Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para carga Bateria 18650


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Pessoal, a muito tempo eu tenho uma duvida em relação as baterias 18650.

Qual o ideal para cargas dessa pilhas? 
O Próprio BMS faz o serviço de controlar o carregamento delas?

Carregador Flutuante é o ideal?

A verdade é que eu pretendo usar numa caixa de som, que vai ser com bateria e eu gostaria de saber qual seria o ideal de carga dessas pilhas.
Vou utilizar um BMS 3S para dar 11,1V e para carregar acredito que seja 15V, mas ai é que entra a questão se vou colocar o carregador direto ou uso algum circuito.

Desde já agradeço a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Tem umas fontes ajustáveis com limite de corrente. Regule a fonte para 12,5V com limite de corrente em 1,5A. O BMS faz o resto. Tem uma questão dessas baterias de lítio que elas não gostam de ficar por muito tempo na tensão de carga máxima (4,2V). Existe o circuito dedicado para uma bateria que controla a tensão e corrente com uma lógica que desliga a carga quando esta completa. Como pretende carregar com ela em série terá que fazer esse circuito a parte. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos que tenham interesse, fiz esse carregador de corrente flutuante(Acho que é assim que se chama)
que no meu caso está configurado para 11,1V (BMS 3S).
A tensão de saída dele é de 13,0V, Ao receber o peso das baterias essa tensão vai cair e começar a subir conforme a bateria vai carregando porque o consumo da mesma vai diminuindo de acordo o tempo de carga.
Quando o Circuito atinge a tensão máxima de carregamento que é 12,6V (3S * 4,2V = 12,6V) O circuito desarma permanentemente até que a alimentação de entrada seja reiniciada e desde que a bateria esteja abaixo de 12,6V.

Conforme o amigo @Sérgio Lembomencionou, essas baterias não gostam de se manter nessa tensão, pois é carga critica e logo depois que você desconecta do carregador ela vai cair para 3,7V em algum tempo. Por isso, este circuito tem esse sistema de desligamento do carregador.

Conforme afirmei, meu circuito está preparado para baterias 3S (11,1V)
Para alterar para baterias 1S (3,7V), recomendo o ajuste do trimpot VR2 para redução da tensão bem como a troca do resistor R5 de 22K por um de menor resistência ou um potenciômetro que calibre o disparo do relay de desarme. 

Q1= 2SC5200 OU TIP41C (Ou transistor de e media alta potencia)
Q2 =2n7000 
Q5 = 2n7000

image.png.14d7c1f02243cbaf2db362c02e8fb0aa.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.bc499bfc4cf2004bd6306e5e704ddaa5.png

Há  erros no seu projeto.

você está considerando o Vth do mosfet como referência de tensão. Veja no gráfico acima como este varia em função da temperatura. Deve pensar num circuito com zener ou outra referência de tensão mais estável como o TL431.

Outro erro: O que está considerando como limitador de corrente do seu circuito? a resistência coletor-base de Q1 em conjunto com o ganho deste? O ganho varia demais dependendo das condições e também sofre forte influência da temperatura.

Outro erro: O acionamento do relé está usando, mais uma vez, o Vth como referência de tensão. Não bastasse isso, na medida em que a tensão cruza o Vth coloca o Q5 na região linear. A bobina aguenta mas o transistor não vai suportar tanto calor.

Outro erro: Na carga de bateria, seja lítio ou outra qualquer, uma vez atingida a tensão máxima de carga esta deve ser mantida até que a corrente caia abaixo de determinado nível, situação onde se considera que a carga está completa e o circuito deve ser desligado. Então a entrada de potência deve ter um limitador de corrente e de tensão máxima e no estágio que desliga a carga verificar apenas se a corrente está acima do valor mínimo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...