Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de captura Easycap + videocassete Panasonic NV-FJ615 com imagem distorcida


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

  • Moderador

Boa tarde a todos! Eu comprei uma placa de captura EasyCap para digitalizar as minhas velhas fitas de infância e lembranças de família.
image.png
Mas estou tendo um problema: Ao ligar meu videocassete nela (Panasonic NV-FJ615), a imagem fica distorcida (conforme vídeo abaixo).


Estou utilizando fita VHS-C com adaptador para VHS normal, conforme a imagem abaixo. Porém com fitas VHS normais o mesmo problema ocorreu. Quando abro o menu de configurações do videocassete, a imagem fica normal. Somente na fita que fica desse jeito. Já tentei ajustar manualmente para NTSC ou PAL-M (ao invés de usar o automático), mas o problema persiste.

photo_2022-01-25_15-39-17.jpg


Quando eu utilizo a filmadora para reproduzir a fita ao invés do videocassete com adaptador, a imagem fica normal (conforme o vídeo abaixo). Porém para mim é mais difícil usar a filmadora, pois a bateria está com baixa autonomia devido a idade, e não tenho o cabo original para ligar a filmadora sem bateria.


Alguém que trabalha (ou já trabalhou) com EasyCap, sabe de alguma forma de resolver esse problema?

Obs: Os vídeos estão sem som porque eu não ativei o áudio na hora de gravar, mas o som está funcionando normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa noite Ferox!

 

Desista, amigo... EasyCap é que nem os stormtroopers de Star Wars: nenhum deles tem nome e são todos iguais, apesar de dentro da armadura serem totalmente diferentes. A mesma coisa com EasyCaps: são placas com chips variáveis, depende do vendedor, e mesmo o vendedor não sabe a diferença. Em 90% dos casos você leva uma piaba. Recomendo procurar uma placa de captura melhor elaborada. Creio que uma com chip CONEXANT ou EMPIA dê conta do recado.

 

Como saber se a placa vende chip Conexant ou Empia? Sorte. Recentemente comprei uma PCI-e com chip Conexant no AliExpress. Essas placas PCI-e costumam dar super certo no Linux. Pesquise bem e vai encontrar.

 

Abração!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Ferox Graxaim, @Inky1003, @AlanMonteiro_BR, @Fause

Caros

 

Me perdoem, por estar postando agora depois de quase 04 meses😇.

 

O melhor equipamento para captura e conversão de sinal analógico (VHS e Outros) em sinal Digital (MPEG->DVD e Outros), chama-se Gravador de Dvd de Mesa "Nacional", porque já vem de fábrica dando suporte de gravação aos padrões PAL-M e NTSC de Modo Automático.

 

A Esmagadora Maioria dos Vídeos Cassetes "Nacionais", dão Suporte de leitura nos padrões PAL-M e NTSC (Chaveamento NTSC/AUTO/PAL-M), Mas só enviam o sinal em APENAS PAL-M.

 

O sinal PAL-M é aceito pelo Gravador de Mesa e Convertido Internamente para NTSC e gravado em DVD, porque NÃO existe DVD em PAL-M.

 

Já a esmagadora maioria das Placas de Captura do Mercado dão Suporte de Gravação Apenas em NTSC, e por isso a captura se apresenta alternando entre preto/branco e colorido porque a placa NÃO identifica o padrão PAL-M.

O Único Equipamento que casa sexualmente entre o Vídeo Cassete e a Placa de Captura é o Transcoder:

 

Transcoder Vipcolor de Pal-m -> Ntsc

775894298_TranscoderVipcolorPal-mparaNtsc.jpg.c8c9390e275b8595823f3726ef6d6fee.jpg

 

Boa Sorte A Todos.

 

Abraços

 

 

Em 01/09/2022 às 22:42, Ferox Graxaim disse:

No meu caso resolvi, com uma placa de captura HDMI Knup KP-AD101 + um conversor genérico de AV para HDMI.

Meu Caro

 

Tenho equipamentos "Vintage" da Época de Ouro das Conversões de Uso Pessoal Principalmente (Fitas Familiares) e de alguns Clientes (Só Gente Boa), e como Exemplifiquei Acima, Possuo 02 Gravadores de Mesa 01 Phillips e 01 LG, e 04 VCRs, 01 Aiwa (World Wide Converter) 02 Panasonic Estéreos e 01 Semp Toshiba Também Estéreo.

 

A Pergunta Que NÃO QUER CALAR É?

Como você conseguiu Converter Suas Fitas com esse 02 Dispositivos, se eu não encontrei informações e especificações de que os mesmos, ou só um dá Suporte ao Padrão PAL-M.

 

Tá Difícil...

 

Abraços

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 26/12/2022 às 17:09, bacalhau cruzmaltino disse:

@Ferox Graxaim, @Inky1003, @AlanMonteiro_BR, @Fause

Caros

 

Me perdoem, por estar postando agora depois de quase 04 meses😇.

 

O melhor equipamento para captura e conversão de sinal analógico (VHS e Outros) em sinal Digital (MPEG->DVD e Outros), chama-se Gravador de Dvd de Mesa "Nacional", porque já vem de fábrica dando suporte de gravação aos padrões PAL-M e NTSC de Modo Automático.

 

A Esmagadora Maioria dos Vídeos Cassetes "Nacionais", dão Suporte de leitura nos padrões PAL-M e NTSC (Chaveamento NTSC/AUTO/PAL-M), Mas só enviam o sinal em APENAS PAL-M.

 

O sinal PAL-M é aceito pelo Gravador de Mesa e Convertido Internamente para NTSC e gravado em DVD, porque NÃO existe DVD em PAL-M.

 

Já a esmagadora maioria das Placas de Captura do Mercado dão Suporte de Gravação Apenas em NTSC, e por isso a captura se apresenta alternando entre preto/branco e colorido porque a placa NÃO identifica o padrão PAL-M.

O Único Equipamento que casa sexualmente entre o Vídeo Cassete e a Placa de Captura é o Transcoder:

Muito obrigado pela sugestão, futuramente vou adquirir esse equipamento.

 

Em 26/12/2022 às 17:09, bacalhau cruzmaltino disse:

Meu Caro

 

Tenho equipamentos "Vintage" da Época de Ouro das Conversões de Uso Pessoal Principalmente (Fitas Familiares) e de alguns Clientes (Só Gente Boa), e como Exemplifiquei Acima, Possuo 02 Gravadores de Mesa 01 Phillips e 01 LG, e 04 VCRs, 01 Aiwa (World Wide Converter) 02 Panasonic Estéreos e 01 Semp Toshiba Também Estéreo.

 

A Pergunta Que NÃO QUER CALAR É?

Como você conseguiu Converter Suas Fitas com esse 02 Dispositivos, se eu não encontrei informações e especificações de que os mesmos, ou só um dá Suporte ao Padrão PAL-M.

 

Tá Difícil...

 

Abraços

Para mim funcionou bem, mas eu não consegui desentrelaçar o vídeo, e talvez a qualidade das cores não esteja tão boa. Mas já dá pra digitalizar as fitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

@bacalhau cruzmaltino A placa de captura é uma Knup KP-AD101 como eu falei nas postagens anteriores, o conversor de AV para HDMI é genérico, mas é o mesmo da imagem abaixo: 
 

image.png

 

No anúncio que comprei diz suportar NTSC e PAL-M, e acredito que suporte sim, pois configurando o VCR como PAL-M ou NTSC não ficou em preto e branco que eu me lembre. Quanto a placa de captura, acho que não tem diferenciação de PAL-M e NTSC, pois já é HDMI, sinal digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

@bacalhau cruzmaltino A placa de captura é uma Knup KP-AD101 como eu falei nas postagens anteriores, o conversor de AV para HDMI é genérico, mas é o mesmo da imagem abaixo: 
 

image.png

 

No anúncio que comprei diz suportar NTSC e PAL-M, e acredito que suporte sim, pois configurando o VCR como PAL-M ou NTSC não ficou em preto e branco que eu me lembre. Quanto a placa de captura, acho que não tem diferenciação de PAL-M e NTSC, pois já é HDMI, sinal digital.

Meu Caro

 

Então, o Conversor de AV para HDMI é o responsável por capturar o Padrão ANALÓGICO do VCR em PAL-M/NTSC e convertê-lo para o Padrão Digital em NTSC que É o Aceito pelo Placa de Captura, porque em HDMI só trafega Sinais Digitais em NTSC ou PAL (Europeu).

 

O Problema de Muitos, é a Interpretação Incorreta dos Procedimentos de Captura e Suas Normas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...