Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos cobrar pela montagem e manutenção de PCs?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Bom dia, recentemente estava fazendo uma pesquisa aqui na minha cidade sobre os valores que as assistências técnicas cobram para montagem de computador (entre R$100 e R$300), formatação com e sem backup (entre R$50 e R$150), limpeza (entre R$20 e R$70) e etc.

Eu achei a diferença de preço entre elas muito grande, queria saber quanto vocês técnicos acham justo cobrar por esses serviços, eu trabalho por conta própria e esses valores eu peguei tanto em assistências no centro da cidade quanto com outros técnicos que fazem por conta e geralmente esse pessoal cobra mais caro que as assistências.

Quanto vocês cobram, e qual seria um preço "justo"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Aqui em minha cidade estou por fora do que assistências cobram, mas recentemente uma empresa entregou o orçamento de manutenção de um notebook de uma de minhas clientes (eu não faço manutenção física de notebook normalmente) e estou impressionado com os valores. O dobro do valor de mercado, de loja e produto bom, por um SSD genérico de marca desconhecida. Não mencionou RAM que é o mais importante já que o sistema tem apenas 4 GBs, cobrando quase 300 reais para trocar um speaker danificado (sim, só o speaker, nada de placa). Ah, uns 300 reais por um teclado novo também... No final o custo da "manutenção" seria superior ao valor do produto, que é um notebook de 10 anos atrás. Estamos conversando desde então sobre eu realizar a manutenção, mas realmente não consegui esconder meu choque com o orçamento. 

Não consigo nem imaginar o que passa na cabeça desse tipo de técnico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ DodsTem gente que mete a facada mesmo, um técnico conhecido aqui da minha cidade cobra 200 conto pra formatar uma máquina, 200 reais numa formatação limpa com backup, eu cobrava 70 reais e se fosse sem backup 50 kkkkkkkkkk.

Depois de pesquisar os valores por aqui eu subi um pouco os meus, mas aqui o mais absurdo que vi foi esses 200 reais de formatação, as manutenções e etc eu achei o preço ok, mesmo tendo uma variedade bem grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

@WOZ DodsTem gente que mete a facada mesmo, um técnico conhecido aqui da minha cidade cobra 200 conto pra formatar uma máquina, 200 reais numa formatação limpa com backup, eu cobrava 70 reais e se fosse sem backup 50 kkkkkkkkkk.

Eu cobro 150 reais pela formatação, mas tudo que está naquele meu tópico de preparação do PC eu faço com cada um, e ainda faço uma preventiva, tudo dentro desse valor.

 

Antes eu cobrava 100 reais, mas um cliente ficou chateado comigo por que contratou um técnico que cobrou um valor absurdo dele e não resolveu o problema, gastando horas do tempo dele à toa, eu cheguei lá, resolvi rapidinho com a substituição do roteador problemático, ele ficou super satisfeito, mas achou "burrice" minha cobrar tão pouco com a qualidade do meu serviço. Só revisei meus preços duas vezes, uma foi essa, a outra por que o dono de uma empresa não aceitou me pagar o valor que eu ia cobrar, justamente do mesmo jeito... kkkkk

Cobro hoje 250 para montagem, 150 formatação, outros pormenores depende muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi, mas eu acho que tem uma grande diferença por você ser de Belo Horizonte, uma cidade grande que geralmente essas coisas já costumam ser mais "caras". Eu sou do interior de SP, aqui só existe duas assistências técnicas que "prestam" e o resto trabalha por conta própria, e como não é uma cidade grande e a disputa acaba ficando entre esses técnicos o valor acaba caindo mesmo.

Isso sem contar que o pessoal aqui na formatação não faz nem o Ghost ou particionamento do disco. Mas eu monto computadores aqui e cobro uns 200 reais em média, dependendo da máquina, quantidade de fans e etc. Mas quando fui montar uma máquina para um cliente de São Paulo capital ele também não quis me pagar 200 reais e disse que lá o pessoal cobrava no mínimo 300 reais na montagem e configuração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

Isso sem contar que o pessoal aqui na formatação não faz nem o Ghost ou particionamento do disco.

Detalhe, quando tenho que formatar a segunda vez para o cliente, como ele já tem ghost, o valor cai.

9 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

Mas quando fui montar uma máquina para um cliente de São Paulo capital ele também não quis me pagar 200 reais e disse que lá o pessoal cobrava no mínimo 300 reais na montagem e configuração.

SP/capital é tudo bem caro mesmo. Mão de obra provavelmente mais do que o normal. Confesso que eu nunca cobrei valores diferenciados por montagem. Sempre cobro o mesmo valor, não importando se os componentes custaram 2000 reais ou 12000 reais. Já ouvi falar que deveria ser proporcional, mas não consegui entender como até hoje. Para mim o trabalho é exatamente o mesmo. Se a pessoa pode pagar um PC mais caro, bom pra ela, mas acharia surreal eu cobrar de acordo com o tamanho do bolso da pessoa. Acho isso antiético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, WOZ Dods disse:

SP/capital é tudo bem caro mesmo. Mão de obra provavelmente mais do que o normal. Confesso que eu nunca cobrei valores diferenciados por montagem. Sempre cobro o mesmo valor, não importando se os componentes custaram 2000 reais ou 12000 reais. Já ouvi falar que deveria ser proporcional, mas não consegui entender como até hoje. Para mim o trabalho é exatamente o mesmo. Se a pessoa pode pagar um PC mais caro, bom pra ela, mas acharia surreal eu cobrar de acordo com o tamanho do bolso da pessoa. Acho isso antiético.

Então, em todos os lugares da minha cidade que eu vi o pessoal cobrava de acordo com o valor que o cliente gastou na máquina mesmo, porém eu nunca fiz isso, mas eu cobro em relação aos "extras" que possui, por exemplo computadores com Air Cooler, WC, Mais de 3 fans no gabinete com controladora e fitas de led, se tiver tudo isso eu aumento um pouco o preço do meu serviço porque querendo ou não vou ficar mais tempo realizando.

É que geralmente os computadores com essas coisas são "gamers" e o cliente gastou uma fortuna, então acaba meio que caindo nisso de cobrar mais pelo valor da máquina, mas não cobro por porcentagem do valor gasto nem nada do tipo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Marcelo_gs disse:
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

 

Então, em todos os lugares da minha cidade que eu vi o pessoal cobrava de acordo com o valor que o cliente gastou na máquina mesmo, porém eu nunca fiz isso, mas eu cobro em relação aos "extras" que possui, por exemplo computadores com Air Cooler, WC, Mais de 3 fans no gabinete com controladora e fitas de led, se tiver tudo isso eu aumento um pouco o preço do meu serviço porque querendo ou não vou ficar mais tempo realizando.

Mas essa é a parte divertida, kkkkk... Brincadeiras à parte, nunca montei PCs com fitas de LED e frufrus do tipo. Meus clientes nunca pedem RGB. 

14 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

É que geralmente os computadores com essas coisas são "gamers" e o cliente gastou uma fortuna, então acaba meio que caindo nisso de cobrar mais pelo valor da máquina, mas não cobro por porcentagem do valor gasto nem nada do tipo

Eu enxergo o raciocínio de quem cobra assim, só não funciona para mim mesmo. Eu efetivamente tenho o exato mesmo esforço. Só nunca mais vou montar PC na frente de cliente que quer "assistir"... Levei pelo menos 4 horas para fazer algo que levo 40 minutos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Cidade pequena ou grande não muda muita coisa não. Em São Paulo ou BH também tem os que cobram 30,00 a formatação. Por isso que a maior questão não é saber quanto cobrar nas sim como cobrar. 

 

Vou por aqui o que venho postando em tópicos semelhantes. Lembrando que os números são fictícios, escolhidos apenas por eu achar mais fácil de trabalhar com eles e, assim, de assimilar a ideia da fórmula.

 

Como cobrar:

 

Calcule todos os seus custos que você tem para trabalhar durante um mês, tendo serviço ou não. Aqui entra coisas como conta de energia, água, telefone, internet, seu salário (isso mesmo, quanto quer ganhar por mês, mas seja realista, não vai por vinte mil por mês), encargos trabalhistas (INSS...) aluguel do seu local de trabalho, ferramentas e programas (média mensal), material de escritório (tinta, papel ...), contador. Vamos supor que deu R$ 1700,00 por mês.

 

Agora calcule quantas horas deseja trabalhar por mês. Suponhamos 100 horas.

 

Pegue o valor das depesas (exemplo, R$1700,00) e divida pelo número de horas trabalhadas (exemplo, 100 horas). Dá quanto? R$17,00, que poderia muito bem ser arredondado para R$20,00.

 

Pegue o valor da hora técnica (R$20,00 do exemplo) e multiplique pelo número de horas que o serviço demandará. Acrescente uma porcentagem de margem de contribuição (lucro, mas não é na verdade) e impostos como ISS e outros relacionados diretamente com a venda do serviço

 

Baseado nos números do exemplo:

 

Minha hora técnica é de R$ 20,00. Multiplicando por 10 horas, R$200,00. Acrescento 10% de impostos e mais 25% de margem de contribuição (o conhecido lucro, mas não é o lucro no sentido correto da palavra). Na minha suposição, daria R$270,00, e arredondaria para R$300,00.

 

Agora faça a conta com seus valores reais. Você poderá até acrescentar uma porcentagem de acordo com a dificuldade encontrada.

 

A partir dos valores finais encontrados, você poderá calcular qualquer serviço que você vier a oferecer. É só usar a fórmula.

 

Na revista PNP, números 7, 8, 15 e 16 você encontra mais informações para a sua dúvida.

 

 

 

Leia também:

 

Quanto cobrar por uma Formatação? | Comunidade do Hardware

 

Quanto cobrar por uma formatação? [Novo] | Comunidade do Hardware

 

9ª Oficina « Blog do QUEMEL (wordpress.com)

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...