Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como é a curva de esquecimento em programação?


Posts recomendados

Alguém experiente para tirar essa dúvida de iniciante? como é a curva de esquecimento na programação(TI em geral)? gosto de estudar TI no tempo livre mas acho que estou esquecendo muito rapidamente e queria saber se isso é assim mesmo..

um exemplo:

eu aprendi algoritmos, estrutura e como funciona os dados em C++  - fiz muitos pequenos projetos e programinhas, usei joguinhos interativos. Enfim, 2 cursos simples.

fui estudar um pouco como eram as distro linux já que dizem que todo mundo tem que saber linux(parte de bash, script básico, permissões, segurança e afins), e isso demorou uns 3 meses, quando dei conta já tinha esquecido boa parte dos conceitos de estruturas, termos e a sintaxe do C++.

tentei estudar python e algumas aplicações dele.. aprendi, anotei, testei e fiz uma grande quantidade de coisas, tive muitas dificuldades porque haviam termos/conceitos que eu já sabia antes mas não lembrava nada.

em seguida queria entender como funcionam as redes e comecei a estudar a base... tabela osi, ip, ipv6, calculo ip, mascara, tunelamento, CCNA 1, pacotes, etc. E quando me dei conta já não lembrava nada(nada mesmo) dos "comandos" básicos do bash ou a sintaxe dos scripts.

 

isso é normal ou estou estudando de forma errada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De vez em quando é bom revisar o que você já estudou e fazer alguma prática. O que eu não acho bom é estudar um monte de coisa ao mesmo tempo, foque em 1 ou 2 coisas até aquilo estar bem firmado.

 

O fato de você esquecer também depende de sua memória (eu também não tenho memória boa) eu anoto todas as coisas importantes em arquivos de texto e quando esqueço dou uma olhada e "lembrei"....

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O que programação tem de peculiar é um grande número de sopas de letrinhas chamados "padrões", "protocolos" e "sintaxes". São muitas sopas, é fácil se confundir.


Mas o grau de esquecimento é sempre individual. Tem gente que esquece tudo, tem gente que não esquece nada, a maioria fica no meio-termo.


Eu me concentro em apenas duas linguagens mas, como não programo com frequência, costumo esquecer sintaxes. Como todos os meus scripts ficam no mesmo diretório, eu faço um "grep" no diretório e encontro a sintaxe exata em outro script que eu fiz muito tempo atrás. Mas eu sempre tenho uma boa noção de qual é a sintaxe. Erro por pequenos detalhes.


O meu palpite é que você não está aprendendo bem. O ideal é fazer muito conhecimento parecer que é pouco. Uma espécie de compactação de dados no cérebro. Você se confundir com sintaxes não seria problema, mas "esquecer boa parte dos conceitos de estruturas" é um problema. Misturar programação com protocolo IP é pior ainda. Você deveria ser capaz de "compactar" as informações de cada área no cérebro e ver PROGRAMAÇÃO e REDES como dois contâineres distintos, como música e cinema. As matérias deveriam adquirir um certo caráter distinto na sua cabeça que lhe permitam enxergar o assunto inteiro apenas num relance. Se você esquece um assunto completamente, é porque não formou esse caráter distinto na sua cabeça. Sem o caráter distinto, a informação não se fixa, e você esquece. É preciso uma pitada de impacto emocional. É isso que fixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você está esquecendo apenas comandos ou está esquecendo conceitos? Se forem apenas comandos, é normal esquecer, principalmente se não usar (e acho ser esse o caso). Agora se você estiver esquecendo conceitos, talvez não tenha realmente aprendido eles e precisa estudar mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o que eu esqueço na maior parte são comandos, mas alguns conceitos eu só lembro em nome ou mesmo nem lembro o nome. Eu uso aquele método de ir anotando como se estivesse  "auto ensinando", tem algum método melhor para indicar?

exemplo de algumas anotações:

exemplo.txt

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quase dormi lendo esse exemplo de tão chato que ele é. É difícil até de manter o foco durante a leitura. Eu recomendo reescrever tudo quando for anotar:

 

MAC - Os primeiros 6 dígitos são únicos no mundo, não existe repetido. Os outros 6 são atribuídos pelo fornecedor. São gravados no hardware, não dá pra alterar. É uma espécie de RG ou CPF das interfaces de rede. Hoje em dia, dá pra forjar o MAC no software durante a transmissão, então MAC não presta para filtrar acesso.

 

MAC unicast,multicast e broad - nem posso reescrever porque confesso que não entendi nada. Pior, "espionagem multicast" e "portas inundadas" me parecem traduções ruins do inglês. Eu sou fluente em inglês há 35 anos e mal consigo adivinhar como eram essas expressões no original.

 

ARP - serve para um host saber o MAC de um endereço IPv4. Não usa pacotes IPv4 (ué, como assim?) e é enviado como Ethernet. (Também não entendi bem essa parte, mas fiz o que pude.)

 

switch - toma decisões com base no MAC, através de uma tabela de endereços MAC. Essa tabela é dinâmica e examina os quadros (?) recebidos por uma porta para atualizar (?). Procura por correspondência entre as entradas e seus MACS de destino. Se não achar, encaminha o broad (?) para as portas já registradas exceto a origem.

 

Reescrever é importante pelos seguintes motivos:

 

1) Você é obrigado a entender o que leu para conseguir reescrever. Se não entendeu, procure material adicional que esclareça. Veja que tem partes que eu não entendi e marquei com "?". Se o estudo fosse meu, eu pesquisaria.
2) Você vai registrar as informações escritas na sua própria língua, na língua do seu próprio raciocínio. É assim que você aprende.
3) Para muita gente, escrever ajuda a decorar. Na infância e na escola, muita gente é incentivada a copiar. Eu acho isso uma besteira. O certo é reescrever com suas próprias palavras. Você decora melhor ainda.

 

Outro obstáculo muito comum no caminho dos estudantes brasileiros é a má qualidade das traduções. Quando eu comecei a aprender programação, comprei dois livros em português que eram tão ruins que eu não conseguia ler. Acabei doando os dois, mas deveria ter jogado fora. Veja bem, eu já era tradutor. Fui tradutor por 25 anos. Antes de qualquer outra coisa, o tradutor tem que saber ler. Eu não conseguia ler aqueles livros. Nem cheguei a identificar erros técnicos, mas a redação era porca. Mas tem erros técnicos também. Um caso extremo foi o do famoso livro "Advanced Linux Programming" (Programação Avançada Para Linux), que chegou a ser publicado com o título "Avançado Linux Programando". Puseram esse título na capa. O caso virou piada e sumiu das prateleiras, hoje é difícil de achar, mas eu juro que vi o livro com esse título exposto na livraria. Infelizmente, é a realidade. Se você ler um texto e não entender, é possível que esteja lidando com uma tradução ruim. Procure por outro material. Se você dominar o inglês, nem perca tempo procurando mais material em português. Vá direto no inglês. Se você não domina o inglês, trabalhe com o que tem e siga em frente.

 

A propósito, eu também fui professor antes de ser tradutor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

Entendo, talvez esse seja meu erro, vou tentar reescrever tudo e o que não entender/lembrar, vou refazer me baseando na "palavra-chave" que sempre escrevo na esquerda.

Eu consigo entender porque uso a linha temporal para lembrar e não a anotação em si, essa foi uma das minha primeiras anotações e sempre segui assim apenas "rabiscando" e vendo se conseguia lembrar apenas lendo(sem ligar muito se o texto estava "compreensível"). 

Não tenho inglês fluente acredito que sei ,no máximo, o básico(A2 ou A2+) e estou tentando estudar, porém bem desanimado. Tem dica de livro/onde treinar/curso ?

 

 

off:a parte de "espionagem multicast" e "portas inundadas" peguei do módulo Introdução a redes da Cisco.

queria poder parar o tempo para fazer essas coisas kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Swalls disse:

Não tenho inglês fluente acredito que sei ,no máximo, o básico(A2 ou A2+) e estou tentando estudar, porém bem desanimado. Tem dica de livro/onde treinar/curso ?


Bem, eu comecei com este livro aqui:

https://www.estantevirtual.com.br/sebo-maximus/robert-j-dixson-graded-exercises-in-english-3132184354?show_suggestion=0

 

Faz tempo, muito tempo. Eu ainda acho ele muito bom porque ensina toda a gramática aos poucos. Sabendo aquilo e com algum vocabulário, você já começa a formar frases até complexas.

Também fiz curso em escola de inglês. É bom porque você pratica conversação, corrige pronúncia e tem professor para tirar as dúvidas. Eu recomendo.

Com curso ou sem curso, o mais importante é a prática. Você tem que ler muito. Iniciante tem que ter o dicionário sempre à mão. É isso que realmente faz a diferença. E leva tempo. Não espere milagres. Mas pelo menos hoje tem Internet e muita, muita informação. No meu tempo, não existia. Tinha que ficar caçando livros, revistas, músicas, filmes etc. Se eu tivesse tido a Internet, teria aprendido bem mais depressa. Enfim, todo caminho longo começa com alguns passos, e acho que hoje é mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...