Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde! Ultimamente vim tendo alguns problemas em relação a montar uma rede de computadores.

Para ser sincero, a forma que eu faço na verdade foi me ensinada pela pessoa que cuidava da T.I antes de mim, mas como vem me acontecido problemas como:

-Não aparecer 10 computadores numa rede de 17 (por exemplo)

-Não conseguir estar compartilhando certas impressoras, etc)

Decidi que era um bom momento pra eu reaprender isso pra compreender se o problema é a forma que eu faço ou se há problemas causados por terceiros.

O engraçado é que eu monto essas redes (em diferentes lojas da minha empresa) da mesma forma, algumas funcionam excepcionalmente bem as questões de compartilhamento e visibilidade, em outras sempre tem um problema ou outro.

Então, gostaria muito de que me ajudassem a montar uma rede como realmente deve ser montada, com a intenção de compartilhar o HD e compartilhar a impressora sem problemas, sempre tendo acesso e sendo visível a rede inteira em cada computador. 

Há algum tutorial (de preferência em texto e imagens mesmo) que vocês me recomendariam? Grato!

• Membro VIP
Postado

@pedro.moura Boa tarde

Sei o básico de rede e espero que consiga auxiliar.

Qual sistema operacional está sendo executado no computadores?

Existe restrição de conteúdo no HD que você quer compartilhar?

Se você quer apenas compartilhar impressora e conteúdo do HD sem restrição de acesso.

A partir do Windows 7 em diante é mais ou menos a mesma coisa.

Vá até o painel de controle "central de rede e compartilhamento > Alterar as configurações de compartilhamento avançado"

E na opção "Todas as rede", marque a opção "Desativar compartilhamento protegido por senha".

Na opção "Particular" certifique que a opção "Ativar compartilhamento de arquivos e impressora" estava ativado.

Agora na pasta ou HD que você queria compartilhar, clique com o botão direito sobre ele "Propriedade" e na aba segurança clique em editar, e clique em adicionar e digite "Todos" e OK.

Agora na aba compartilhamento, no primeiro retângulo escrito "compartilhamento" digite "Todos" e coloque para ter acesso a leitura e gravação.

Agora na impressora, é só voltar no painel de controle > Dispositivos e impressoras, e na impressora que deseja compartilhar, abrir a propriedades da impressora, compartilhar ela, e na aba segurança colocar todos como acesso.

Agora se a pasta tem acesso meio restrito, responda que tento explicar como se deve configurar.

• Membro VIP
Postado
  1. Todos estão conectados usando as mesmas configurações de rede? (Por exemplo, se um conjunto estiver conectado a um switch/roteador e outro conjunto estiver conectado a outro roteador ou switch gerenciável, a rede pode estar segmentada).
  2. Se o problema ocorre com o servidores (seja pasta, impressora), verificar se não existem mais acessos que ele suporta. O Windows 10 Pro suporta apenas 20 conexões. (Link)
  3. Em alguns casos é obrigatório a migração para produto Windows Server.

Postado

Boa tarde, instale um servidor Windows server e procure colocar um AD que é o essencial em uma empresa, qualquer coisa, procure assuntos na internet como instalar um AD, ou colocar um servidor NAS para HD com segurança em permissão para usuários e impressora no próprio Windows Server tem esta função muito bem. Existe caso as impressoras forem em redes cabeada melhor ainda. No compartilhamento, coloque em VLAN e separe a sua rede para os respectivos grupos e dê permissão de pasta só para os usuários específicos.

Postado

@dwatashi Olá! Obrigado pela resposta.

1 - Todos os cabos estão conectados na mesma Switch, mas temos dois roteadores cada um de uma operadora de internet diferente, pra que caso uma caia, nós trocamos para a outra para a loja continuar funcionando normalmente.

2 - Temos nessa loja onde o problema acontece 16 computadores, ou seja, não ultrapassa o limite do Windows, mas é muito bom saber que existe esse limite também.

Mas o problema em si tem sido o compartilhamento de impressora, por exemplo, há uma impressora no terceiro andar da empresa que não importa o que eu faça, eu não consigo conectar nenhum computador nela.

Agora troquei um dos computadores do terceiro andar pois o outro estava muito ruim por ser bastante antigo, mas dos 16 computadores ligados na Switch, ele enxerga apenas 6. Reparei também que outros computadores que enxergavam todos, agora só enxergam os mesmos 6, ao mesmo tempo que tem computadores que enxergam todos os 16 facilmente.

@Antonio Carlos Barros dos Mas tendo um Windows Server eu consigo que com 3 impressoras em lugares diferentes da empresa sejam compartilhadas sem nenhum problema?

Postado
12 minutos atrás, pedro.moura disse:

@dwatashi Olá! Obrigado pela resposta.

1 - Todos os cabos estão conectados na mesma Switch, mas temos dois roteadores cada um de uma operadora de internet diferente, pra que caso uma caia, nós trocamos para a outra para a loja continuar funcionando normalmente.

2 - Temos nessa loja onde o problema acontece 16 computadores, ou seja, não ultrapassa o limite do Windows, mas é muito bom saber que existe esse limite também.

Mas o problema em si tem sido o compartilhamento de impressora, por exemplo, há uma impressora no terceiro andar da empresa que não importa o que eu faça, eu não consigo conectar nenhum computador nela.

Agora troquei um dos computadores do terceiro andar pois o outro estava muito ruim por ser bastante antigo, mas dos 16 computadores ligados na Switch, ele enxerga apenas 6. Reparei também que outros computadores que enxergavam todos, agora só enxergam os mesmos 6, ao mesmo tempo que tem computadores que enxergam todos os 16 facilmente.

@Antonio Carlos Barros dos Mas tendo um Windows Server eu consigo que com 3 impressoras em lugares diferentes da empresa sejam compartilhadas sem nenhum problema?

Windows Server, compartilha recurso é essencial em qualquer empresa, a gerencia fica centralizada, bem caso você que trabalha em uma empresa, aconselho a fazer um curso para te ajudar, valeu.

Aqui tem um curso e bem barato:

https://www.udemy.com/course/windows-server-2019-do-básico-ao-avancado-c/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!