Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de GPU para PC Antigo


Ir à solução Resolvido por Bruno Mendonça Andrade,

Posts recomendados

Queridos colegas e amigos, bom dia!

Recentemente minha Placa de Vídeo queimou e tenho interesse em adquirir outra. Fiz algumas pesquisas e possuo algumas dúvidas que, com vosso vasto conhecimento, creio responder...

Tenho um PC antigo mas que ainda me serve muito bem, obrigado!

As configurações são:

placa-mãe: H61 da Duex

SSD: 240gb (sistema)

HD: 2 tb (slave)

RAM: 8 gb 1333mhz (4+4)

CPU: I7 2600k

Fonte: Pichau Nidus Bronze 500W

GPU: GTX 680 (queimou)

 

O meu interesse é aumentar a memória RAM para 2x8gb e adquirir outra GPU. A GPU que tenho em mente é uma GTX 1650 Super ou uma RTX 3050.

 

Minhas dúvidas gerais são:

1_Minha Fonte tem "cacife" pra suprir este PC com alguma das duas GPUs serem adquiridas?

2_Minha placa-mãe pode "limitar" o restante das configurações (em especial a GPU)?

3_Melhor trocar a placa-mãe também?

4_As GPUs em questão poderiam sofrer gargalo por conta da configuração do PC ser antiga?

 

Agradeço muito vossa atenção e vontade em ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
3 minutos atrás, Jurinelson Costa Pinheiro disse:

Minha Fonte tem "cacife" pra suprir este PC com alguma das duas GPUs serem adquiridas?

Tem.

3 minutos atrás, Jurinelson Costa Pinheiro disse:

Minha placa-mãe pode "limitar" o restante das configurações (em especial a GPU)?

 As H61 já possuem PCIE 3.0 então só o CPU e RAM seriam responsáveis.

4 minutos atrás, Jurinelson Costa Pinheiro disse:

Melhor trocar a placa-mãe também?

Seria melhor trocar o KIT inteiro por um mais atual, no caso não existe muito para onde ir nessa geração além de um 3770K. Acho que dá para manter esse kit e depois trocar tudo.

6 minutos atrás, Jurinelson Costa Pinheiro disse:

As GPUs em questão poderiam sofrer gargalo por conta da configuração do PC ser antiga?

Sim. O quanto mais potente a GPU, maior a % de perda de desempenho máximo que ela poderia estar entregando. No caso desse setup eu recomendo mais a  1650. Não compensa gastar tanto numa 3050 se o KIT não empurra nem metade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jurinelson Costa Pinheiro Concordo e discordo, depende do preço da 3050... se ela estiver próximo ao preço de uma 2060 vale mais a pena ir de 2060.

 

Se você achar uma 3050 por 2600R$ vale super a pena, para min está um bom preço contando que ela tem um bom desempenho e tecnologias como DLSS.

 

Vale a pena também buscar por placas de vídeo no mercado de usados, placas como : GTX 980 TI / GTX 1070 / 1070 TI  / GTX 1080  / RTX 2060 / 2060 SUPER / RTX 2070 / RX 5500 XT 8GB / RX 5600 XT / RX 5700 / RX VEGA 64 / RX 590 8GB.

 

Não está na ordem da pior para a melhor... só citei algumas placas que você pode encontrar por um preço interessante no mercado de usados.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jurinelson Costa Pinheiro

A sua placa-mãe possui interface UEFI, ou ela ainda utiliza BIOS tradicional?

 

Se for BIOS tradicional já te adianto que a RTX 3050 provavelmente não vai funcionar... 

A GTX 1650 eu acho que funciona sim, mas as RTX não pois são placas "uefi only".

Já nas placas da AMD, todas acima da RX460 tambem são "uefi only", então placas como RX550, RX570, etc só funcionam em placa-mãe com UEFI.

 

As principais fabricantes de placa H61 como Gigabyte, ASUS, Intel, ECS, liberaram atualização de BIOS implementando o UEFI. Mas marcas genéricas como Positivo, PCWare, etc, dificilmente liberam atualizações de BIOS. Não conheço essa marca da sua placa-mãe, Duex...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...