Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com os acontecimentos recentes na Europa é seguro mesmo utilizar Kaspersky?


Posts recomendados

@Roberth R. Garci4 Estou usando o Kaspersky no meu notebook, e não estou tendo problemas. Ele é um antivírus confiável. Mesmo sendo russo, ele não tem ligação à governo. E mais, o Kaspersky já migrou para Suécia. As pessoas afastam do Kaspersky pelo motivo que não tem nada a ver.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberth R. Garci4 Bom dia!

Eu continuo usando o kaspersky sem problemas e também acho que não tem nada a ver parar de usar ou boicotar os produtos kaspersky por causa da guerra.

No link abaixo, você pode ler a carta aberta do CEO Eugene Kaspersky:

 

https://www.kaspersky.com.br/blog/collateral-damage-on-cybersecurity/19103/?reseller=br_collateral-damage-on-cybersecurity_awarn_ona_smm__all_b2c_kdaily_post_______&utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_campaign=br_collateral-damage-on-cybersecurity-mar22_ns0208&utm_content=sm-post&utm_term=br_linkedin_organic_5208qvyrfy20iht

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Joao531 disse:

E mais, o Kaspersky já migrou para Suécia.

 

Suíça*

 

Também compartilho da opinião dos demais. Desde a primeira acusação de "espionagem", vinda do governo americano há alguns anos atrás, a Kaspersky ofereceu o código fonte das suas soluções para que o governo pudesse analisar e constatar que ele não espionava os usuários. A Kaspersky é uma das maiores empresas de segurança cibernética do mundo e não está a mercê de algum governo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu recomendo evitar programas russos e chineses. Apesar de não ter nenhuma prova que a Kaspersky roube dados e ter mudado seus servidores para a Suíça (isso não muda o fato da empresa ser russa), eu não recomendo, pois há outros antivírus que são bons e não são russos ou chineses. 

O Microsoft Defender evoluiu muito e sugiro usá-lo, se não quiser usar antivírus de terceiros. Recomendo também o uso de uma extensão de filtragem no navegador, como o TrafficLight da Bitdefender.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Éric H.X O que Microsoft Defender tem de especial e Kaspersky não? Eu ainda vou continuar usar o Kaspersky, pois acho um Microsoft Defender fru-fru, não tem nada de especial, só recursos mais simplezinhos. O Kaspersky oferece os recursos mais avançados, e estou feliz nele.

 

E o fato de Kaspersky ter mudado para Suíça está comprovado, veja essa notícia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Joao531 não entendi seu post. O Microsoft Defender oferece uma proteção básica e suficiente para a maioria dos usuários, é claro que antivírus de terceiros oferecerão outros recursos adicionais, mas no quesito proteção, o Defender é suficiente.

1 hora atrás, Joao531 disse:

E o fato de Kaspersky ter mudado para Suíça está comprovado, veja essa notícia.

Houve um equívoco na sua interpretação. Acima eu disse que a Kaspersky moveu seus servidores para a Suíça, mas isso não muda o fato de ser uma empresa russa:

2 horas atrás, Éric H.X disse:

e ter mudado seus servidores para a Suíça (isso não muda o fato da empresa ser russa)

Enfim, cada um usa o AV que quiser, apenas ressaltei que há outros antivírus que são bons e que não são russos ou chineses.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
6 horas atrás, Éric H.X disse:

Eu recomendo evitar programas russos e chineses. Apesar de não ter nenhuma prova que a Kaspersky roube dados e ter mudado seus servidores para a Suíça (isso não muda o fato da empresa ser russa), eu não recomendo, pois há outros antivírus que são bons e não são russos ou chineses. 

Eu compartilho da sua opinião. Recentemente a Federal Communications Commission afirmou oficialmente que utilizar software desta empresa é um risco. Outras importantes e reconhecidas organizações adotaram a mesma postura.

 

E sim, o Microsoft Defender é uma boa opção.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Lusitano disse:

Eu compartilho da sua opinião. Recentemente a Federal Communications Commission afirmou oficialmente que utilizar software desta empresa é um risco. Outras importantes e reconhecidas organizações adotaram a mesma postura.

Você tem prova disso? Eu uso Kaspersky no meu notebook, e não estou tendo problemas. E ele não tem ligação nenhuma à governo russo! As organizações não entendem desse antivírus à fundo!

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
agora, Joao531 disse:

Você tem prova disso?

Amigo, não há nada a provar e é inquestionável o grau de informação que a FCC dispõem, estamos falando de um organismo do governo americano 😉

 

Não está em causa a qualidade do software, são "outros" valores que estão sendo abordados.

 

3 minutos atrás, Joao531 disse:

As organizações não entendem desse antivírus à fundo!

Seguramente que se você tivesse outro conhecimento, não afirmaria isso com toda essa convicção. Mas, repare que eu não estou contra a sua opinião, respeito-a, mas eu tenho uma opinião diferente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Éric H.X disse:

Eu recomendo evitar programas russos e chineses.

Concordo em relação a programas chineses, dado o histórico do governo chinês de violações extremas de privacidade e medidas autoritárias contra empresas e organizações, com múltiplos escândalos de cibersegurança. Pra exemplificar o nível de falta de noção, estão banindo todos os filmes do Keanu Reeves porque ele recentemente manifestou apoio ao Tibete... Mas existe algo análogo em relação à Rússia?

 

13 minutos atrás, Lusitano disse:

estamos falando de um organismo do governo americano 😉

Ou seja, uma opinião escrachadamente enviesada contra a Rússia, que representa uma das únicas fontes de ameaça à hegemonia soberania deles. 'Bonzinhos', nenhum dos dois é...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem a questão moral também, além da técnica. Exemplo apenas: a Eslováquia tem recebido muitos refugiados ucranianos, gente desesperada, que deixa sua vida, sua terra para trás. A sede da ESET é na Eslováquia. Algo de que lembrarei quando minha licença do KAV expirar no fim do ano. 🧐

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que a única maneira de se aproximar de uma privacidade real no uso de computadores é utilizando programas de código aberto. O Kaspersky pode ou não ter recursos de espionagem embutidos, mas o próprio Windows e grande parte dos programas para computador coletam dados, que são vendidos. É mais comum que estes dados sejam destinados ao aperfeiçoamento de algoritmos de propaganda (a fim de aumentar o consumo e gerar capital), mas governos também compram dados. Isso não é verdade apenas para a Rússia, mas também pra países como os EUA. No caso deste último, inclusive, não é nenhum segredo. Há documentos oficiais desse país que documentam as compras de informação, que são utilizadas pra ajudar a manter a influência global e a segurança nacional do país. (exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Obrigado por comentarem.

 

Para um usuário comum talvez não seja um problema. Mas não podemos dizer o mesmo quando envolve gorvernos, políticos, funcionários públicos de setores estratégicos,  empresários...

Vou continuar com uma dose de desconfiança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SamucaFO @acvale prezados, a razão pela qual programas chineses e russos não são confiáveis são justamente por serem países ditatoriais. É claro que Google e outras empresas coletam e até vendem dados de seus usuários, mas é bem diferente de seus dados irem para um país ditatorial.

Enfim, o OP é quem decide. A minha opinião sobre o Kaspersky se mantém: evite, pois há outros antivírus que são bons e não são russos e nem chineses.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que evitar programas Russos e Chineses, mas quando falaram em tirar a Huawei do Brasil pelo mesmo motivo, houve um alvoroço todo, dizendo que era motivos políticos e etc. Sem falar que Huawei está fornecendo equipamentos para Vivo, Claro e Tim—, as mesmas que arremataram no leilão os direitos para distribuir 5G em todo o país pelos próximos anos. Seria aquela coisa, se corre para um lado tem; WhatsApp, Facebook, Instagram, Apple, Microsoft, Samsung e entre outras, se correr para o outro lado tem; Russos e Chineses. Diferença que um lado diz que é transparente com os nossos dados, transparente somente ao ponto que eles queiram nos deixar ver, outro lado seria totalmente fechado... no final das contas privacidade vai para o espaço. 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack Segundo o site deles a  Panda Security é uma multinacional espanhola. OU seja, é uma país ocidental?   Mas avaliar um programa antivírus é tão difícil e complexo.

 

Fox, você queria citar a Panda por ser uma empresa de um país mais neutro ou por causa da qualidade do antivírus mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Joao531 disse:

@Marcos FRM Eu nunca usei esse antivírus. Mas eu acho que a Panda não é confiável, porém não recomendo esse antivírus.

 

 

Assim fica difícil recomendar ou não algo. Precisamos de algum guru para destrinchar os dados do AV-Comparatives (outro?). 🥺

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezados,

 

Devido ao tópico ter se desvencilhado da discussão inicial (se é ou não recomendado, do ponto de vista da segurança, utilizar o antivírus Kaspersky), estaremos fechando este tópico para evitarmos ainda mais discussões que não estão relacionadas ao assunto principal.

 

Contamos com a compreensão de todos.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

  • Curtir 3
  • Haha 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...