Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manter a placa de vídeo a 100% diminui a vida útil?


Posts recomendados

Tropa, tenho um pc aqui em casa em que meus dois filhos dividem e eles jogam praticamente quase 12h por dia se somado os dois a minha dúvida é se a placa estar 100% em jogos é a mesma coisa de estar 100% em mineração.

A RX580 8GB está se mantendo a 60~65 graus nunca troquei pasta térmica dela será que é bom trocar? Estou tomando maiores cuidados por conta do valor dela atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gui2k21_ Não troque pasta térmica de GPU, isso é mito de gente que não entende nem o que é pasta térmica, quanto mais boa prática de manutenção. Se a temperatura estiver entre 60 e 65° durante o uso, ótimo. Acima de 70° eu já me preocuparia e para melhorar o primeiro lugar a observar é o gabinete, se tem ventoinhas suficientes e corretamente instaladas, depois a configuração da GPU.

 

Se quiser melhorar a temperatura para ela durar mais, especialmente se for para mineração, tem um truque usando uma ventoinha adicional acoplada à carenagem da GPU com abraçadeiras de plástico. 60° é uma temperatura muito boa, mas para quem quer que a GPU dure o máximo possível cada grau abaixo disso é bem vindo, o problema é que chegando na casa dos 50° fica cada vez mais difícil de baixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gui2k21_ Essa temperatura está ótima.

 

Abrir a placa de vídeo para limpar e trocar a pasta térmica será eventualmente necessário... Em alguns anos, e apenas se você tiver problemas com a temperatura. Se está funcionando bem, não precisa (e nem deve) mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, KairanD disse:

Abrir a placa de vídeo para limpar e trocar a pasta térmica será eventualmente necessário... Em alguns anos, e apenas se você tiver problemas com a temperatura. Se está funcionando bem, não precisa (e nem deve) mexer.

Quando faço manutenção de GPU que está superaquecendo geralmente o problema está na ventoinha desgastada, o que é inevitável. Trocar a pasta térmica, mesmo quando por uma de alta performance, tem resultado pequeno demais (1 a 5°) para solucionar o problema (superaquecendo acima de 80°). Nesses casos ou compro o conjunto de ventoinhas novo, ou se não encontrar para comprar (modelos antigos geralmente não tem) eu faço a adaptação com ventoinhas de 120 mm. Teve uma GTX 460 que ficava acima de 60° em idle, isso com as ventoinhas funcionando perfeitamente. Troquei pasta, troquei ventoinhas, continuou a mesma coisa, dava throttling na tela de título dos jogos e eventualmente travava. Coloquei uma ventoinha de 120 mm, hoje não passa de 65° em load.

Enfim, meu ponto é que pasta térmica é a última coisa que recomendo que qualquer usuário tente alterar. Não só por que é ineficaz, mas também perigoso. Sem habilidade ou experiência, sem thermal pads para trocar (ou os errados que é mais comum), a pessoa pode acabar danificando a GPU ao invés de reparar. Num mundo onde GPU vale ouro, a melhor coisa é não arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@WOZ Dods Dependendo da placa, da quantidade de sujeira e do estado da pasta térmica, trocá-la pode fazer muita diferença. Outro dia troquei a pasta térmica de uma HD 4670 1GB, uma placa bem antiga, e a diferença chegou a 8~10ºC. A pasta antiga estava muito, muito ressecada. Mas, naturalmente, eu tenho conhecimento para executar o procedimento, e fiz isso apenas porque havia um problema claro.

 

Trocar pasta térmica de placa de vídeo realmente não é um procedimento de rotina para sair fazendo "porque nunca troquei". É algo situacional. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...