Ir ao conteúdo

Recomendação de fonte para Ryzen 5 5600G + RX 6600 XT

Ir à solução Resolvido por mineirimbb,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou montando um PC e estou na dúvida de qual fonte comprar para ele...

Placa-Mãe: MSI MAG B550M Bazooka

Processador: Ryzen 5 5600G

Placa de vídeo: RX 6600 XT

memória RAM: XPG Gammix D45 (2x8GB)

SSD: SSD Husky Gaming M.2 NVMe

HD: 1TB (Não sei especificações)

Planejo trocar o cooler que vem com o processador, colocar alguns fans e colocar algumas fitas RGB.

https://www.kabum.com.br/produto/114269/fonte-xpg-pylon-650w-80-plus-bronze-pylon650b-bkcbr

https://www.kabum.com.br/produto/114268/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze

Estou na dúvida entre esses dois, qual vocês acham que seria melhor??

• Solução
Postado

@rochuggs

9 minutos atrás, rochuggs disse:

HD: 1TB (Não sei especificações)

Primeira coisa não compre HD. Vai montar um setup bacana e colocar HD é pedir pra limitar e muito a velocidade dele. Compra um SSD no lugar

11 minutos atrás, rochuggs disse:

Processador: Ryzen 5 5600G

Processadores com final G da AMD tem placa de vídeo integrada. Você está pagando um pouco a mais por isso, e o desempenho dele é inferior aos que tem X no final. Já que vai pegar uma 6600XT, compre um 5600X.

12 minutos atrás, rochuggs disse:

Estou na dúvida entre esses dois, qual vocês acham que seria melhor??

Muita gente vai falar que "pra essa configuração pega a fonte de tantos watts que seu setup não consome tanto assim". Vai de 650W. Assim como o restante do PC, a fonte tem que ter uma folga pra poder trabalhar. Quanto mais próximo do limite da potência dela, mas ela aquece e vai precisar ligar a ventoinha pra se resfriar. A fonte é o coração do PC: quanto mais forte, melhor o corpo se comporta.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@rochuggs Concordo com nosso amigo @mineirimbb.

- Hoje em dia, não vale mais a pena HD, SSD e M.2 estão muito acessiveis. 

Pega um SSD, ou se tiver condições, já vai logo em um M.2 NVMe.

- Como foi informado assim, não faz sentido pegar uma CPU com vídeo integrado já que está pegando uma GPU, apenas estará jogando dinheiro fora.

- E escolheu uma otima fonte, e como nosso amigo @mineirimbb disse, eu também iria de 650W pra ter uma boa folga e também pra caso queira fazer um upgrade futuro, não precisa se preocupar com fonte.

• Obrigado 1
Postado

@ZchanNel__l Obrigado pela sua resposta!! Levarei as suas dicas e do @mineirimbbem consideração e talvez futuramente compre um SSD melhor e possivelmente mudo de ideia em relação ao processador, só vai depender do andamento da compra das peças!

Grato pela ajuda dos dois!

• Curtir 1
Postado

@rochuggs Como disse a cima, se vai demorar um pouco pra pegar a GPU... então vai nesse que escolheu mesmo.

Mas sobre armazenamento, eu te indicaria ir logo pra um M.2 (Se tiver com orçamento disponivel).

Um M.2 da XPG de 128GB (Coloquei essa quantidade, caso queira usar apenas o Windows nele) está por R$ 169,90 na Terabyte.

Obvio que consegue achar M.2 com maior velocidade de leitura e gravação... mas esse já ira deixar seu sistema beeeeem mais rápido.

• Obrigado 1
Postado
38 minutos atrás, ZchanNel__l disse:

Obvio que consegue achar M.2 com maior velocidade de leitura e gravação... mas esse já ira deixar seu sistema beeeeem mais rápido.

Leitura e gravação não interferem na velocidade para um usuário comum, a diferença é de centésimos de segundo, mesmo se compararmos um SSD SATA vs NVMe. 

Um Hikvision 240gb está por 220,00 na Terabyte.

No geral, não pegue só HD. Se quer bastante armazenamento, pegue um HD + SSD de 120gb só para sistema operacional e principais programas, vai fazer uma bela diferença. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
34 minutos atrás, mineirimbb disse:

A fonte é o coração do PC: quanto mais forte, melhor o corpo se comporta.

Como temos a fonte de alimentação análoga ao coração, devemos lembrar que, assim como um coração fraco, aquele muito grande (cardiomegalia) também não é benéfico ao corpo. Assim, o interessante é buscar um ponto de equilíbrio. Muitas vezes, o sistema pode não ser exigido integralmente, portanto o consumo será reduzido. Uma fonte de alimentação superdimensionada, portanto, também operará em uma faixa menos eficiente.

45 minutos atrás, mineirimbb disse:

Quanto mais próximo do limite da potência dela, mas ela aquece e vai precisar ligar a ventoinha pra se resfriar.

Devo alertar quanto a PYLON não apresentar um modo de operação passiva (apenas em cargas ultrabaixas, onde o calor emitido é baixo e o consumo do fan, mesmo ínfimo, poderia reduzir a eficiência do modelo). Este tipo de operação também não é muito adequada, especialmente quando é configurada incorretamente, como no caso da LEADEX III.

Ao desligar o fan, aqueles componentes que não são anexados aos dissipadores de calor sofrem o aumento da carga térmica, especialmente aqueles componentes de montagem superficial, como pequenos resistores ou, também, circuitos integrados, como o shunt regulator utilizado como error amplifier no circuito de voltage feedback, cuja tensão de referência apresenta um determinado desvio térmico.

55 minutos atrás, mineirimbb disse:

Assim como o restante do PC, a fonte tem que ter uma folga pra poder trabalhar.

Também é interessante nos recordarmos que as indicações normalmente realizadas são baseadas em uma estimativa do consumo máximo do sistema, no entanto, este não opera apenas em carga máxima.

Ainda assim, mesmo que a aplicação requeira máxima utilização, uma fonte de alimentação com potência equivalente a este valor (ou com dimensionamento ligeiramente superior em caso de componentes com elevado consumo em transientes), desde que trate-se de um modelo de boa qualidade, deve operar nas condições especificadas (temperatura ambiente), sem apresentar quaisquer problemas, ao menos durante todo o seu período de garantia.

Ademais, a série sugerida (independente da potência escolhida) facilmente sobreviverá, nestas condições, além do seu período de garantia, devido ao seu dimensionamento adequado, desde os componentes internos até a curva de ventilação.

1 hora atrás, rochuggs disse:

Estou na dúvida entre esses dois, qual vocês acham que seria melhor?

Não é necessário ao teu sistema a escolha de um modelo mais potente. Sugiro a leitura do tópico na minha assinatura.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...