Ir ao conteúdo

Fonte sem o 8+4

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Tava montando o Pc aqui e só me atentei agora que a mb (b660 tuf gaming) pede um cabo 8+4 mas minha fonte (cv550) só tem o cabo de 8 pinos, qual seria a melhor solução no caso?

Tentar uma devolução de fonte? 

Comprar um adaptador?

Deixar só os 8 pinos ligados?

Postado

@Maycow Sua 3070 ti exige uma conexão 8+X? se precisar de mais, aí você infelizmente vai ter que trocar de PSU, por que não vai sobrar pinos nem pro processador e nem pra placa de vídeo.

Tem como sim você usar apenas os 8 pinos na placa-mãe, porém isso capa o desempenho do seu i5, o que não seria recomendado.

Postado
1 hora atrás, VictorVsl7 disse:

@Maycow Sua 3070 ti exige uma conexão 8+X? se precisar de mais, aí você infelizmente vai ter que trocar de PSU, por que não vai sobrar pinos nem pro processador e nem pra placa de vídeo.

Tem como sim você usar apenas os 8 pinos na placa-mãe, porém isso capa o desempenho do seu i5, o que não seria recomendado.

pra gpu tem sim, a questão é sobre a cpu, que realmente so tem os 8 pinos, não compensaria mais um adaptador?

Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

@Maycow

A placa EXIGE os dois conectores ligados?? Qual processador?

se exige eu não sei te informar, mas o processador é um i5 12400

Postado
1 minuto atrás, Maycow disse:

se exige eu não sei te informar,

RTFM

1 minuto atrás, Maycow disse:

mas o processador é um i5 12400

Bom, um Core i5 nunca precisaria dos dois conectores.. Ele não passaria dos 120W de consumo, pra um cabo que suporta até uns 225W.. Aí, fica a dúvida se a placa exige os dois cabos.. E pra isso, fica o conselho acima..

Porém, acho que o maior problema seria confiar uma 3070Ti, numa fonte tão.....tão.....nota 5, como essa que tem..

power-gaming.png

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/nvidia-GeForce-RTX-3070-ti-founders-edition/34.html

300 Watts a placa SOZINHA.. 

Postado
6 minutos atrás, RS Faria disse:

RTFM

Bom, um Core i5 nunca precisaria dos dois conectores.. Ele não passaria dos 120W de consumo, pra um cabo que suporta até uns 225W.. Aí, fica a dúvida se a placa exige os dois cabos.. E pra isso, fica o conselho acima..

Porém, acho que o maior problema seria confiar uma 3070Ti, numa fonte tão.....tão.....nota 5, como essa que tem..

power-gaming.png

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/nvidia-GeForce-RTX-3070-ti-founders-edition/34.html

300 Watts a placa SOZINHA.. 

Eu não pretendo ficar com essa fonte por taaaaanto tempo assim, vou dar uma mexida no outro pc aqui de casa e essa cv vai pra ele, vou pegar uma core reactor, mas mesmo assim não creio q tenha algum problema 

gpu : 300 (não sei se foi o maximo ou a media)
cpu : 120 (na pior das hipóteses)

sobrando ai 180w pro resto do sistema que eu duvido muito que vá consumir isso tudo 
(creio eu que fiz a conta correta 🙃)

Postado
11 minutos atrás, Maycow disse:

Eu não pretendo ficar com essa fonte por taaaaanto tempo assim, vou dar uma mexida no outro pc aqui de casa e essa cv vai pra ele, vou pegar uma core reactor, mas mesmo assim não creio q tenha algum problema 

gpu : 300 (não sei se foi o maximo ou a media)
cpu : 120 (na pior das hipóteses)

sobrando ai 180w pro resto do sistema que eu duvido muito que vá consumir isso tudo 
(creio eu que fiz a conta correta 🙃)

Esqueceu do fato de que sua fonte tem uma eficiência de algo em torno de 80%
Em seu lugar eu trocaria a fonte. 

Postado
28 minutos atrás, RS Faria disse:

RTFM

me parece não ser obrigatório ja que na parte do manual sobre a instalação diz :
conectar os 24 pinos e 8 pinos OU 24 pinos 8 pinos + 4 pinos

7 minutos atrás, Dion10 disse:

Esqueceu do fato de que sua fonte tem uma eficiência de 80%
Em seu lugar eu trocaria a fonte. 

como ja disse,vou sim trocar mas não hoje exatamente e não me esqueci dos 80% de eficiencia, só não acho que vá chegar a tal ponto ou ultrapassar tanto 

• Curtir 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Maycow disse:

Minha fonte (CV 550W)

Citação

Placa de vídeo: RTX 3070 TI

Estás utilizando uma CV 550W com uma RTX 3070 TI?

image.png.aecea93457148f21d160b9d4f5787928.png

Uma placa gráfica capaz de picos acima de 400W durante utilização em jogos e uma fonte de alimentação de 550W (528W em +12V) com topologia group regulation, que não responde bem a cargas desequilibradas e topologia forward, que não responde bem a picos de consumo (devido ao método hard switching da topologia).

Espero que a tua nova fonte de alimentação chegue o quanto antes.

58 minutos atrás, Dion10 disse:

Esqueceu do fato de que sua fonte tem uma eficiência de algo em torno de 80%.

Complementando a tabela acima:

image.png.a99572be91180299f46b5ef5cda93815.png

São aproximadamente 86% de eficiência em carga máxima em uma rede de 230VAC, o que faria com que a fonte de alimentação extraísse cerca de 640W da rede a fim de entregar 550W (observe a tabela anterior e note a quantidade de carga que foi extraída de cada trilha e a tensão fornecida).

A eficiência não possui qualquer relação com a potência máxima fornecida pela fonte de alimentação (ao menos no sentido colocado, pois uma fonte de alimentação menos eficiente pode limitar a densidade energética de uma fonte de alimentação devido a maior produção de calor).

3 horas atrás, Maycow disse:

Tentar uma devolução de fonte? 

Depende do período da compra, mas é aconselhável.

Comprar um adaptador?

Pretendes utilizar o adaptador em qual conector? Independentemente da resposta, não é aconselhável.

Deixar só os 8 pinos ligados?

Uma alternativa aconselhável tendo em vista o baixo consumo do processador, que mesmo em um pico de consumo não ultrapassaria a capacidade nominal do conector EPS12V, conforme explicado anteriormente.

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Phynsx disse:

Espero que a tua nova fonte de alimentação chegue o quanto antes.

Isso não demora, no máximo um mês

Agora pra confirmar de vez e não ter mais dor de cabeça quanto a fonte,

o que acha de uma core reactor

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Maycow disse:

O que acha de uma core reactor

É uma boa fonte de alimentação de alta performance. Apesar de possuir uma curva de ventilação intensa, um in-rush current limiter subdimensionado (ou um controlador com soft start medíocre) e transient response não excelente (limitação relativa ao tamanho da fonte de alimentação), nenhum desses pontos serviriam para contraindicar o modelo.

Postado
5 horas atrás, Dion10 disse:

Esqueceu do fato de que sua fonte tem uma eficiência de algo em torno de 80%

Eficiência é quanto a fonte puxa da tomada para entregar tal potência, não quanta energia a fonte entrega no seu limite.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!