Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 10400F não chegando ao turbo previsto


Ir à solução Resolvido por Alexandre Regelmeier,

Posts recomendados

Olá boa tarde. Comprei um i5-10400F semana passada e notei algo peculiar: o meu core speed não passa dos 3.5ghz, mesmo quando em atividade ou jogos. O que eu notei de diferente no CPU-Z comparado às análises do Youtube é que o meu multiplier fica em 35.0, onde em vídeos e análises mostra 40.0 com a frequencia +- entre 4.0~4.3. Alguém teria alguma solução ou explicação?

 

OBS: o 1° da imagem é o meu e o 2° uma imagem do google1426302425_WhatsAppImage2022-04-11at14_22_42.thumb.jpeg.b0b3da8a7e344d7b09d6b3363bad902b.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, não use o CPU-Z para verificar frequência em tempo real, use o HWInfo64.

 

Segundo, se o processador está ocioso, é claro que não vai entrar em turbo. Isso não mostra no print, mas pela tensão baixa, já dá para saber que você não está fazendo nada com o seu PC. Coloque um teste de stress (Prime95 Small FFT é um bom exemplo) que você deve ver a frequência subir para os 4.0 GHz de turbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Becker Sedexo Alfredinho disse:

Olá boa tarde. Comprei um i5-10400F semana passada e notei algo peculiar: o meu core speed não passa dos 3.5ghz, mesmo quando em atividade ou jogos. O que eu notei de diferente no CPU-Z comparado às análises do Youtube é que o meu multiplier fica em 35.0, onde em vídeos e análises mostra 40.0 com a frequencia +- entre 4.0~4.3. Alguém teria alguma solução ou explicação?

 

OBS: o 1° da imagem é o meu e o 2° uma imagem do google1426302425_WhatsAppImage2022-04-11at14_22_42.thumb.jpeg.b0b3da8a7e344d7b09d6b3363bad902b.jpeg

 

O processador só ativará o turbo em atividades mais pesadas como jogos, renderização gráfica, etc., fora isto, permanecerá no clock base mesmo (ou abaixo dele, se o seu plano de energia estiver configurado com desempenho mínimo do processador em 5%, que é o padrão). Aí o clock cai abaixo dos 2.9GHZ mínimos mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Becker Sedexo Alfredinho Você está com XMP ativado? se sim tem a possibilidade de ter realizado um over no processador de pré config do XMP, verifica na BIOS.

No meu caso o perfil XMP ja deixava automaticamente meu processador em 4.3 GHz, ai eu mesmo subi até 4.7 depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, acho que descobri o problema e encontrei outro. Uma config estava limitando ele à 3.5, tirei o desbloqueio e setei para o máx 4.3ghz. Porém ao realizar o teste com todos os núcleos em 4.3 a temperatura beirou 90°. Devo deixar somente um núcleo em 4.3 e o restante em 3.5 por exemplo? o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Becker Sedexo Alfredinho precisa lembrar que esse turbo é em um núcleo e não em todos, como própria descrição da Intel: "Frequência turbo máxima é a frequência máxima de núcleo único, à qual o processador pode funcionar, usando a Tecnologia Intel® Turbo Boost", nesse caso você ja está com um overclock, provavelmente está com tensões altas/refrigeração insuficiente para rodar a essa frequência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!