Ir ao conteúdo

Conector HDMI da placa-mãe H410M parou de funcionar

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje me ocorreu um problema, estava jogando fortnite e de repente minha tela ficou preta, o teclado não acendia nenhuma luz quando eu ativava o caps lock, numlock e scrollock. Logo em seguida, o computador reiniciava. Isso me ocorreu duas vezes, até que na terceira vez o computador parou de apresentar vídeo, apesar de bootar normalmente.

Depois de investigar um pouco, descobri que a minha porta HDMI não está mais funcionando, estou conseguindo vídeo no computador através do cabo VGA. Testei o monitor e o cabo em outros aparelhos, e está funcionando perfeitamente. Até troquei o cabo para ter certeza. Vocês tem alguma ideia do que pode ter ocorrido, e se é possível contornar o problema?

Estou jogando no vídeo integrado, visto que ele atende perfeitamente a minha demanda para outros jogos, quis me aventurar com um jogo mais pesado recentemente, com o fortnite.

Comprei o meu setup na Pichau ano passado, e ainda estou pagando por ele... é mole?

O meu setup é um i5 10400, 16GB DDR4 2666MHz, placa-mãe H410M, fonte TGT 500W. E o meu monitor é um AOC B1 21.5" LED 5ms 60Hz FHD FlickerFree VGA/HDMI, 22B1H

(Comprei o computador já montado, este vinha com 8gb de ram, adicionei outro pente de 8gb no inicio deste mês, não sei se pode estar relacionado ao meu problema. Depois de instalar a memória que eu notei que comprei um modelo diferente do modelo original do computador).

Essa é a memória que veio junto ao computador.

image.png.789289f40c4e124e7779dcf637e1b0d1.png

E essa foi a memória que eu comprei e instalei recentemente

image.png.1891a8474702ec85b54b07ff8e5e84b9.png

• Solução
Postado

@Raul Corrales Cabos HDMI de má qualidade podem evitar que a imagem chegue corretamente no monitor e em sinal digital, a falta de parte da informação faz a imagem toda sumir. O maior problema não é só o tipo de cabo, mas também sua qualidade. Um cabo pode ser novo, mas pela falta de qualidade falhar.

Além disso, já vi alguns casos onde o conector apoiava em algum ponto do gabinete por ser "gordinho", e com isso evitava o contato correto.

Por fim, pode ser só uma questão de driver e para verificar desinstale o seu atual usando o DDU e baixe um novo no site da fabricante da sua placa-mãe (aproveite para baixar os demais e instalar se não tiver feito isso antes direto do site do fabricante). Instale, reinicie e teste.

Observe também que as configurações do monitor podem causar esse tipo de problema e convém fazer um reset de fábrica nele.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Meu caro, tive tempo só agora para testar.

Aparentemente, voltou a funcionar sozinho 🤔🤔🤔🤔

Verifiquei as versões dos drivers, estão todos atualizados. Fiz uma instalação limpa, um a um, apenas por garantia.

Se voltar a apresentar problema, eu venho por aqui novamente

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!