Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

recursos que devo considerar ao selecionar o celular, o que será útil para viage


Posts recomendados

Olá, sou estudante universitário que está seguindo a gestão de turismo e hospitalidade, que adora viajar e passear. Atualmente estou usando o telefone Samsung J2, mas ele continuou descansando e desligando aleatoriamente. por isso estou querendo comprar um novo telefone, pois sou compatível com dispositivos anoróides, o que devo considerar ao selecionar um celular?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pensa em viajar e usar o celular para navegação (no carro ou mesmo à pé), sugiro escolher algum com tamanho de tela acima de, no mínimo, 5 polegadas. Abaixo disso pode ser difícil para visualizar mapas.
Outro ponto é a bateria. O ideal é você ver sites que façam testes comparativos confiáveis, mas, em geral, uma bateria de 5000 mAh tem capacidade de durar um dia inteiro com 4G ligado (você só precisaria carregar de novo à noite, quando voltar para o hotel)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emina Ornaldo Quanto pretende gastar?

Hoje o melhor custo/benefício que posso indicar que está amplamente disponível no mercado é o Motorola G60. É completo, tem 6000 mAh de bateria e todos os recursos desejáveis com bom desempenho e armazenamento. 

Acima dele teria que pesquisar com calma observando quanto você deseja gastar e o que é importante para você especificamente. Se não está acostumada a observar as características dos celulares, recomendo que comece a aprender usando o site gsmarena: https://www.gsmarena.com/motorola_moto_g60-10861.php

Ele permite a você comparar este modelo com outros, destacando as diferenças de especificações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito acima, tela grande e bateria, e claro, um celular que aguente os apps e que não te faça o tacar na parede, outra boa recomendação é o Redmi Note 10, por mais que eu não goste do sistema, e seja inferior no Chipset comparado com o G60, ele tem uma tela melhor, uma bateria melhor em todo quesito, tem um som Estéreo e tem uma câmera melhor, outras recomendações minhas são o Poco X3, Galaxy A32, de usado o S10+ (Que é o meu preferido nesse caso.), e S9+.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sobre recursos:

  • Bateria de 5000 mAh para cima é padrão de mercado hoje, não compre menos do que isso.
  • Tela de preferência Gorilla Glass para ser mais resistente à quebra e arranhões (não use película, as telas hoje já tem proteção contra arranhões superior às melhores películas).
  • Processador octa core é o padrão hoje. O modelo e desempenho vai depender do quanto você tem para gastar.
  • memória RAM hoje recomendo 4 GBs ou mais. 4 GBs já são mais que suficiente para uso sem lentidão.
  • Tela com resolução e tamanho razoáveis, mas isso é subjetivo já que todos os smartphones medianos hoje tem alta resolução (incluindo o G60).
  • Compatibilidade com a versão de android mais recente. 
  • Ter sido lançado relativamente recentemente para ainda ter boa perspectiva de updates futuros.
  • Ter os GPSs mais populares, como o A-GPS, Glonass e Galileo.
  • Ser USB-C, jamais compre qualquer outro tipo de conexão.
  • Ter NFC se você quiser que seu celular te salve na hora de pagar a conta e você tiver esquecido a carteira.
  • Saída de fone 3.5 mm se quiser reaproveitar seus fones antigos.
  • Fast charging é opcional, pois afinal de contas isso é bom para quando você está com muita pressa, mas é raro ser tão necessário que valia a pena sacrificar a vida útil da bateria, sendo que todo fast charging acelera a degradação da bateria.
  • Câmera de Selfie com flash é uma boa se você usa muito.
  • Megapixels e número de câmeras são características extremamente subjetivas. O que importa é a qualidade e isso você só sabe lendo sobre testes (o site que citei costuma ter reviews bem detalhados das câmeras).
  • Se o telefone tiver certificação de proteção, sempre é uma boa. Meu antigo era IP68 e sobreviveu invicto a todos os acidentes aquáticos, que foram mais frequentes do que os que tive com celulares sem esse tipo de proteção. A sacanagem é que telefones intermediários com esse recurso hoje são raríssimos.
  • Bom preço.
  • Android One. Não confunda com o ONE UI da samsung, que é uma roubada como tudo do sistema da marca. Android ONE é um sistema limpo, sem bloatware e mil e um aplicativos rodando em segundo plano, devorando sua bateria e reduzindo a performance mesmo quando você nunca quis ou precisou deles. A motorola hoje tem muitos aparelhos com Android One, mas creio que este não é um deles. Pelo menos ela não tem tanto bloatware quanto a samsung teria.

Por fim, compre uma capinha com amortecedores, sendo que uma das melhores é coincidentemente uma das mais baratas: 

Capa-Anti-Shock-Samsung-Galaxy-M12-pelicula-De-Vidro-3d-Transparente_1630674467_g.jpg

Essas quinas são conhecidas como antichoque. Elas salvam o celular na maior parte das quedas. Só uma queda de tela não seria salva com uma dessas, e o preço normal delas não costuma chegar a 20 reais. Tem lojas aos montes que vendem esse modelo personalizado com imagens e coloridos à sua escolha. 

Mais uma vez, não use película: quando não tínhamos telas reforçadas elas eram úteis, hoje só dificultam o uso do aparelho e protegem de arranhões que nela serão evidentes, mas na tela original do aparelho dificilmente aconteceriam. Películas hoje são lixo tecnológico que o mercado viciou os consumidores, mas que mais atrapalha do que ajuda como tantas outras coisas que as pessoas continuam usando por falta de informação... Afinal, a maioria ainda acha que baterias viciam como 20 anos atrás.

8 minutos atrás, Pepse disse:

uma bateria melhor em todo quesito

oi? Mas ele tem 5000 mAh, como pode ter bateria melhor? Fast Charging ele tem "melhor", mas hoje é consenso que isso é mais maléfico do que benéfico para qualquer bateria, e quanto mais rápido a carga mais degradação a bateria sofre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

oi? Mas ele tem 5000 mAh, como pode ter bateria melhor? Fast Charging ele tem "melhor"

Essa bateria é pior só no papel, por que o Redmi Note 10 consome menos bateria.

 

Redmi Note 10

image.png.86d46708358c2edd80286b640ab07bfd.png

 

Moto G60

image.png.229d8e984e4bca438bce2bb15b0f264f.png

 

O Snapdragon 678 consome menos, tem uma tela de 60 Hz e a MIUI fecha os apps em segundo plano que não são úteis, diferente do G60, que tem um Chipset que consome mais, uma tela de 120 Hz e por ter Android puro, deixa tudo aberto de fundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Pesquisei aqui, realmente só de ser 60 Hz a tela já tem uma queda significativa no consumo de bateria. No entanto eu ainda optaria pelo de 120 Hz levando em consideração de que a taxa de atualização maior reduz o efeito olhos cansados. No geral a bateria do Note 10 é inferior, mas a tela ter menor qualidade, menor taxa de atualização e o sistema ter otimizações realmente contribui para que dure um pouco mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Eu tinha postado em outro tópico pro engano... kkkkk... 

 

Ah, e uma coisa que eu tinha ignorado, o Redmi não tem tela inferior, na verdade ela é super amoled e só perde no quesito taxa de atualização menor. Ela é Gorilla Glass 3, então leva a melhor em durabilidade também. Hummm... apesar da minha resistência à Redmi, ainda acho uma ótima opção. Eu iria de moto por que realmente gostei dos meus últimos aparelhos da marca, especialmente por serem android one. A questão de aplicativos prévios abertos eu sempre configuro, independentemente do aparelho, para dar kill em apps que saem de evidência, algo que todo android tem no developer options. Enfim, dá para ter bateria melhor otimizando as configurações, mas se a pessoa não tem paciência para tanto o redmi é melhor em bateria sim.

Amoled consome muito menos.

 

Faz horas que postei isso.

 

@Emina Ornaldo Esqueci de mencionar o que minha esposa comprou: Samsung Galaxy A72

Além de ter tela Amoled e gorilla glass 5, ainda tem IP67, que é resistência a líquidos e poeira com imersão de até um metro por até 30 minutos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na MINHA opinião @WOZ Dods, não gosto nem de Motorola, e nem de Xiaomi, vejo problema demais no sistema da Xiaomi, e a experiência ruim que tive com os Motorola me afasta muito deles, eu prefiro ficar só na Samsung mesmo, eu tive um Moto G7 (2019) e a experiência que eu tive com esse celular definitivamente não foi boa, veja o porquê.

 

Bateria frágil demais, esse G7 precisa passar o dia todo em carga, é lento, bem lento mesmo, tem uma câmera terrível e esquenta muito.

 

Hoje tenho o A8+ que era do meu pai, o celular já foi muito surrado, e permanece intacto (Só com a traseira trincada depois de anos.), e apesar de ter um Hardware parecido com o do Moto G7, o celular é muito superior em todo quesito existente, e inclusive, olha só a diferença dos celulares hoje em dia...

 

(Só um adendo, o Moto G7 ficou comigo por 6 meses, e já apresentava muitas manchas na traseira, depois foi passado pra minha mãe, que deixou basicamente engavetado, e depois pro meu irmão, que só usa pra assistir.)

 

A8+

IMG_20220128_113502.thumb.jpg.4d6074a438470ad2253f9ace8f9b0daf.jpg

 

Ambos são de vidro.

 

Moto G7

20220128_113218.thumb.jpg.8e9a9ed836c315c4afd702dd594d5c42.jpg

 

Eu espero que a Motorola tenha melhorado seus celulares, mas pelo menos comigo, a experiência nunca foi tão boa assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Tive um milestone 2, um outro menor que não lembro o nome, mas foi um dos melhores e mais duráveis da época. Tive um X4 (à prova d'água) e agora um One Vision. Tive ASUS, Samsung, Sony e mais um outro que não lembro. Tive muitos nokia na época do Symbian. Samsung fiquei longe desde o começo por causa de aparelhos de clientes e parentes. O Samsung que tive não lembro qual foi, mas foi um dos Galaxy antigos (antes do S5 se não me engano), foi só transtorno, troquei rapidinho por um Motorola com tela relativamente menor, mas muito mais funcional e com 1% dos bloatware. 

Até hoje tenho pirraça de Samsung por cauda de tantas experiências ruins que tive com a marca. Clientes e familiares sempre me pediram para reparar aparelhos cujos problemas começavam muito cedo. Até o J7 e o A21 que peguei para reparar por último estavam deploravelmente lentos pela falta de gerenciamento inteligente de RAM e aplicativos/serviços da Samsung. O A31 de um cliente funcionou lindamente e achei que ia indicar para outras pessoas até ver que não tinha NFC. O S7 da minha esposa quebrou a tela tombando da cama, isso com uma capinha boa e prometendo ter tela resistente... O meu X4 e meu ASUS estilhaçaram as telas, foram os dois que perdi tela e comprei novas na china, troquei e continuaram funcionando até acabar... Amei ASUS até pegar o primeiro Motorola com Android One...

 

Enfim, minha pirraça com Samsung é os setecentos e cinquenta aplicativos Samsung que ele tem pré instalados que tornam o uso do aparelho tão difícil e chato. A primeira vez que fui desligar um com Bixby quase tive uma síncope de tanta raiva, isso por que o aparelho tinha sido submergido em água e precisava ser desligado para não morrer... 

 

Redmi nunca usei, mas já brinquei um pouco com uns e com pocophones também, mas não vi nada demais...

 

A meta agora é pegar um da nova Nokia para experimentar.

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

aparelhos cujos problemas começavam muito cedo

Os problemas mais chatos, por sinal, são sempre de interface.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...