Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defraggler e arquivo pagefile.sys. É possível desfragmentar?


Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite.

 

Uso o defraggler para fazer a desfragmentação do meu SSD. E eis que alguns arquivos ele não consegue desfragmentar. Dentre esses arquivos, está o pagefile.sys.

 

A pergunta é. É possível fazer o defraggler desfragmentar esses arquivos que ele não consegue, ou não dá e aceita que dói menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@De Los Santos esse arquivo é o arquivo de paginação, que está em constante uso pelo sistema, por isso não pode ser desfragmentado durante uso do Windows. Você pode tentar a opção de desfragmentar antes do boot: Configurações > Desfragmentação na inicialização > Executar uma vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 Obrigado por me responder. Fui fazer isso e, pelo menos para o arquivo de paginação, funcionou. Tanto que a quantidade e o tamanho, dos arquivos fragmentados diminuiu aqui consideravelmente.

 

Mas outros arquivos eu tento desfragmentar mas não consigo. Acredito eu que é por ser do anti-ransomware e ele estar rodando no momento. Talvez no modo de segurança eu conseguiria desfragmentá-los?

 

Mas de qualquer forma, muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente usar o Perfect Disk, que é mais completo. Se alguns arquivos não foram desfragmentados, então é porque estão em uso constante pelo sistema e não podem ser mexidos. Você também não precisa ficar nessa paranoia de deixar tudo 100% desfragmentado, é absolutamente normal os arquivos se fragmentarem e só se deve ficar preocupado se isso estiver afetando o desempenho do sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal, decidi ressuscitar esse tópico pois consegui resolver esse meu problema. Vou colocar o que eu fiz para que o pessoal aqui saiba, e também para o Google indexar, assim mais pessoas caem aqui e veem a solução.

 

No caso dos arquivos do antivírus que não eram desfragmentados de jeito nenhum, foi só colocar pra desfragmentação na inicialização, conforme o @mick 07 sugeriu.

 

Já o arquivo hiberfil.sys, tive que fazer o seguinte passo a passo

 

  1. Desativei a hibernação com o comando "powercfg -h off" (sem as aspas).
  2. Reiniciei o computador.
  3. Daí executei o defraggler. Inclusive o espaço em branco que ficava o arquivo da hibernação acabou sendo ocupado.
  4. Reativei a hibernação com o comando "powercfg -h on".
  5. E novamente, reiniciei o computador.

E pronto. Daí fui ver no defraggler e, de fazer esse passo a passo, bem como desfragmentar na inicialização, o SSD estava com 1% de fragmentação. Apenas 1%. Nunca consegui um valor tão baixo assim. E boa parte desses arquivos eram referentes ao cache do Brave.

 

E não sei se foi sensação minha, mas achei que a inicialização do Windows foi mais rápida. Mas pode ser que tenha sido só sensação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...