Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento do processador (de novo)


Posts recomendados

Pessoal, há mais ou menos 2 semanas eu abri um tópico (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1582537-processador-superaquecido-em-jogos/#comment-8341543) sobre o superaquecimento do meu processador. Ele estava batendo 100ºC durante jogos. Na época eu substitui o watercooler (era um Corsair H45) pelo coolerbox da Intel e as temperaturas voltaram ao normal (em torno de 50ºC-65ºC durante os jogos). Pensando que o problema era o cooler e sem tempo pra esperar a garantia, adquiri um novo watercooler e fiz a instalação na data de hj e pra minha surpresa as temperaturas novamente bateram 100ºC com 10min de jogatina. Então a não ser que o novo watercooler esteja com problema de fábrica, algo está errado, mas só quando coloco watercooler.
Estou com receio de que o problema seja com a conexão da bomba, mas não sei como confirmar essa hipótese. Ela está conectada no CPU-OPT (mas já testei também no CHA-FAN1 e CHA-FAN2 e não teve nenhuma alteração)
Pensei até em atualizar a BIOS, mas como é um procedimento "arriscado" pelo que dizem, estou receoso e ainda não fiz.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo e pode ajudar?

Minhas configurações: Processador: i5 10400F
placa-mãe: ASUS B460m plus TUF
Watercooler anterior: Corsair H45
Watercooler atual: Cooler Master ML240l
Fonte: Corsair CV 550w Bronze

Placa de vídeo: RTX 2060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Pedro Cruvinel disse:

Pessoal, há mais ou menos 2 semanas eu abri um tópico (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1582537-processador-superaquecido-em-jogos/#comment-8341543) sobre o superaquecimento do meu processador. Ele estava batendo 100ºC durante jogos. Na época eu substitui o watercooler (era um Corsair H45) pelo coolerbox da Intel e as temperaturas voltaram ao normal (em torno de 50ºC-65ºC durante os jogos). Pensando que o problema era o cooler e sem tempo pra esperar a garantia, adquiri um novo watercooler e fiz a instalação na data de hj e pra minha surpresa as temperaturas novamente bateram 100ºC com 10min de jogatina. Então a não ser que o novo watercooler esteja com problema de fábrica, algo está errado, mas só quando coloco watercooler.
Estou com receio de que o problema seja com a conexão da bomba, mas não sei como confirmar essa hipótese. Ela está conectada no CPU-OPT (mas já testei também no CHA-FAN1 e CHA-FAN2 e não teve nenhuma alteração)
Pensei até em atualizar a BIOS, mas como é um procedimento "arriscado" pelo que dizem, estou receoso e ainda não fiz.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo e pode ajudar?

Minhas configurações: Processador: i5 10400F
placa-mãe: ASUS B460m plus TUF
Watercooler anterior: Corsair H45
Watercooler atual: Cooler Master ML240l
Fonte: Corsair CV 550w Bronze

Placa de vídeo: RTX 2060

Já tentou pega uma pasta térmica de qualidade para usa com seu water cooler e você lembro de tira o plástico que fica em baixo do dissipador de calor, já peguei muitos  pcs com problema de super aquecimento por que  os cara esqueceu  de tira o plástico da parte de baixo do water cooler e esse seu gabinete ai como é o airflow dele?,  "seu gabinete ele é amplo ou apertado"? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Cruvinel Como sua placa é uma ASUS, ela não tem o conector CPU PUMP? Você tem que verificar se a bomba está sempre em 100%, qualquer que seja o conector aí. você vai no BIOS e olha as informações, se não estiver em 100% configure-o assim.

Onde você instalou este radiador? Na parte da frente do gabinete? A bomba está presente no block ou no radiador?

Edit: Pelo que pesquisei aqui a bomba está no block. O radiador tem que ficar com a entrada das mangueiras viradas para baixo e não pra cima, ok?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaio Lima 2020 Eu estou usando a Therma Silver em todas as instalações. Pelo que vi, é uma pasta térmica bem ok, né?

Sobre o plástico, eu removi sim aquele que vem na bomba antes de fixar no processador.

@Phoenyx entao, não tem o conector CPU-PUMP nela. Eu até procurei, olhei no manual, mas realmente não tem. No lugar acho que só a CPU-OPT.

Vou checar a BIOS pra ver como está a potência da bomba, mas como ela é de 3 pinos, deve estar automaticamente em 100%.

O wC tá instalado na parte superior. Eu tenho 3 fans na frente, puxando o ar, 2 na parte superior (as do WC) e 1 na parte traseira expulsando o ar.

O modelo do meu gabinete é o pichau pouter 3. É um modelo bem espaçoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Cruvinel Presta atenção tmb se você fixou este block direito aí. Algumas placas mãe possuem backplate, e o block possui o dele, se houver diferença de alturas pode estar ocorrendo mau contato, ou ausência total de pressão sobre o CPU, o que poderia ocasionar estas temperaturas aí.

O block tem que estar bem firme, com bastante pressão, não pode ficar com folgas não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Eu também pensei nessa hipótese. Chequei aqui os parafusos e tudo está bem firme. Acredito que não haja nenhuma folga. também tirei o block pra confirmar e ele estava com pasta térmica, então acredito que ele esteja fazendo contato.

também chequei a BIOS e está tudo ok. Pelas configurações era pra bomba estar trabalhando em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...