Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Recentemente quis melhorar o computador e deixar ele com 16 GB de RAM.

Comprei duas memórias RAM na Pichau (Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz Vermelha).

O problema é que elas não estão funcionando em dual channel.

Quando coloco apenas uma delas, o computador funciona. Porém, é só colocar as duas que o Windows fica dando tela azul (sempre um erro diferente, mas um frequente é Memory Management), as vezes nem boot dá.

Minhas especificações são:

placa-mãe: ASUS Prime A320M-K
Processador: AMD Ryzen 7 2700
Placa de Vídeo: Radeon RX 570 4GB
Memórias: 2x Team Group 2666MHz DDR4
Fonte: Cougar CMX Series V3 550W

Até agora tentei:

*Atualizar a BIOS da placa-mãe
*Resetar CMOS (tirar a bateria da placa-mãe por 5 minutos)
*Formatar o Windows
*Limpar os slots de RAM com pincel
*Passar borracha nos conectores da RAM

Eu acredito que não seja problema nos slots porque eu testei os pentes em cada um deles, e, novamente, quando tem apenas um pente de RAM, o PC funciona perfeitamente.

Não sei se é relevante, mas meu PC tem dual boot, e no Ubuntu não tem esses problemas. O PC chegou a travar quando coloquei um pendrive no USB, mas nada comparado ao caos que é o Windows. Só teve esse erro mesmo.

Alguém pode me ajudar? Porque o computador está dando erro em dual channel?

Se for útil, eu coloquei prints das especificações no CPU-Z.

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Postado

@Zenzi Você tem que instalar as duas nos slots A2 e B2. Além disso deve desligar o XMP na BIOS se tiver ligado, para testar. 

Geralmente o que ocorre para as duas memórias não conseguirem trabalhar em dual channel é falha de comunicação com o processador. Isso costuma acontecer por que ele está mal assentado e você deveria removê-lo, verificar os pinos se há algum amassado (no seu caso eles estão no socket) e reassentar o processador certificando-se de um bom encaixe e instalando o cooler sem aplicar excesso de pressão. Em alguns casos a falta ou o excesso de pressão pode ocasionar esse tipo de falha de comunicação.

Faça o teste e nos diga como foi. Em alguns casos só reassentar o processador ou mudar o aperto do cooler já resolve.

• Curtir 1
Postado
Em 23/02/2022 às 07:38, WOZ Dods disse:

@Zenzi Você tem que instalar as duas nos slots A2 e B2. Além disso deve desligar o XMP na BIOS se tiver ligado, para testar. 

Geralmente o que ocorre para as duas memórias não conseguirem trabalhar em dual channel é falha de comunicação com o processador. Isso costuma acontecer por que ele está mal assentado e você deveria removê-lo, verificar os pinos se há algum amassado (no seu caso eles estão no socket) e reassentar o processador certificando-se de um bom encaixe e instalando o cooler sem aplicar excesso de pressão. Em alguns casos a falta ou o excesso de pressão pode ocasionar esse tipo de falha de comunicação.

Faça o teste e nos diga como foi. Em alguns casos só reassentar o processador ou mudar o aperto do cooler já resolve.

Então, eu verifiquei os pinos e tava tudo certo. Também instalei o cooler tomando cuidado com a pressão. O XMP tava desligado.

Windows deu tela azul do mesmo jeito.

Acabou que o que resolveu foi ir na BIOS da placa-mãe e mudar a velocidade da RAM de Auto para 2666 MHz. Até agora tá tranquilo.

Mas de qualquer forma, obrigado pela ajuda. 😁👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...