isso de lugares desconhecidos ou suspeitos, pois só vai piorar seu problema. Tech Spot e Guru3D são dois repositórios relativamente confiáveis de drivers, mas sempre exerça cautela. O melhor lugar seria o site do fabricante do chip, mas só vai saber se consegue baixar abrindo seu gerenciador de dispositivos, indo em USB (tem outro nome, procure), vendo qual é o nome da fabricante da controladora USB 3.0 e procurando ela na internet. Nas minhas MBs é a Renessas, veja se é a mesma. 
  4. Se você estiver com o Windows 11, pode ser um dos milhares de bugs que ele ainda tem para serem corrigidos, e que mesmo que sejam corrigidos um a um nem sempre vão deixar o sistema inteiro depois. W11 é veneno por enquanto, assim como todos os seus predecessores (sem exceção) foram até serem devidamente corrigidos, o que pode levar de um a três anos pelo que presenciamos ao longo dos anos. Uma instalação do windows 10 limpa, do zero, é altamente recomendada se você tiver instalado o windows 11, mesmo que ele ainda lhe permita fazer o rollback.
  5. Você pode ter um dispositivo danificado ou problemático. Tive isso com um teclado da Cooler Master uma vez. Ele desconectava sozinho independente da porta do PC onde estivesse, independentemente de drivers do windows ou qualquer outra coisa. Troquei o teclado, o problema se foi, mas o engraçado é que o mesmíssimo teclado em outro PC não causava problema algum... 

Enfim, se conseguir ligar seu PC, o que eu creio que vá, faça essas correções.

 

 

Lembre-se de que se tiver tirado a CPU quando o problema de não ligar apareceu, ela pode sempre ter se tornado parte do problema, seja por pinos amassados ou ter sido mal assentada no soquete. Faça a remoção dela e verificação dos pinos, posteriormente reinstalando ela no lugar. Já vi gente matar CPU por não saber que tem que girar horizontalmente o cooler para descolar a pasta térmica antes de remover, bem como por deixar cair, ou até por contaminar o soquete com pasta térmica. Espero que não seja seu caso.

farei isso tudo. muito obrigado pelo conselho , breve estarei dando a resposta aqui.

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