Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falha na operação com o erro 0x0000011b. (Compartilhamento de Impressora)


Ir à solução Resolvido por pedro.moura,

Posts recomendados

  Olá! Por volta de outubro de 2021 a Microsoft lançou uma atualização de segurança no Windows 10 que quebrou o sistema de compartilhamento de impressora. Na época, passei por um perrengue relacionado a isso e não consegui resolver de forma nenhuma, até que a Microsoft finalmente lançou a correção desse erro (erro 0x00000709).

  Novamente venho tendo problemas em relação a compartilhamento de impressora em um computador específico, agora com uma apresentação de erro diferente (0x0000011b).

 

Ao todo, há 3 impressoras compartilhadas na rede, sendo elas:
-Loja

-Retaguarda (Escritório)

-Setor de Compras e Expansão

 

  A principio, desde que a Microsoft liberou a atualização de correção ano passado, a da loja voltou a funcionar e compartilhar novamente, qualquer computador da empresa consegue conectar lá e mandar impressões sem problema algum.

 

  A impressora da retaguarda estava apresentando esse erro (0x0000011b), mesmo após ter tentado diversas coisas para fazer com que essa impressora compartilhasse, nada funcionava. Até que ontem, sem eu fazer absolutamente nada, o compartilhamento voltou a funcionar, dando outro problema relacionado a spool que não vem ao caso agora e imagino que não seja tão complicado de resolver.

 

  Agora a impressora do setor de compras e expansão não consigo fazer funcionar de forma nenhuma. Toda vez que tento, não importa por qual computador na empresa, sempre dá esse erro. Depois de um tempo tentando arrumar com pesquisas no Google, decidi formatar o computador na esperança de que resolvesse esse problema. Nada. Continua apresentando esse erro, já conferi inúmeras vezes se tanto o computador conectado na impressora quanto o que está tentando conectar estão de fato 100% atualizados e aparentemente também não é esse o problema.

 

 Realmente estou bem perdido com esse problema, estou chegando a me perguntar se o problema não é o computador, algum problema de placa-mãe, não sei nem se isso é uma possibilidade ou não, mas dado as circunstâncias, talvez seja.

 

 

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, pedro.moura disse:

  Olá! Por volta de outubro de 2021 a Microsoft lançou uma atualização de segurança no Windows 10 que quebrou o sistema de compartilhamento de impressora. Na época, passei por um perrengue relacionado a isso e não consegui resolver de forma nenhuma, até que a Microsoft finalmente lançou a correção desse erro (erro 0x00000709).

Nem me fale, passei por um grande aperto também.

 

Mas não me surpreendi, atualizações bugadas do Windows sempre tiveram e acho que sempre vão ter, faz parte do processo😉

Enfim, atualmente a Microsoft já lançou diversos artigos sobre o assunto, e diz que para compartilhar uma impressora todos os computadores, tanto o host quanto os que vão acessar, precisam estar 100% atualizados, inclusive as atualizações "opcionais" e não pode ter nenhuma oculta ou com erro também. Depois de todos atualizados, a impressora só é compartilhada na rede se tiver usuário e senha no compartilhamento, nãopode mais compartilhar sem login.

No caso o usuário e a senha são os mesmos do computador host (que no caso obrigatoriamente também tem que ter senha para entrar no Windows) Se tiver mais de um usuário no Windows o compartilhamento deve ser feito pela conta de administrador, como já acontecia antes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, pedro.moura disse:

O engraçado é que tem impressoras na empresa (pra falar a verdade todas, com exceção dessa) que compartilham sem login tranquilamente

Pois é, aqui na empresa que eu trabalho também tem duas que compartilham sem login tranquilamente, mas na teoria segundo a Microsoft não era pra funcionar...... Mas nem me importo, contanto que funcione e os usuários imprimam, ta beleza!

 

29 minutos atrás, pedro.moura disse:

Como faço pra ver se tem alguma oculta ou com erros?

Tem como ver pelas próprias configurações do Windows, mas vai ter que dar uma pesquisada pois não sei te falar passo a passo ja que não mexo muito, ou por um programinha chamado "wushowhide" que a Microsoft indicou um bom tempo atrás, só executar e seguir passo a passo dele, eu prefiro fazer por ele mas caso você não ache mais esse programa para download tem que dar uma fuçada no google mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Boa tarde! Efetuei um teste hoje, no computador que está conectado a impressora coloquei uma senha (no perfil administrador, esclarecendo apenas) e usei o wushowhide e não encontrou nenhum erro, update oculto e etc.

De toda forma, ainda sim não consigo compartilhar...

Detalhe: Quando entrei nos dois PC's (o da impressora e o que eu quero que conecte na impressora), ambos tinham a mesma atualização opcional para baixar e efetuei o download no mesmo tempo, mas ainda sim não consigo compartilhar a impressora... 

 

Você conhece alguma outra forma ou algum outro lugar por qual posso encontrar uma solução pra isso? Tá me dando uma canseira danada esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedro.moura O erro aparece na hora que você tenta conectar na impressora pelo terminal ou o erro ocorre logo na hora de compartilhar a impressora?

 

O windows update é meio bugado, precisa verificar atualizações umas 5 vezes pra ter certeza que foi tudo instalado. E os dois são Windows 10 Pro?

17 minutos atrás, pedro.moura disse:

Você conhece alguma outra forma ou algum outro lugar por qual posso encontrar uma solução pra isso? Tá me dando uma canseira danada esse problema

pode tentar explicar seu problema no fórum da Microsoft, um técnico deles vai ver e tentar te ajudar, mas teoricamente era só estar tudo atualizado, com usuário e senha tanto na conta do computador quanto no compartilhamento da impressora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Aparece quando tento por outro computador acessar a impressora.

  Tenho absoluta absoluta certeza de que está tudo atualizado, mas pera aí, há como definir uma outra senha específica pelo compartilhamento de impressora? Até então eu estava apenas colocando uma senha no usuário do PC, porque aí tentando entrar nele na rede, me pergunta o login, dessa forma:

 

image.png.c2f577b3ff054a69979581b2a21dfd7b.png

 

aí quando tento conectar na impressora após colocar o usuário e senha, me informa o código de erro

 

image.png.5de372aa2ae268d7bb41aef8ecdfca61.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, pedro.moura disse:

há como definir uma outra senha específica pelo compartilhamento de impressora? Até então eu estava apenas colocando uma senha no usuário do PC, porque aí tentando entrar nele na rede, me pergunta o login, dessa forma:

Tem como sim, mas não precisa, só o usuário e senha do computador já basta para validar o compartilhamento, então o jeito que fez era pra dar certo.

Reparei no ultimo print que o Windows não está ativado, vai precisar ativa-lo, com uma chave da Microsoft......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedro.moura vish, complicado então.

- Pode tentar trocar o login para conectar na impressora, e não deixar o mesmo do computador

- reinstalar a impressora no computador e compartilhar novamente

- mudar nas opções de compartilhamento e ir alterando as permissões de "Todos" só pra ver se em alguma você consegue conectar

- compartilhar uma pasta desse computador com a impressora e ver se os outros conseguem acessar a pasta ao menos

 

Nada garante que vai dar certo, mas vale tentar e ir procurando ajuda no próprio fórum da Microsoft, já que isso claramente é problema deles, não sei como é a estrutura ai, mas talvez tentar trocar a impressora de lugar e compartilhar por outro PC, ou trocar a impressora desse setor com uma que seja por wi-fi ou rede direto. Mas ai depende da organização da empresa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Certo, vou testar essas alternativas mas de toda forma irei criar um artigo no fórum da Microsoft.

Já vi várias coisas envolvendo mudanças no REGEDIT, mas como testei das outras vezes, fiquei com receio de testar agora e depois prejudicar o sistema de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, pedro.moura disse:

Certo, vou testar essas alternativas mas de toda forma irei criar um artigo no fórum da Microsoft.

Sim, é melhor mesmo. Provavelmente eles já irão falar pra você mexer no REGEDIT e etc. então melhor esperar a resposta deles, mas nunca vi esse erro ser relacionado ao Editor de Registro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Marcelo_gs E aí! Tudo bom?

Só passando pra avisar que eu consegui resolver o problema e vou deixar aqui onde encontrei a solução caso alguém sofra com o mesmo problema.

 

LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE JÁ VI OUTRAS FORMAS DE SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA QUE FUNCIONOU PRA OUTRAS PESSOAS, MAS NÃO FOI O MEU CASO.

 

         ACONSELHO LER TUDO ANTES DE REALIZAR O PROCEDIMENTO

 

Lembrando que é fundamental e indispensável que todos os computadores que você queira fazer o compartilhamento deve estar acompanhando completamente as atualizações do Windows. 

 

O que fiz foi entrar no REGEDIT do windows (você pode fazer isso indo na busca e escrevendo regedit) e seguir a seguinte linha de opções:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Print

(você pode copiar e colar esse endereço lá na parte de cima, como se fosse uma pesquisa em pasta do Windows ou busca do navegador)

Lá você adiciona o valor:

DWORD(32)bits > "RpcAuthnLevelPrivacyEnabled" (sem aspas) e coloca os dados desse valor adicionar como "0"

 

-- Pra fazer tudo isso basta clicar com o botão direito já estando no caminho do HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Print, clicar com o botão direito e adicionar o VALOR DWORD(32BITS)

 

Faça isso em todos os computadores que queira compartilhar a impressora (inclusive o que ela está conectado) e reinicie eles.

Após reiniciar, tente conectar a impressora.

 

SITE ONDE CONSEGUI A SOLUÇÃO E QUE TAMBÉM DISPONIBILIZA O ARQUIVO QUE FAZ ESSA MUDANÇA NO REGEDIT AUTOMATICAMENTE PRA VOCÊ AQUI.

 

Caso não funcione, não esqueça de excluir essa mudança feita no REGEDIT por segurança.

 

Caso seu problema não seja resolvido, aqui está outra discussão referente ao mesmo problema que tem outras formas de resolver o problema.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal...

 

Eu também estava sofrendo com esse problema... Atualizava, desinstalava atualização, mexia no registro e nada resolvia.

 

Encontrei um vídeo no YouTube que salvou aqui... Agora está tudo funcionando independente de atualizar o Windows ou não, as impressoras que estão compartilhadas são instaladas nas outras maquinas sem problema algum.

 

Também não preciosa fazer nenhuma alteração no registro.

 

Segue abaixo o vídeo. Espero que ajudem que estiver com esse mesmo problema do Erro 0x0000011b:

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
Em 22/03/2022 às 08:23, pedro.moura disse:

Tive muita dificuldade com isso, acabei criando um texto reg para corrigir, sempre que me deparo com esta situação apenas mesclo o arquivo em ambas as maquinas e reinicio o servidor de impressão. segue arquivo hospedado no onedrive
https://1drv.ms/u/s!AgCu9nMvxdL65SGU4f89ah0-BmGF?e=NonfOt

 

 

Screenshot_1.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...