Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comutação automatica de alimentação usando transistor .


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Ola pessoal.

 

To quase com vergonha de postar isso, mas não consegui fazer funcionar um circuitinho que é pra ser simples.

 

No desenho abaixo estão os detalhes que vou explicar :

 

É um carregador de bateria com fonte chaveada, limitador de corrente e um display.

 

Quando ligo  as garras nos bornes da bateria ainda com a fonte desligada eu obtenho o valor da tensão da bateria.

 

Quando ligo a  fonte para iniciar a carga , estando a bateria quase vazia o limitador baixa a tensão de saida a menos de 4.5V para manter a corrente em 10A , e com isso e apaga o display, que é alimentado com tensão minima de 4.5V.

 

O que preciso fazer ?  Ao ligar o carregador seja feita uma comutação da alimentação do display para a linha ANTES do limitador de corrente. ( desenhado em azul )

 

Já tentei com comparador e relê, mas o delay nessa comutação faz o medidor de corrente do display ficar inoperante, além do fato que o comparador tenta reverter o processo quando as portas receberem outros valores.

 

A tensão pode ficar ligada de forma permanente na linha da fonte após comutada para ele, então dispensei o "kit comparador/relê"  e preciso partir para outra opção, pode ser transistor, SCR, mosfet, qualquer coisa que faça uma comutação dinâmica sem tornar o amperimetro inoperante.

 

Alguém me aponta um caminho  ?

 

Grato.

 

 

trouble.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Quando ligo a fonte para iniciar a carga, estando a bateria quase vazia, o limitador baixa a tensão de saída a menos de 4.5V, para manter a corrente em 10A, e com isso apaga o display, que é alimentado com tensão mínima de 4.5V.

 

O que preciso fazer?  Ao ligar o carregador, [é preciso que] seja feita uma comutação da alimentação do display, para a linha ANTES do limitador de corrente.

 

Não sei se entendi...

 

Por que você não pode alimentar o display em paralelo regulado, antes do limitador?

 

Você começou fazendo assim:

 

va-dependente.jpg.88c97a9596f544f1df168475f0847ff5.jpg

 

Mude para isto:

 

va-independente.jpg.c41ebfe3ccfeea68fbc557f1bf23351f.jpg

 

O fio amarelo é o sensor de tensão.

 

Update

 

Acho que entendi...


Sabemos que a tensão vai para baixo dos 4,5 volts somente em determinada situação. Mas você pode, sim, colocar um conversor Step Up como segunda Power Supply, pois ele será regulado por deslocamento, a elevação da tensão, e tem muito espaço entre os 15V e os 30V.

 

@Tito Fisher

 

va-stepup.png.dd1681ca6405d50ba8abafe6966b7675.png

 

Experimente uma elevação de 3V. Teste tudo previamente. A depender do projeto de seu conversor, eu "desejo" que 15V resulte em 18V, e 4V resulte em 7V.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Use apenas dois diodos... 

diodo-duplo-chaveador-da-bateria-33v-da-

No 1 vai o positivo da fonte, no 2 o positivo da sua bateria e no 3 o seu amperímetro. 

Não sei se o seu amperímetro funciona com o os 15V, se não funcionar use um regulador 78 qualquer coisa de tensão adequada a ele antes do diodo. 

Pode usar 1N4007 ou outro equivalente de 1A. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Por que você não pode alimentar o display em paralelo regulado, antes do limitador?

 

Ola @alexandre.mbm .  

A ideia de usar outro power supply não é aplicável porque no primeiro momento a fonte vai ser considerada desligada, tanto a chave de carregamento quanto a propria tomada da parede, a unica alimentação que o display recebe no primeiro momento é a carga da bateria.

 

Mas vou pesquisar isso de um step-up dinâmico  a partir da propria linha de carregamento quando o aparelho estiver acionado.

 

...........

 

 

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Use apenas dois diodos... 

 

Sr. @Renato.88 ,   A sugestão dos diodos é bem interessante, no estilo minimalista  da @.if.

é algo assim que estou buscando, uma vez que já me resta pouco espaço no gabinete do aparelho para inserção de circuitos com muitos componentes.

 

O display pode ser alimentado  de 4.5 a 30V  como a fonte não vai conseguir extrapolar is limites dele.

 

Vou colocar em prática aqui e logo dou retorno.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Tito Fisher , até então eu não vejo problema em o GND do conversor estar no negativo da bateria. Isso o faria funcionar alimentado pela bateria e o display estará ligado se não houver uma chave para sua aimentação.

 

Update

 

@Renato.88 , como funcionarão esses diodos?

 

(respondido pelo próprio @Tito Fishere em imagem da próxima mensagem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...