Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ideias para atividade relacionada a comandos básicos de Linux

OIniciante
Ir à solução Resolvido por OIniciante,

Posts recomendados

bom dia, boa noite ,boa tarde , pessoal queria saber se alguém poderia me explicar como resolvo essas partes de uma atividade que eu tenho de fazer, alguém poderia me explicar?  não entendi de primeira e precisava entregar. se alguém poder me responder correto fico agradecido, alem disso vou aprender com vocês..., na resposta e so pra colocar o comando em baixo de cada uma.

Gerenciamento de arquivos, usuários/grupos e permissões.
Atividade 1

1) Verificar em qual diretório você se encontra.

2) Criar a seguinte estrutura de diretórios dentro do /home/seu_usuario:
    Crie uma pasta chamada ti, dentro desta pasta crie a pasta Cursos, dentro da pasta cursos crie os seguintes diretórios: tec_inf e tec_redes. Dentro da pasta tec_inf crie duas pastas: aulas e trabalhos. Faça o mesmo processo para a pasta tec_redes. A estrutura deve ser criada com um único comando.

3) Entrar na pasta ti

4) Criar um arquivo chamado “aula1”, usando o comando “nano”, contendo o seguinte texto: “ É possível criar um arquivo de texto com o comando nano, dessa forma, ao criar o arquivo, o mesmo já é aberto para edição.” Após digitar o texto, tecle ctrl O para salvar, tecle um Enter para confirmar o nome do arquivo. Para sair do editor nano tecle ctrl X.

5) Duplicar o arquivo aula1 para aula2 e aula3. Atenção, isso deve ser feito com o comando(cp -r).

6) Copiar os arquivos de aula (utilizar caractere coringa: aula*) para a pasta tec_info criado anteriormente. (cp -r)

7) Exibir todos os arquivos da pasta tec_info com seus detalhes ( permissões de acesso, data, hora de criação, tamanho).

Mudar a permissão de acesso do arquivo aula1 para  rwx r-x r-x

9) Mudar a permissão de acesso do arquivo aula2 para rwx r- - r- -

10) Crie a pasta tibackup no home do usuário e copie toda a pasta tec_info, para dentro do /home/seu_usuario/tibackup. Obs: Não esqueça de utilizar o parâmetro -R para que seja copiado todo o conteúdo da pasta.

11) Deletar os arquivos de aula na pasta /home/seu_usuario/ti/cursos/tec_info

12) Entrar na pasta /home/seu_usuario/ti

13) Renomear o arquivo aula1 para arquivo1

14) Listar todos os arquivos da pasta /bin e guardar essa lista em um arquivo chamado “listabin” (É possível redirecionar o resultado de um comando ls e, ao invés de mostrá-lo na tela, guardar em um arquivo .txt. para isso, basta usar o sinal > seguido do nome do arquivo que se deseja criar com o resultado).

15) Qual é o comando que apaga uma pasta vazia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comandos Básicos Linux

Permissões de acesso a arquivos e diretórios

Leia com atenção, 1 ou 2 vezes, vá testando os comandos, que você vai aprender. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Ferox Graxaim alterou o título para ideias para atividade relacionada a comandos básicos de Linux

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Como se tornar um desenvolvedor full-stack

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!