Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EVGA 80+ 500w queimou, o que ocorreu?


Renan430
Ir à solução Resolvido por Flávio Pedroza,

Posts recomendados

Meu pc estava rodando com AMD® Fx(tm)-6300 six-core processor + GeForce GTX 1050 + 8gb DDR3 e um amigo me deu uma  Ryzen 3 1200(com um cooler melhor) + 8gr DDR4 e comprei uma Placa-Mãe ASUS Prime A320M-K/BR.

 

Depois de conectar tudo apertei o botão p/ ligar, mas não ligou e senti um cheiro de queimado. Desliguei tudo rapidamente e quando fui cheirar a fonte identifiquei que o cheiro vinha de lá. Tentei fazer o teste do clips e ela não funciona mais.

 

Gostaria de saber o que ocorreu para aprender e não cometer o mesmo erro:

 

É possível que conectei algo errado e quando liguei deu curto? (acho improvável pois já montei vários pcs, mas mesmo assim é algo a considerar, é comum?)
A fonte é ruim(?) e combinando com o tempo que comprei ela (acho que mais de 5 anos) não suportou?

Alguma outra possibilidade?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter sido algum curto sim (talvez tenha trocado o cabo do PCI-E com o da placa-mãe?) ou quem sabe algum surto da rede elétrica.

Segundo esse review fizeram bastante economia porca nessa fonte, retirando alguns circuitos de proteção, não é exatamente seu modelo mas acredito que a EVGA possa ter replicado essa malandragem em outros modelos:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Pedroza  no caso o único cabo parecido é o pci-e e CPU, mas ainda sim são diferentes e não acho que troquei, mas caso tenha feito isso seria suficiente p/ queimar a fonte?

 

Gostaria de saber pois uma outra fonte está chegando e não quero queimar ela novamente, tem mais alguma outra dica que possa ter ocorrido?

 

É possível que a placa-mãe, memoria ram ou cpu+cooler tenha causado isso? a placa-mãe é nova então a única possibilidade seria problema de fábrica, o resto era de um amigo que estava parado um tempo, então ele me deu.

 

No momento estou torcendo para que tenha apenas sido pelo fato da fonte ter 6 anos, e ultimamente a rede elétrica ter judiado dela caindo e voltando a luz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, Renan430 disse:

@Flávio Pedroza  no caso o único cabo parecido é o pci-e e CPU, mas ainda sim são diferentes e não acho que troquei, mas caso tenha feito isso seria suficiente p/ queimar a fonte?

Em condições normais uma fonte de qualidade apenas desarmaria, nunca queimaria.

3 horas atrás, Renan430 disse:

@Flávio Pedroza  É possível que a placa-mãe, memoria ram ou cpu+cooler tenha causado isso? a placa-mãe é nova então a única possibilidade seria problema de fábrica, o resto era de um amigo que estava parado um tempo, então ele me deu.

A placa-mãe pode estar em curto ou algo assim. Porém, novamente, uma fonte boa apenas desarmaria se fosse o caso.

 

3 horas atrás, Renan430 disse:

No momento estou torcendo para que tenha apenas sido pelo fato da fonte ter 6 anos, e ultimamente a rede elétrica ter judiado dela caindo e voltando a luz. 

Sim, é possível. Talvez sua fonte já este visse perto do fim quando trocou o sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...