Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NOBREAK 2022 - Qual comprar? Podem os ShortBreaks queimarem uma fonte?


Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Fala pessoal!

Recentemente uma fonte minha com PFC Ativo e selo 80 Plus queimou. Estranhei de começo, tendo em vista que foi do nada, e resolvi correr atrás para descobrir quem foi o culpado por isso.

Acontece que eu usava o PC ligado em um ShortBreak (Um SMS Station ll de 1200VA) e pesquisei se ele poderia ser o causador do problema. Porém realmente vi o quão prejudiciais são para fontes com PFC Ativo (li o artigo do faller que foi de extrema ajuda) então penso que pode ter sido ele.
A questão é que eu realmente preciso de um Nobreak, pois uso o PC mais para trabalho (Design, Programação) e a criação de longos projetos (a última coisa que quero é perder o arquivo). O ShortBreak me quebrava bem o galho para caso faltasse energia, desligar o PC com segurança e salvar os arquivos. Porém estou com receio de continuar em um, já que comprei outra fonte (CX550) e ouvi dizer que perde a garantia caso ela seja usada em um estabilizador, e como os ShortBreaks possuem um estabilizador interno, de reduzir a vida útil ou até de queimar novamente a minha fonte.
Teria algum Nobreak que vocês recomendassem para mim de até uns R$2000?
Outra pergunta...

- Já tive problemas com meu PC antigo de além de corromper arquivos em quedas de energia, de corromper o próprio S.O / HD. 
Hoje em dia, o próprio S.O e os HD possuem alguma proteção contra isso?

- E além disso, para minimizar os danos, poderia usar um filtro de linha IClamper entre meu PC e o Nobreak? (Pode ser uma pergunta bem besta eu sei)

Agradeço! E perdão caso eu tenha criado no setor errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Qual era o modelo da fonte que queimou ? Não estava em garantia?

 

O problema desse short-breaks é que geram uma onda de saída quadrada e não senoidal pura e além disso possuem o estabilizador, que é um negócio completamente obsoleto e prejudicial para as fontes modernas.

 

Uma possibilidade é usar um notebook. A outra é usar um no-break de dupla conversão, que é caro. E mais uma é usar um no-break com onda senoidal pura, que não é tão ruim.

 

Deve usar o Clamper sim e a tomada deve ter aterramento e ser ligada corretamente. E instalar DPS no quadro de disjuntores.

 

Os HD possuem certas proteções, mas o risco de perda de arquivos sempre existe, é fundamental manter backups atualizados em um serviço de nuvem por exemplo.

tomada.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ol1iveir4 disse:

A questão é que eu realmente preciso de um Nobreak, pois uso o PC mais para trabalho (Design, Programação) e a criação de longos projetos (a última coisa que quero é perder o arquivo).

Backup em nuvem não supre a necessidade? Não vejo por que gastar 2 mil reais só por isso. Seta sua pasta de trabalho pra fazer backup automático a cada 5 minutos, na pior das hipóteses perde 5 minutos de trabalho.
 

21 minutos atrás, ol1iveir4 disse:

Hoje em dia, o próprio S.O e os HD possuem alguma proteção contra isso?

Sempre tiveram, mas a chance ainda existe. Novamente fica a recomendação de backup automático constante.

 

22 minutos atrás, ol1iveir4 disse:

- E além disso, para minimizar os danos, poderia usar um filtro de linha IClamper entre meu PC e o Nobreak?

Sim, sempre bom usar um filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o orçamento?

Para uso profissional o recomendado é usar um de onda senoidal, mas esses são muito caros, então existem os semisenoidais, mais baratos, mas melhor que shotbreake

E veja a carga total, lembrando que a carga do nobreake  é volttampere, então a carga deve ter mais ou menos o dobro da carga consumida: considerando que seja 300W reais, deve ser 600VA

Considerando PC+perifericos ligados nele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastava ter lido o manual do produto para evitar dores de cabeça:

http://smslegrand.com/uploads/1/0/5/5/105549193/manual_sms_station_ii.pdf

 

"Obs.: Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), eletrodomésticos (microondas, forno elétrico, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possuam fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação à vida."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Boa tarde, a fonte era uma Sharkoon 500W 80 Plus Bronze. 

3 horas atrás, Shaman93 disse:

Backup em nuvem não supre a necessidade? Não vejo por que gastar 2 mil reais só por isso. Seta sua pasta de trabalho pra fazer backup automático a cada 5 minutos, na pior das hipóteses perde 5 minutos de trabalho.
 

Sempre tiveram, mas a chance ainda existe. Novamente fica a recomendação de backup automático constante.

 

Sim, sempre bom usar um filtro de linha.

Seria uma boa opção mesmo... Como poderia fazer isso? Através de qual serviço?

3 horas atrás, PedraX disse:

Qual o orçamento?

Para uso profissional o recomendado é usar um de onda senoidal, mas esses são muito caros, então existem os semisenoidais, mais baratos, mas melhor que shotbreake

E veja a carga total, lembrando que a carga do nobreake  é volttampere, então a carga deve ter mais ou menos o dobro da carga consumida: considerando que seja 300W reais, deve ser 600VA

Considerando PC+perifericos ligados nele

Gostaria de gastar até R$ 2000 em um bom e que não prejudicasse a minha fonte.

2 horas atrás, Flávio Pedroza disse:

Bastava ter lido o manual do produto para evitar dores de cabeça:

http://smslegrand.com/uploads/1/0/5/5/105549193/manual_sms_station_ii.pdf

 

"Obs.: Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), eletrodomésticos (microondas, forno elétrico, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possuam fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação à vida."

Pois é, porém fui ver isso somente a pouco tempo. Eu tinha esse Nobreak já antes de comprar o PC e resolvi usar junto nele para não "desperdiçar". E também pois havia um mito ao meu redor de que "Nobreaks eram a salvação", porém agora vejo que não é bem assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Pois é, vi que essa marca de fontes não é das melhores hahaha, paciência. 
Obrigado pelas sugestões, porém gostaria de tirar outra dúvida.

 

- Nobreaks como esse https://www.kabum.com.br/produto/72083/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-puro-nova-geração-dsp-700-bifx-115-bivolt-27570 ainda sim não seriam ideais pelo caso do estabilizador interno. Porém por serem Senoidal Puro, poderiam minimizar os problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ol1iveir4 disse:

@Ricardov Pois é, vi que essa marca de fontes não é das melhores hahaha, paciência. 
Obrigado pelas sugestões, porém gostaria de tirar outra dúvida.

 

- Nobreaks como esse https://www.kabum.com.br/produto/72083/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-puro-nova-geração-dsp-700-bifx-115-bivolt-27570 ainda sim não seriam ideais pelo caso do estabilizador interno. Porém por serem Senoidal Puro, poderiam minimizar os problemas?

Eu tenho um problema parecido com o seu.

 

Trabalho com Desenvolvimento Web e não gosto de quedas de energia.

 

Não tenho no momento dinheiro para comprar um senoidal puro online dupla conversão (mas terei no futuro), que seria o ideal no meu caso e na minha opinião.

Portanto comprei um modelo igual a este que você cita, só que foi o de 1500VA, abaixo:

 

https://www.kabum.com.br/produto/171282/nobreak-1500va-sms-manager-iii-entrada-bivolt-saida-115v-senoidal-puro-eng-bateria-externa-27572

 

Na época paguei R$ 1500,00 na loja física da Kalunga.

 

Meu problema são as quedas e não as oscilações de energia, tanto é que raramente escuto o chaveamento do relé do estabilizador interno do No Break (tlec tlec).

 

Ter um estabilizador interno não é o ideal, mas por enquanto isso é tudo que meu dinheiro pode comprar, e acaba sendo uma opção não ideal para mim, mas menos ruim.

 

Analise e veja a relação custo X benéfico X risco que isso teria para você.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ol1iveir4 disse:

Essa questão da saída em 115v, o que significa? Sou bastante leigo nesse assunto. Aqui em casa a rede é 220v, teria problema?

 

Significa que ele aceita 115V, 127V ou 220V na entrada da rede elétrica (na tomada), mas a saída que vai para o computador será sempre 115V.

 

Não teria problema no seu caso, mas você precisa ver os dispositivos que serão ligados ao Nobreak, pois eles terão que funcionar em 115V, e não em 220V como você está acostumado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ol1iveir4 esse estabilizador interno é um problema. As fontes full range não precisam de estabilizador, elas funcionam com qualquer tensão entre 90 e 264 volts, uma variação muito maior do que a que ocorre comumente na rede elétrica. E a cada vez que o estabilizador faz um "tlec" ele estressa a fonte, pois ocorre um breve desligamento da energia de entrada.

 

Outro problema é a potência baixa. Tem que saber o fator de potencia do estabilizador para saber qual a potência em watts. Esse de 700 pode ser 350W ou 490W, não encontrei essa informação no anúncio, a loja não apresenta a informação com clareza. Possivelmente 700 VA não atende ao que precisa.

 

Por que não implanta o backup e avalia essa questão mais adiante?

 

Quanto ao 220 ou 115 volts isso não é muito relevante hoje, a maior parte dos equipamentos atuais funciona em ambas as tensões. Apenas impressoras Laser tem tensão única.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ricardov disse:

Outro problema é a potência baixa. Tem que saber o fator de potencia do estabilizador para saber qual a potencia em watts. Esse de 700 pode ser 350W ou 490W, não enconctrei essa informação

https://www.sms.com.br/produtos/nobreaks/line-interactive-senoidal/manager-iii-senoidal-ng-700-va?aba=especificacoes

 

Fator de potência de 0,7 segundo o fabricante, para o modelo da Kabum (https://www.kabum.com.br/produto/72083/nobreak-sms-manager-iii-senoidal-puro-nova-geração-dsp-700-bifx-115-bivolt-27570) apresentado pelo autor do tópico no início.

 

Fazendo contas (700VA * 0,7) daria 490 Watts.

 

490 Watts pode ser pouco mesmo dependendo do caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi ambos os lados, realmente eu gostaria de ter um Nobreak, porém no meu orçamento só cabe um Senoidal Puro com estabilizador interno mesmo.
Também gostei da possibilidade de fazer um backup na nuvem em X tempo, vou dar uma olhada sobre, porém o que me preocupa mesmo na ausência de um Nobreak, é a possibilidade de corromper o S.O ou o HD, já que aqui em casa cai a luz do nada às vezes... O Nobreak me deixaria mais confortável quanto a isso. Em relação a surto, creio que é tranquilo... Comprei um iClamper que protegeria o PC. O que mais me deixa preocupado é corromper o S.O

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.processtec.com.br/nobreak-1kva-delta-rx-on-line-mono-110v-upa102r1rx0b1b1

 

Mas você vai ter que instalar uma tomada em 110v aterrada e ver se sua fonte suporta 110v também.

 

Por uns 2600, tem essa opção, entrada 220/230v.

 

https://www.processtec.com.br/nobreak-1kva-apc-easy-ups-srv-mono-230v-rack-s--bateria

 

Lembrando que nobreaks de dupla conversão são monofásicos. Entrada e saída sempre na mesma tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, R_F disse:

https://www.processtec.com.br/nobreak-1kva-delta-rx-on-line-mono-110v-upa102r1rx0b1b1

 

Mas você vai ter que instalar uma tomada em 110v aterrada e ver se sua fonte suporta 110v também.

 

Por uns 2600, tem essa opção, entrada 220/230v.

 

https://www.processtec.com.br/nobreak-1kva-apc-easy-ups-srv-mono-230v-rack-s--bateria

 

Lembrando que nobreaks de dupla conversão são monofásicos. Entrada e saída sempre na mesma tensão.

 

Não conheço esse fabricante, mas gostei das especificações e do preço desse Nobreak que você citou:

 

https://www.nobreakdelta.store/produto/nobreak-delta-upa102r1rx0b1b1/

 

Parece ser interessante.

 

Abraços colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R_F Bom, aí já passa bem do meu orçamento hahahahahaha.

Acho que vou acabar ficando só com o filtro de linha da Clamper mesmo, e dar um jeito de fazer backups automáticos. 

Tenho outra pergunta pra vocês.

O filtro de linha Clamper protege casas mesmo que não possuam aterramento? Aqui em casa a energia é de 220v e as tomadas possuem aquele 3°pino terra.

Ouvi relatos dos filtros da Clamper energizando o gabinete, porta USB, etc... Fazendo com que o usuário tome um choque. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marcelo Calazans disse:

 

Não conheço esse fabricante, mas gostei das especificações e do preço desse Nobreak que você citou:

 

https://www.nobreakdelta.store/produto/nobreak-delta-upa102r1rx0b1b1/

 

Parece ser interessante.

 

Abraços colega.

Delta Electronics (agora Power Solutions) é uma empresa bem conhecida, digamos que ela seja a APC asiática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ol1iveir4 o pessoal faz instalação elétrica porca e depois reclama do filtro. Ocorre que se o equipamento tem plugue de 3 pinos ele tem que ser ligado a uma tomada de 3 pinos, isto é, é um equipamento que precisa de aterramento para segurança do próprio usuário, está escrito no manual, basta ler. O aterramento é obrigatório no Brasil há mais de 30 anos, mas muitos insistem em não fazer, usam essas gambiarras de adaptadores, cortam o pino, etc.

 

A Clamper diz que o filtro funciona em tomada de 2 pinos para certas situações.

 

Além disso, a tomada de 3 pinos tem uma forma correta de instalação, como já indiquei. Os Zé Faísca não seguem a norma e ligam invertido a fase com o neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2022 às 10:39, Ricardov disse:

@ol1iveir4 o pessoal faz instalação elétrica porca e depois reclama do filtro. Ocorre que se o equipamento tem plugue de 3 pinos ele tem que ser ligado a uma tomada de 3 pinos, isto é, é um equipamento que precisa de aterramento para segurança do próprio usuário, está escrito no manual, basta ler. O aterramento é obrigatório no Brasil há mais de 30 anos, mas muitos insistem em não fazer, usam essas gambiarras de adaptadores, cortam o pino, etc.

 

A Clamper diz que o filtro funciona em tomada de 2 pinos para certas situações.

 

Além disso, a tomada de 3 pinos tem uma forma correta de instalação, como já indiquei. Os Zé Faísca não seguem a norma e ligam invertido a fase com o neutro.

Concordo plenamente. 

Obrigado pela ajuda pessoal, creio que vou ficar apenas com o filtro mesmo e providenciar um backup automático. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...