Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade na b450m gaming br com Ryzen 3 3200g


Ir à solução Resolvido por Bruno Mendonça Andrade,

Posts recomendados

Olá, eu sou Maycon Douglas e sou novo aqui no Clube do Hardware, vi este fórum por meio da caixa da minha placa-mãe então decidi acessar para tirar algumas dúvidas..

Irei direto ao ponto, Eu tenho um computador com a seguinte configuração:
- b450m gaming br
- 2x8 gb ram DDR4 2666mgz HyperX fury
- Ryzen 3 3200g
- fonte 550W cossair 
- SSD kingston 480gb

Fiquei incomodado com o fato do meu monitor ser full HD mas infelizmente eu ter que jogar em uma resolução mais baixa, ou nativa para poder obter mais fps nos jogos... minha meta atual é conseguir rodar um cs:go em uma resolução maior que a nativa 1366x780 para ter um melhor aproveitamento do monitor e poder aumentar um pouco os gráficos pro jogo ficar mais bonito.. (rs) então tive a ideia de fazer um orçamento só que não sei muito bem por onde começar, minha sugestão foi a seguinte:

 

- Ryzen 5 5600X
- GTX 1650 ASUS tuf-gaming 4gb ddr6 
- 2x8 gb ram DDR4 3200mhz
- dissipador pro vram da placa-mãe porque ela n tem, seria uns 40 pila

(Nota: vi que tem o Ryzen 5 1600 AF porém não achei muita coisa sobre ele e achei o mesmo muito caro pelo preço que encontrei, espero que seja o mesmo.)
Porém, eu tô achando que esse upgrade é muito para minha placa-mãe e não posso comprar todos esses componentes juntos para fazer o upgrade, então foquei apenas na memória RAM e na Placa de vídeo

O que eu gostaria de sabe é:
Posso apenas comprar a placa de vídeo e ter um desempenho legal com o meu processador atual?

Tem alguma placa e vídeo que está mais em conta do que esta GTX? 
Minha placa-mãe aguentaria este upgrade sem perder o desempenho?
Tem alguma outra sugestão de upgrade para fazer com a mesma placa? mudando o processador e tal?

Essa são minhas perguntas por enquanto, não sei como funciona este fórum, mas espero obter alguma resposta, obrigado por ler até aqui 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Sim, sua placa-mãe aceitaria esse upgrade dboa (só lembrar de atualizar a BIOS para suportar o Ryzen 5000). Tenho uma config parecido com a sua (5700G, 1650, 3600MHZ), o 5600X cospe mais fps que o meu, mas as altas frequências da minha memória igualam pro meu lado... resumindo o mesmo desempenho. Nessas settings no meu PC com shaders no alto e o resto no low em 960p em pego uns 600 FPS na base, e uns 300+ fps jogando.

 

3 horas atrás, Maycon D. disse:

Minha placa-mãe aguentaria este upgrade sem perder o desempenho?

Sim. Ainda bem que você se preocupa com os vrms, esse dissipador vai fazer a diferença.

 

3 horas atrás, Maycon D. disse:

Tem alguma placa e vídeo que está mais em conta do que esta GTX?

Nessa faixa de preço não, agora se quiser aumentar mais o orçamento tem RTX 3050 já saindo na faixa de 2600 e RX 6600 por 3200. Mas na casa dos 2000 só essa mesmo.

 

3 horas atrás, Maycon D. disse:

Tem alguma outra sugestão de upgrade para fazer com a mesma placa? mudando o processador e tal?

No csgo, frequência de ram conta muito, se conseguir achar 3600mhz por até uns 40 amais talvez compense.

 

3 horas atrás, Maycon D. disse:

Posso apenas comprar a placa de vídeo e ter um desempenho legal com o meu processador atual?

Vai dar um BUFF de FPS, mas esse processador nem se compara com o 5600X, se eu fosse apostar, diria que iria jogar com 250 fps caindo para 160.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Maycon D. disse:

O que eu gostaria de sabe é:
1- Posso apenas comprar a placa de vídeo e ter um desempenho legal com o meu processador atual?

2- Tem alguma placa e vídeo que está mais em conta do que esta GTX? 
3- Minha placa-mãe aguentaria este upgrade sem perder o desempenho?
4- Tem alguma outra sugestão de upgrade para fazer com a mesma placa? mudando o processador e tal?

1- pode sim, por momento já vai ajudar bastante, mas ainda assim recomendo vender o seu kit atual (no caso o processador e as memórias, vende rapidinho) e depois de vendido fazer o upgrade que você mencionou

 

2- o desempenho da 1650 para 1660 muda bastante, dependendo o preço pode até valer mais a pena, e como no momento você só vai adquirir a placa de vídeo seria legal pegar uma mais "parruda" pra segurar bem e esperar um tempinho a mais para o resto do upgrade

 

Mesmo o csgo sendo um jogo que consome muito mais CPU do que placa de vídeo, ainda assim você daria uma "folga" pro seu processador se usasse uma GPU dedicada então o desempenho melhoraria consideravelmente.

 

3- Aguenta tranquilo, e ao invés de comprar dissipadores para sua MB pode investir em um bom arrefecimento do gabinete e um bom Air Cooler para seu novo processador, sai bem mais caro mas você garante que seu PC dure uns 10 anos ai sem ter nenhuma dor de cabeça.

 

4- Só ia falar que os processadores Ryzen se beneficiam bastante de altas frequências de memória RAM, então o ideal mesmo seria colocar umas de 3600Mhz, de resto está ótimo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs obrigado, eu estava pensando em fazer a compra direta mas fiquei bem preocupado em questão do arrefecimento de meu gabinete, o watercooler eu sei qual vai ser, ele aparenta ser bom até, minha preocupação maior é as ventoinhas que tipo, tô usando duas no gabinete, mas tem espaço para mais quatro (contando as duas do watercooler) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Maycon D. disse:

@Marcelo_gs obrigado, eu estava pensando em fazer a compra direta mas fiquei bem preocupado em questão do arrefecimento de meu gabinete, o watercooler eu sei qual vai ser, ele aparenta ser bom até, minha preocupação maior é as ventoinhas que tipo, tô usando duas no gabinete, mas tem espaço para mais quatro (contando as duas do watercooler) 

Fique tranquilo, com duas no gabinete mais o water cooler ja tá tranquilo, mas se quiser faça um teste por precaução e veja a temperatura do seu sistema em stress

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...