Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Coordenador
Postado

Olá, pessoal!

 

De tempos em tempos, surge um mito na Internet que acaba sendo reforçado por inúmeros vídeos no Youtube com informações completamente erradas. Um mito muito famoso é o de "ativar núcleos do processador nas configurações do Windows" (o que não faz qualquer sentido).

 

Outro mito que se espalhou com a popularidade das APUs Ryzen é referente à VRAM pré-alocada na BIOS. Primeiramente, é necessário deixar claro: esse procedimento não "aloca" memória dedicada para o chip gráfico. Essa é uma conceituação errada.

 

Esse valor reservado na BIOS se refere à uma pré-alocação de recursos. Ou seja, significa que o valor inserido (vamos supor, 2GB) ficará reservado para uso exclusivo do chip gráfico, enquanto o restante do sistema não poderá usar aquela parte da RAM. Portanto, isso é memória compartilhada pré-alocada, e não memória dedicada.

 

Digamos que você tem 2GB pré-alocados. Se você estiver jogando algo que precise de mais VRAM, o chip gráfico automaticamente passará a usar parte da RAM não pré-alocada, compartilhada com o restante do sistema. Se isso não ocorresse, seu computador travaria. Esse consumo extra não vai ser reportado como VRAM no MSI Afterburner, mas sim como aumento do consumo da RAM.

 

Isso significa que pré-alocar uma quantidade maior de memória não é "liberar" mais memória para o vídeo - pois ele usaria mais de qualquer maneira, caso fosse necessário -, mas apenas impedir o restante do sistema de usar aquela parcela reservada. Ou seja, se você pré-alocar 4GB e o jogo precisar de 2.6GB, o chip gráfico irá usar 2.6GB. Se você pré-alocar 2GB, o chip gráfico irá usar os mesmos 2.6GB (e o Afterburner irá reportar 2GB de VRAM em uso e um aumento de 600MB no uso de RAM).

 

Mesmo com 64MB pré-alocados na BIOS, neste teste com um Ryzen 3 2200G, por exemplo, o desempenho foi exatamente o mesmo:

 

image.png

 

Este teste é detalhado e traz explicações:

 

 

Como característica geral, alterar isso não vai melhorar o desempenho do jogo, apenas causar efeito placebo, como demonstrado pelo gráfico e pelo vídeo acima. A única razão para fazer tal procedimento seria forçar algum jogo a detectar mais VRAM para superar alguma trava de recursos pré-programada.

 

Se aumentar isso além do valor estipulado fosse recomendado, a placa-mãe viria com tal opção habilitada por padrão. Há inúmeros vídeos no Youtube sobre isso, e boa parte deles estão repletos de informações incorretas.

  • Curtir 19
  • Obrigado 2
  • Amei 10
  • 2 semanas depois...
Postado

Eu tive essa dúvida semana passada, pois pensei que existisse um meio de aumentar a vram da minha placa integrada. Mas quando fui pesquisar acabei vendo que a maioria das recomendações eram alguns vídeos meio suspeitos no YouTube, então acabei deixando pra lá xD

  • Curtir 4
  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...