Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar filtro de linha no benjamin?


JeanVP

Posts recomendados

Oi galera, comprei um clamper 5 pra utilizar, só que tem um porém...

A tomada que estou utilizando, apenas suporta 2 pinos, e o clamper tem 3.

com isso, estou utilizando um benjamin para conectar o clamper, e utilizando as tomadas do pc e monitor NO clamper.

 

Gostaria de saber se isso é um problema, ou posso utilizar sem medo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PedraX disse:

Isso significa que essa tomada não está aterrada. voce deve verificar se realmente a instalação não possui fio terra, se tiver o ideal é trocar a tomada.

realmente não está, na verdade, nenhuma tomada daqui de casa possui o devido aterramento, apesar de algumas possuírem 3 pinos.

 

Por mais que meu padrasto seja o eletricista da casa, não vai dar pra pedir pra ele trocar por agora, por isso estou usando esse benjamin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, JeanVP disse:

realmente não está, na verdade, nenhuma tomada daqui de casa possui o devido aterramento, apesar de algumas possuírem 3 pinos.

 

Por mais que meu padrasto seja o eletricista da casa, não vai dar pra pedir pra ele trocar por agora, por isso estou usando esse benjamin.

 

Não vai adiantar trocar a tomada, se a casa não for aterrada, se não tiver a barra de cobre enterrada, serviço feito pela operadora de energia. A MENOS q ele como eletricista, saiba e faça o serviço.

 

Moro em casa, e aqui no rio é 110v, o técnico já veio aqui e falou q ela não precisaria ser aterrada, já q aqui na minha vila ela é mono fase. Os pcs aqui em casa estão todos ligados a tomada sem aterramento. (eu até fiz uma gambiarra, furando o chão e colocando um parafuso de cobre de uns 15cm como aterramento "meia boca", mas já me falaram q não adianta, mas depois q fiz isso, o gabinete parou de dar choque)

 

Eu não sou técnico de eletrônica e nem de informática, mas aqui em casa tenho um pc q tive q usar um T para poder plugar o filtro de linha, porque a tomada é de 2 pinos, e até agora não tive problema (já está assim desde quando eu comprei o filtro de linha da Upsai, já faz uns 6 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, SergioP disse:

 

Não vai adiantar trocar a tomada, se a casa não for aterrada, se não tiver a barra de cobre enterrada, serviço feito pela operadora de energia. A MENOS q ele como eletricista, saiba e faça o serviço.

 

Moro em casa, e aqui no rio é 110v, o técnico já veio aqui e falou q ela não precisaria ser aterrada, já q aqui na minha vila ela é mono fase. Os pcs aqui em casa estão todos ligados a tomada sem aterramento. (eu até fiz uma gambiarra, furando o chão e colocando um parafuso de cobre de uns 15cm como aterramento "meia boca", mas já me falaram q não adianta, mas depois q fiz isso, o gabinete parou de dar choque)

 

Eu não sou técnico de eletrônica e nem de informática, mas aqui em casa tenho um pc q tive q usar um T para poder plugar o filtro de linha, porque a tomada é de 2 pinos, e até agora não tive problema (já está assim desde quando eu comprei o filtro de linha da Upsai, já faz uns 6 anos.

Obrigado pelas informações!
De qualquer forma, alguma hora vou pedir pra ele aterrar a casa. Mas por enquanto realmente tá fora de cogitação.

 

essa tática do parafuso de cobre já tinha feito a uns tempos atrás.

 

Meu padrasto pegou uma barra de ferro de pelo menos uns 20m, e meteu no chão enrolado com um cabo de cobre. O gabinete tinha parado de dar choque por um tempo, mas acabamos tirando essa barra por algum motivo que nem lembro mais, haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar clamper em tomadas não aterradas pode deixar os equipamentos energizados.

Aqui em casa não tem aterramento, fiz justamente esse esquema com benjamin + clamper e o gabinete começou a dar choque.

 

Não sei dizer se acontece em 100% dos casos, mas já vi mais pessoas tendo o mesmo problema quando usado nessas condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Takedo disse:

Usar clamper em tomadas não aterradas pode deixar os equipamentos energizados.

Aqui em casa não tem aterramento, fiz justamente esse esquema com benjamin + clamper e o gabinete começou a dar choque.

 

O meu dava choque, fiz um aterramento "meia boca" e parou de dar. Ai emprestei o pc para o meu cunhado e coloquei outro no mesmo filtro de linha, mas sem o aterramento meia boca q tinha feito, e esse gabinete nem está dando choque, é um gabinete diferente e fonte diferente. A fonte era "real" e ela acabou dando pau da casa dele.

Agora não sei se era realmente a fonte ou o gabinete q fazia dar choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evita sempre usar tomada T

Não é frescura ou coisa de quem é precioso d+. Se você tem dinheiro para comprar tudo novo caso queime, pode usar tranquilo.


Mas se você ficaria apertado ou não teria como comprar um PC novo, não use.


Isso é só um dos problemas. Não é bom utilizar iClamper 5 sem aterramento. É melhor utilizar só o DPS iPocket e uma régua decente tipo essa 

https://www.tramontinastore.com/extensao-multipla-5-tomadas-2p-t-10-a-250-v-tramontina-3-m_57504030/p?idsku=57504030&gclid=EAIaIQobChMIutHzgLzS9QIVgQ6RCh20fQmPEAQYBCABEgKPePD_BwE

 

Só que antes de fazer isso você deveria chamar um eletricista para trocar as tomadas e fazer aterramento


Clamper 5 ou 8 ou qualquer outro filtro de linha com capacitor Y entre fase/neutro-terra vai jogar uma corrente na carcaça e pior ainda pode prejudicar o próprio neutro da residência fazendo com que coisas sensíveis como SSD, HDD e placa-mãe sejam afetados por escorrer corrente em partes que não deviam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fica em paz irmão pode usar sim segue a a resposta no site oficial

 

 

'Mesmo a residência não possuindo aterramento posso utilizar os protetores da linha Plugue & Use?

Resposta = Sim. Na falta do condutor de terra o protetor efetuará o dreno do surto elétrico pelo condutor de neutro.'

 

https://www.lojaclamper.com.br/institucional/duvidas-frequentes

 

e no caso não vai correr carga eletrica pois sera descarregado no neutro.

 

isso no caso esta no site do fabricante em si então vamos rever os conceitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

 

O que é a tecnologia SFLP?

Resposta = Signal Line Full Protection é uma tecnologia exclusiva da Clamper que garante a proteção da linha de dados mesmo sem a presença do condutor de aterramento. Esta tecnologia está disponível para os protetores combinados da linha Plugue e Use Clamper que são: CLAMPER Energia + Cabo, CLAMPER Energia + Tel, CLAMPER Energia + Ethernet, CLAMPER Energia + Ethernet PoE, CLAMPER MultI Proteção 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SergioP Eu tenho o protetor CLAMPER Energia + Cabo e ele tem o pino do terra removível, mas não sabia que era por essa tecnologia "SFLP". Olhando para o CLAMPER Energia + Cabo, eu não consigo ver nada além de 3 varistores, 2 fusíveis térmicos e um centelhador a gás na parte do cabo coaxial. Onde estaria essa tal tecnologia SFLP!? Até mesmo pra saber como funciona, pergunta de leigo total mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Keibel disse:

@SergioP Eu tenho o protetor CLAMPER Energia + Cabo e ele tem o pino do terra removível, mas não sabia que era por essa tecnologia "SFLP". Olhando para o CLAMPER Energia + Cabo, eu não consigo ver nada além de 3 varistores, 2 fusíveis térmicos e um centelhador a gás na parte do cabo coaxial. Onde estaria essa tal tecnologia SFLP!? Até mesmo pra saber como funciona, pergunta de leigo total mesmo.

 

Não sei, tb gostaria de saber.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2022 às 14:06, Takedo disse:

Usar clamper em tomadas não aterradas pode deixar os equipamentos energizados.

Aqui em casa não tem aterramento, fiz justamente esse esquema com benjamin + clamper e o gabinete começou a dar choque.

 

Não sei dizer se acontece em 100% dos casos, mas já vi mais pessoas tendo o mesmo problema quando usado nessas condições.

isso já estou acostumado.
antes, sem usar o T, direto na tomada do meu quarto, o problema continuava, então eu realmente acho que seja falta de aterramento geral mesmo.

Obrigado a todos que contribuíram para as respostas :)

No geral, a resposta é sim, mas não é muito recomendado, certo?

 

Sobre o aterramento, não tem muito o que fazer por agora, sinceramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...