Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM utilizável - Como resolver?


DaviTI

Posts recomendados

image.png.3d2e1027c3363fd3c02fc36e6204f1ea.png

 

Estou usando o Windows 11, já tentei mexer nas configurações do sistema (msconfig), configurações avançadas para alterar o tamanho do arquivo de paginação, tirar a memória e colocar novamente, mas nada resolveu... 

Lembro-me que aumentei a vram em 2GB, mas como estava precisando de mais memória RAM para gerenciar as máquinas virtuais, eu deixei automático as configurações de "UMA Frame buffer Size" na minha ASRock b450m steel legend. Não sei isso tem alguma relação com a memória estar limitada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu PC está reservando uns 2,5GB para VRAM, logo você só vai ter 5,5GB disponíveis para uso. Até para um PC normal com vídeo dedicado 8GB já é pouco, se você tem vídeo integrado então precisa ter uns 12GB pra garantir 8GB livres (dependendo do jogo, o vídeo integrado vai puxar da RAM mais do que os 2GB reservados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Lembro que quando eu tinha o windows 10, não aparecia essa mensagem de "memória utilizável" por isso achei estranho agora.


Mas alterei para 64M as configurações "UMA Frame buffer Size" na BIOS e agora aparece o seguinte. 
 

image.png

 

Assim já está ok para mim. Como não é para jogar suponho que o sistema não vai precisar disso tudo de vram. Se começar a travar tudo eu volto lá na BIOS e deixo no automático mesmo kkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaviTI quando você reserva a RAM quer dizer que fica "exclusivo" pro vídeo integrado, mas quando o vídeo integrado precisar de mais do que está reservado, ele sempre vai começar a usar parte da RAM, isso acontece até com placa dedicada quando a memoria dela é insuficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...