Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, tenho um HD de 1tb com windows instalado. Porém está bem lento o sistema, e gostaria de comprar um SSD só para instalar o windows nele mesmo e ficar mais rápido. Depois que eu instalar o sistema operacional nesse SSD novo, posso estar apagando o windows antigo do HD? E se eu puder fazer isso, como que faço sem perder meus jogos?

• Membro VIP
Postado

Pelo que entendi você poderia fazer a clonagem do HDD no SSD sem perder nada mas, minha preferência pessoal é por instalar o Sistema novo no SSD e reinstalar todos os programas que usa, inclusive os jogos (do qual estou por fora totalmente).

Acontece que a grande questão ao meu ver está no SSD novo que você vai comprar porque o mercado está cheio de falsificações.

Postado
55 minutos atrás, MateusLCCL disse:

como que faço sem perder meus jogos

1) Você pode clonar Windows inteiro. Eu não sei como se faz isso, eu só uso Linux, mas já vi muita gente dizendo que dá pra fazer.

2) Você pode reinstalar tudo do zero.

3) Você pode reinstalar tudo do zero e, na malandragem, apagar as pastas onde os jogos estão instalados no sistema novo e colocar no lugar as respectivas pastas copiadas do sistema antigo. Isso tem uma excelente chance de dar errado. Primeiro, porque os jogos devem ter coisas registradas em outros lugares, como o Registry ou a pasta \Windows. Só a pasta de instalação pode não ser suficiente. Segundo, porque é possível que o jogo interprete essa malandragem como alguma espécie de pirataria e se recuse a funcionar. Windows faz isso. Windows guarda em algum lugar informações sobre o seu hardware. Por exemplo, sobre o HD. Quando você transplanta Windows para outro vaso outro disco, ele detecta a manobra, supõe que é pirataria e se recusa a funcionar.

Se você conseguir clonar Windows ou decidir reinstalar tudo do zero, então sim, você pode apagar a cópia antiga de Windows.

Postado
1 hora atrás, MateusLCCL disse:

Depois que eu instalar o sistema operacional nesse SSD novo, posso estar apagando o windows antigo do HD? E se eu puder fazer isso, como que faço sem perder meus jogos?

A única hipótese que eu vejo de fazer isso é fazer a clonagem, mas aí dependerá do tamanho do SSD que você vai comprar.

Minha sugestão é particionar o HD convencional de 1 Tb, crie uma partição onde você deixará o Windows, os jogos e aplicativos. Na outra você deixa outros tipo de dados.(faça uma soma das pastas para ver o tamanho)

Aí você verá o tamanho da partição onde você instalou Windows/aplicativos/jogos.  Se conseguir colocar tudo no SSD novo você poderá clonar essa partição no SSD e aí continuará tudo lá.

Feita a clonagem poderá deletar tudo do HD convencional, aí é só "unir" a partição "vazia" na outra restante.

OBS: Faça um backup dos arquivos importantes.

• 9 meses depois...
Postado

Vou aproveitar este tópico. Clonei, do disco rígido para o SSD M.2, o Windows 11 e está tudo funcionando bem. Gostaria de saber se posso apagar o Windows que está no disco rígido ou se o mantenho no HD, caso o SSD venha a dar problema. Obrigado.

• Membro VIP
Postado

No meu entender vai depender do SSD ser falso ou verdadeiro; se for falso logo vai dar problema e ai pode voltar a usar o original até se resolver e se o SSD for verdadeiro não vejo problema em apagar o 11 do HD porque não terá problemas. Manter o 11 no HD só vai ocupar espaço e não vai influenciar no funcionamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!