Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar um pc pra minerar criptomoeda?


Posts recomendados

Na hora de montar um pc para minerar, você precisa ter em mente que demora um pouco pra ter retorno, questão 6 a 8 meses, então é bom investir com uma grana que tu não vai precisar usar nesse meio tempo

 

Pra iniciar você precisa aprender como as moedas funcionam: Cada cripto roda em cima da sua própria blockchain, tem algoritmos de hash, consumo de energia, dificuldades de mineração e valor de trade diferentes uma da outra. Na hora de montar sua rig você precisa já ter em mente qual moeda quer minerar, o hardware necessário, o consumo energético e qual os ganhos mensais você vai esperar. Por isso, eu recomendo começar aprendendo a usar o site What To Mine, que já trás essas informações já prontas e você pode já fazer os cálculos automaticamente pela plataforma mesmo

 

Mas na minha experiência montando rig pro pessoal, a galera costuma monta máquinas pra minerar etherem, mas eu não apostaria muito nessa moeda, já que em dezembro de 2022 eles vão mudar a tecnologia de validação das transação e vai acabar com a mineração, tendo até o risco do valor dela cair por causa disso. Mas se tu quiser mesmo assim, vai de RTX 3060, que o valor ta baixo por causa do LHR (limitador de potencia para mineração) e ainda pode minerar duas criptos ao mesmo tempo com o T-rex, uma usando 30% do processamento e outra usando 70%. A galera costuma deixar 30% ethereum e 70% Ergo ou Raven, mas pra substituir o etherem eu rodaria 30% Raven e 70% Ergo

 

Mas que nem eu disse, o mercado é muito dinâmico e pode ser que essa config pra mineração não seja a melhor daqui a algum tempo, então sempre consulte o What To Mine

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Gabriel Grechuk disse:

Na hora de montar um pc para minerar, você precisa ter em mente que demora um pouco pra ter retorno, questão 6 a 8 meses, então é bom investir com uma grana que tu não vai precisar usar nesse meio tempo

 

Pra iniciar você precisa aprender como as moedas funcionam: Cada cripto roda em cima da sua própria blockchain, tem algoritmos de hash, consumo de energia, dificuldades de mineração e valor de trade diferentes uma da outra. Na hora de montar sua rig você precisa já ter em mente qual moeda quer minerar, o hardware necessário, o consumo energético e qual os ganhos mensais você vai esperar. Por isso, eu recomendo começar aprendendo a usar o site What To Mine, que já trás essas informações já prontas e você pode já fazer os cálculos automaticamente pela plataforma mesmo

 

Mas na minha experiência montando rig pro pessoal, a galera costuma monta máquinas pra minerar etherem, mas eu não apostaria muito nessa moeda, já que em dezembro de 2022 eles vão mudar a tecnologia de validação das transação e vai acabar com a mineração, tendo até o risco do valor dela cair por causa disso. Mas se tu quiser mesmo assim, vai de RTX 3060, que o valor ta baixo por causa do LHR (limitador de potencia para mineração) e ainda pode minerar duas criptos ao mesmo tempo com o T-rex, uma usando 30% do processamento e outra usando 70%. A galera costuma deixar 30% ethereum e 70% Ergo ou Raven, mas pra substituir o etherem eu rodaria 30% Raven e 70% Ergo

 

Mas que nem eu disse, o mercado é muito dinâmico e pode ser que essa config pra mineração não seja a melhor daqui a algum tempo, então sempre consulte o What To Mine

 

10 horas atrás, Gabriel Grechuk disse:

RTX 3060

Oi Gabriel, obrigado pelo retorno, já estou ligado sobre os itens iniciais de sua fala. Valeu mesmo. Nem queria eth pois é isso que falou... difícil e vai mudar pra PoS né... pensei na ergo, monero etc.

A dúvida é como descobrir as peças que se encaixam sem incompatibilidade com essa RTX 3060?

Gratidão again

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2022 às 22:57, Gabriel Grechuk disse:

Na hora de montar um pc para minerar, você precisa ter em mente que demora um pouco pra ter retorno, questão 6 a 8 meses

Se o ROI fosse 6~8 meses, eu me desfaria imediatamente de todos os meus investimentos e colocaria tudo em rig de mineração. Sério. Esse tempo não paga nem a placa de vídeo, nem com a energia elétrica extremamente barata. O tempo real, considerando o aumento da dificuldade ao longo do tempo e variações do mercado, tá mais pra casa dos 12~24 meses.

 

Em 28/01/2022 às 22:57, Gabriel Grechuk disse:

Na hora de montar sua rig você precisa já ter em mente qual moeda quer minerar

É indiferente. A moeda que você vai minerar é ether em 99% dos casos e, mesmo que não fosse, isso não faz diferença no hardware que você vai montar. A não ser que estivesse pensando em minerar btc, caso no qual precisaria de ASICs. Eventualmente estouram outras moedas que valem mais a pena de forma transiente, por dias ou semanas, mas o grosso é de ether mesmo.
 

Em 28/01/2022 às 22:57, Gabriel Grechuk disse:

já que em dezembro de 2022 eles vão mudar a tecnologia de validação das transação e vai acabar com a mineração

Não tem data certa. A previsão atual é até final de 2022, mas já foi adiada várias vezes e provavelmente vai ser adiada de novo.
 

Em 28/01/2022 às 22:57, Gabriel Grechuk disse:

mas pra substituir o etherem eu rodaria 30% Raven e 70% Ergo

O que te daria aproximadamente metade do lucro de minerar apenas eth, dobrando o seu ROI pra 24~48 meses... E tem o fator volatilidade envolvido também. Se/quando rolar mais um inverno cripto, uma possibilidade é que o investimento fique trancado e sem retorno por alguns anos.

@Sandro3636 Minha opinião é que nesse momento é extremamente arriscado (e portanto desaconselhável) pagar 3~4k numa 2060 ou 4~5k numa 3060 (que ainda vai ser LHR e você vai ter que usar drivers específico e dummy numa saída de vídeo) pensando nelas como investimento. Isso sem falar no resto do hardware, uma fonte gold/platinum, ventoinhas, placa-mãe e suporte adequados.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Shaman93 disse:

O tempo real, considerando o aumento da dificuldade ao longo do tempo e variações do mercado, tá mais pra casa dos 12~24 meses

A ultima rig que eu montei o rapaz conseguiu retorno em 8 meses, mas se bem que montei faz uns 2 anos quando a moeda tava pegando uma tração e a dificuldade de mineração era menor, então talvez seja por isso eu acabei me enganando enquanto ao tempo do ROI

 

19 minutos atrás, Shaman93 disse:

O que te daria aproximadamente metade do lucro de minerar apenas eth, dobrando o seu ROI pra 24~48 meses...

Mas é igual eu disse, uma hora não vai ter mineração de ethereum pra ter o ROI em 12 meses; e com a rig já montada, não ter prejuízo já é lucro. Provavelmente o valor do ethereum vai despencar com os mineradores desesperados pra transformar seu eth em dólares e o de alguma outra moeda vai subir pra substituir ele conforme os mineradores vão migrando pra elas

 

20 minutos atrás, Shaman93 disse:

Minha opinião é que nesse momento é extremamente arriscado (e portanto desaconselhável) pagar 3~4k numa 2060 ou 4~5k numa 3060 (que ainda vai ser LHR e você vai ter que usar drivers específico e dummy numa saída de vídeo) pensando nelas como investimento. Isso sem falar no resto do hardware, uma fonte gold/platinum, ventoinhas, placa-mãe e suporte adequados.

Nesse ponto eu concordo, se for montar o hardware pensando em minerar ether ta bem arriscado, eu esperaria passar o merge do ethereum e acompanharia o mercado de mineração pra ver quais criptos compensaria você ir minerando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shaman93 disse:

A previsão atual é até final de 2022, mas já foi adiada várias vezes e provavelmente vai ser adiada de novo.

Li que o próprio Vitalik disse que ia demorar uns 5 anos..

2 horas atrás, Shaman93 disse:

que ainda vai ser LHR e você

eu ia perguntar isso, por que vale a pena usar um com LHR? Pois é mais barato? Mas se me limitar a atividade?... 

E outr a pergunta, posso usar esse pendrive dummy? Como funciona?

2 horas atrás, Shaman93 disse:

4~5k numa 3060 (que ainda vai ser LHR e você vai ter que usar drivers específico e dummy numa saída de vídeo)

E qual placa (custo/benefício) você sugere? Obrigadops, 

ps, claro, levando em consideração todos os itens dito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sandro3636 O processador mais barato possível, junto com uma placa-mãe com várias entradas PCI-E (pra conectar mais placas eventualmente). Você encontra algumas placas-mãe específicas pra mineração com até 8~20 slots. Importante pegar uma fonte com ótima eficiência energética, mínimo Gold, mas preferencialmente Platinum ou Titanium.
 

Em 31/01/2022 às 11:29, Sandro3636 disse:

eu ia perguntar isso, por que vale a pena usar um com LHR? Pois é mais barato? Mas se me limitar a atividade?... 

E outr a pergunta, posso usar esse pendrive dummy? Como funciona?

LHR é uma versão capada por software, rende bem menos na mineração. Tem um driver específico que foi lançado ("por engano") que remove essa limitação e deixa o desempenho próximo da 3060 normal. O dummy é pra 'enganar' a placa, outro problema que emerge dessa solução. Quando o monitor apaga (ou a placa não está conectada a um monitor) o hash rate despenca. O dummy 'engana' a placa, fazendo ela se comportar como se estivesse plugada a um monitor ligado o tempo todo, mantendo o hash rate elevado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

dummy 'engana'

pequei um desse tb... é simples usar?

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

processador mais barato possíve

porque? ele não interfere tanto? Na verdade tá tudo caro, e queria de fato economizar em tudo agora...

5 minutos atrás, Shaman93 disse:

mínimo Gold

de 600w?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2022 às 09:23, Sandro3636 disse:

monero

Monero você só consegue minerar efetivamente com o processador, com placa de vídeo vai ganhar mizéria. E mesmo com o processador não vale muito a pena, demora em torno de 20+ meses pra se pagar (com um processador escolhido pensando nessa finalidade) e provavelmente daqui a 1 ano a moeda estará rendendo metade do que rende hoje em mineração.

 

@Sandro3636 Pra minerar com a placa de vídeo você não precisa de um processador bom, coloque um processador barato de baixo TDP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...