Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer para que o programas sempre sejam instalados no HD, em vez do SSD ?


Posts recomendados

Instalei o windows no SSD e uso o HD para arquivos e programas, porém alguns programas na hora da instalação não me dão a opção de instala-los no HD, eles vão direto para o SSD como o firefox e o discord.
Gostaria de saber como fazer com que programas sempre sejam instalados no SSD.
PS : Também só me é permitido fazer pontos de restauração no SSD, gostaria de faze-los no SSD.

O SSD é o primário para o windows e o HD o secundário, arquivos e programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, corretivo gamer disse:

Instalei o windows no SSD e uso o HD para arquivos e programas, porém alguns programas na hora da instalação não me dão a opção de instala-los no HD, eles vão direto para o SSD como o firefox e o discord.
Gostaria de saber como fazer com que programas sempre sejam instalados no SSD.
PS : Também só me é permitido fazer pontos de restauração no SSD, gostaria de faze-los no SSD.

O SSD é o primário para o windows e o HD o secundário, arquivos e programas.

 

Procure por "Locais de salvamento padrão" no Windows.

Por padrão, o local de salvamento de arquivos estará como o disco C (o Windows), então você muda para a partição desejada. Mas faça isso antes de instalar os programas, porque, se você fizer isso depois, o sistema vai procurar pelos programas já instalados e não vai encontrar, porque esse comando muda até mesmo o local de instalação de programas já instalados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa a se ressaltar é que muitos programas utilizam a pasta AppData, por padrão, no disco onde o sistema foi instalado. O que estes programas colocam nesta pasta representa uma boa parte ou até a maioria do espaço ocupado por eles. Então mesmo os colocando em outro disco, eles ainda vão ocupar algum espaço do disco principal. É possível transferir a AppData para outro disco, mas é um pouco chatinho e pode causar problemas. No caso dos programas que você citou, o Firefox é instalado integralmente no diretório de arquivos de programas, e o Discord é instalado integralmente no diretório AppData. Geralmente é possível mudar o caminho de instalação de programas instalados em "arquivos de programas", mas não dos que são instalados nas subpastas do diretório AppData.

 

Uma outra opção para instalar os programas em outro disco (mas que também não resolve a questão da AppData) é utilizar o Scoop e mudar seu diretório de instalação para o outro disco. O Scoop é um utilitário de linha de comando que permite a instalação de aplicações que ficam contidas em um diretório separado (user/scoop por padrão). Mas no geral não é preciso utilizá-lo para o que você precisa, apenas mudar os "Locais de salvamento padrão" como o Ronaldo disse deve ser suficiente.

 

Se quiser tentar utilizá-lo, instale-o da seguinte maneira:

No PowerShell, execute:

 

1. Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -scope CurrentUser

2. $env:SCOOP='D:\Applications\Scoop' ## (troque a última parte pelo local onde quer que os aplicativos instalados pelo Scoop fiquem)

3. [Environment]::SetEnvironmentVariable('SCOOP', $env:SCOOP, 'User')

4. iwr -useb get.scoop.sh | iex

 

 

Para instalar o Firefox e Discord pelo Scoop:

 

1. scoop bucket add extras

2. scoop install firefox

3. scoop install discord

 

 

Eu não recomendo instalar o navegador em outro disco a não ser que seu SSD tenha 32Gb de armazenamento.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, corretivo gamer disse:

@acvale @RonaldoDuarte11  Mesmo utilizando o "Locais de salvamento padrão", quando eu tiro print da tela por exemplo, em vez dele ir para o disco D onde fica o HD, ele vai para o disco C o do SSD, tive que mudar o local de print manualmente.

 

Tem como fazer isso via regedit, eu só esqueci como, mas o problema é que esse comando muda o local de instalação de programas já instalados e, quando o sistema vai procurar pelo programa no local de instalação padrão, não acha e fica dando erros, aí o jeito é voltar para as configurações anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...