Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com essa dúvida.

Tenho um SSD de 240gb para o Windows e programas e tenho 2 discos rígidos, 1 de de 1TB e 1 de 500GB.

Estou usando bastante o computador pra jogar, pro meu curso de programação e assistir vídeos. Recentemente estou jogando Super People, no HD estava travando muito o carregamento, chegando até a dar problemas de "rede" por causa do HD, troquei para o SSD e esses problemas sumiram.

Agora quero fazer um upgrade pro PC e gostaria de saber se é mais recomendado eu pegar um SSD pra por os jogos ou um M.2 com o adaptador PCI (usado na foto como exemplo) já que minha placa-mãe não tem entrada pra M.2, é uma Biostar B350M.

m2adp.jpg

Postado

eu pegaria um SSD sata comum, ja que sua placa-mãe tem 4 portas dela

esses adaptadores as vezes podem apresentar algum tipo de incompatibilidade com a placa-mãe, entao se o intuito é melhorar a velocidade muito mais q o HD, o SSD normal já vai dar tudo q você precisa

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se tem porta PCIe sobrando, recomendo o NVMe.

Primeiro porque é mais recente, se precisar reutilizar é possível usar em outro setup. Segundo porque geralmente os NVMEs tem maior TBW, então duram mais.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Mazo1 disse:

Mas fiquei com 1 pé atrás pelo comentário do @rodrigo.dcvieira.

Pode ser tanto o SSD como M.2, qualquer um com mais de 500GB, preferencialmente mais perto de 1TB.

sua placa não tem slots pci-e sobrando, somente as pcie 1x, que para NVMe não farao qualquer diferenca.. creio q você use placa de vídeo e não vai abdicar do uso dela para usar um adaptador com um NVMe, certo?

entao pra que ficar com gambiarras? esses adaptadores sao bons, sao, mas querendo ou não sao como gambiarras.. eu recomendaria você comprar tais adaptadores no caso de não ter portas sata nenhuma disponivel na placa-mãe, ai sim, com 2 slots pci-e 1x q existem livres na sua placa-mãe, daria em tese para instalar mais 2 ssds M.2 através deles

problema ai alem da possível incompabilidade q pode existir, é a limitacao fisica da sua propria placa-mãe q nem tem slot M.2 NVMe nativo e só conta com um slot pci-e x16 onde você deve conectar sua placa de vídeo..

so pra constar, o adaptador para usar um NVMe precisa de pista x4 no minimo pra funcionar "adequadamente"..

DwBMkcz.png

1982tUT.png

se sua placa-mãe não tem suporte fisico para abrigar tais adaptadores, como é q você vai querer usar um NVMe? impossível!!.. 

ainda q exista adaptadores pra NVMe em pci-e x1, a velocidade do SSD não vai ser totalmente utilizada, o que ao meu ver não faz o menor sentido.. se você compra um SSD rápido e gasta muito pra isso, você quer usufruir dele por completo.. pelo menos assim imagino q a logica se aplique

entao.... coloque um SSD comum e vá curtir sem noias.. eu uso 2 ssds, um NVMe e outro sata comum e pra ser sincero, não vejo é diferenca alguma entre eles.. o NVMe é mais rápido? é sem duvidas, os testes estão ai pra provar isso.. mas eu veria mais resultado mesmo se vivesse transferindo arquivos entre eles, se mexesse com algo q precisasse de mobilidade entre outras unidades, etc.. pra carregar windows, jogos, é tudo a mesma coisa!!!

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mazo1 disse:

@rodrigo.dcvieira Entendi! Vou optar pelo SSD mesmo, esse aqui seria um bom modelo? SSD 960

dessas marcas chinesas, eu ja usei kingdian e gostei bastante.. é um teste válido, mas não sao SSDs de primeira linha e sim custo x beneficio, apenas.. da pra ver pelo valor..

entao você é q escolhe ai.. pra mim, as marcas boas sao samsung e crucial, vindo depois toshiba, WD, etc.. dessas da china o que usei e gostei como falei foi kingdian..

qKuksqD.png

um SSD de baixo custo bom

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Mazo1 concordo com as citações colega, realmente um PCIe@1x não faz todo uso de um NVMe, mas a velocidade fica igual a de um SATA se considerar um bom NVMe (Exemplo)

Eu penso muitas vezes no "investimento",  nos casos de importação de SSD x NVMe, eu acho que vale mais a pena um NVMe pois  pode fazer um upgrade em um notebook; usar no próximo setup; colocar em um Case USB 3.0 e ter um pendrive grande e rápido. (Mas essas são as minhas considerações)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!