Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Congelamento e Blue Screens no PC


JK_Mafew

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite, pessoal. Espero que estejam bem.

 

Seguinte, já faz um tempo que meu PC anda apresentando um comportamento meio estranho. Ás vezes ele congela sem motivo aparente quando só estou conversando no discord ou até quando estou só escrevendo algum documento pro trabalho e, além disso, ele da umas telas azuis eventualmente (vou tentar colocar o log do BlueScreenView aqui). Só que tem um porém: quando estou jogando alguma coisa ele não congela ou dá tela azul, ele tem o comportamento de freezar quando o jogo fecha. Ultimamente tenho jogado bastante o Path of Exile e também os Dark Souls. Então vamos supor que eu ligue o PC e decida ir jogar um PoE, eu abro o jogo, fico lá por algumas horas, sem problema nenhum, porém, quando decido fechar o jogo por qualquer motivo que seja, em menos de 2 minutos o PC congela. É sempre assim, fechar um jogo ou app que consuma minimamente qualquer coisa do PC faz com q ele congele e não volte, só ao reiniciar. Então, na parte de reiniciar: o PC costuma ligar com a ventoinha à mil, como se, sla, tivesse usando 200% do processador, e, as vezes, engaja em uma sequencia de freezes (congela, reinicio, congela assim q liga de novo e assim vai).

 

A configuração do meu PC é:

 

AMD Ryzen 5 3400G with Radeon Vega Graphics 3.70 GHz

ASRock A320M-HD

16GB RAM DDR4 1200 MHz

SSD 240GB e HD 500GB

 

Vale dizer q eu já tentei remover uma das memórias e usar só a outra (porque achei q pudesse ser RAM) e não deu certo, o mesmo com o HD 😕

 

Gostaria de não ter que comprar outro processador/motherboard agora, porque o preço não ta nada agradável kk. Se vcs puderem me ajudar a descobrir qual é o problema, eu agradeceria muito. Acabei ficando muito curioso pra descobrir a causa do problema...

 

Mas é isso, obrigado!

 

imagem_2022-04-12_221940919.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Olá! Respondendo suas perguntas:

 

Há quanto tempo ocorre este problema?

 

R: A mais ou menos uns 6 meses. No inicio era esporádico, mas de um mês pra cá se tornou frequente sem motivo aparente.

 

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

 

R: É uma máquina comprada pela Pichau. Sem marca/modelo do conjunto inteiro. Originalmente ele veio com 8GB de RAM DDR4 e eu aumentei para 16GB, foi a única modificação até agora.

 

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

 

R: Vou ter de abrir o gabinete pra checar marca/modelo e atualizo aqui, mas é uma fonte de 400W.

 

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

 

R: Está ligado em um filtro de linha, juntamente com o monitor e roteador.

 

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

 

R: Não sei se entendi muito bem, então vou dizer que: tenho uma placa adaptadora pra Wi-Fi e Bluetooth, outros periféricos são meus fones, teclado e mouse somente.

 

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

 

R: Não sei ao certo.

 

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

 

R: Não.

 

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

 

R: Não sei ao certo. Não houveram modificações no Registro, porém houveram diversas atualizações do Windows nesse tempo, não sei dizer se foi após alguma.

 

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

 

R: Sinceramente, o problema se intensificou muito na época em que eu estava jogando Mir4. A máquina ficava muito tempo ligada e eventualmente havia congelamentos. Porém após a remoção do jogo o problema persistiu.

 

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

 

R: Sim, utilizo a versão free do Driver Booster. No momento, todos os Drivers inclusos na versão free estão atualizados por esse app.

 

Algum overclock foi feito no computador?

 

R: Não.

 

Sobre o Passo 2:

 

Os logs obtidos estão inseridos como anexo aqui, juntamente com o print requisitado.

 

Obrigado!

Speccy 13-04-22.PNG

LogsColetados.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, JK_Mafew disse:

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

 

R: Sim, utilizo a versão free do Driver Booster. No momento, todos os Drivers inclusos na versão free estão atualizados por esse app.

Remova este software do seu PC. Drivers devem ser baixados do site do fabricante e não por ferramentas de terceiros. Geralmente estes programas causam problemas do tipo.

 

Vá em Iniciar > Digite "confia" > Abra o histórico de confiabilidade > Selecione "salvar histórico de confiabilidade" > Salve o arquivo na área de trabalho > anexe-o aqui na sua próxima resposta.

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JK_Mafew image.png image.png

 

Existem duas menções a erros de hardware no computador. Analisei os logs gerados, e um está apontando para uma falha no driver watchdog.sys do Windows (driver responsável por gerenciar alguns recursos do sistema, como o vídeo) e o USBXHUB3, que como o nome sugere, gerencia os dispositivos USB, e também é um driver do próprio Windows.

 

O próprio Windows dificilmente vai ser o responsável pelo problema. Quando nós temos erros que apontam para drivers do sistema operacional, isso geralmente indica que um determinado recurso de hardware que interage com esse driver falhou, causando a tela azul e gerando este tipo de log. Isso acaba fazendo os usuários acreditarem, muitas vezes erroneamente, que o Windows quem causou a falha.

 

Em 12/04/2022 às 22:20, JK_Mafew disse:

porém, quando decido fechar o jogo por qualquer motivo que seja, em menos de 2 minutos o PC congela. É sempre assim, fechar um jogo ou app que consuma minimamente qualquer coisa do PC faz com q ele congele e não volte, só ao reiniciar. Então, na parte de reiniciar: o PC costuma ligar com a ventoinha à mil, como se, sla, tivesse usando 200% do processador, e, as vezes, engaja em uma sequencia de freezes (congela, reinicio, congela assim q liga de novo e assim vai).

Somado aos sintomas que você mencionou, provavelmente estamos lidando com um defeito físico no computador. Eu arriscaria dizer que a culpada é a placa-mãe, mas imagino que você queria ter certeza disso, então seguiremos com os testes:


Primeiramente, crie um ponto de restauração no computador (iniciar > digite "ponto" > criar ponto de restauração).

 

Após isso, reinstale os principais drivers do computador, baixando-os diretamente do site da placa-mãe ASRock A320M-HD:

Chipset: https://download.ASRock.com/Drivers/AMD/CPU/Chipset(v2.11.26.106).zip

Audio: https://download.ASRock.com/Drivers/Audio/Realtek(v8730.1_UAD_WHQL_RTK).zip

Rede: https://download.ASRock.com/Drivers/All/LAN/Realtek_LAN(v10035_05212019).zip

Vídeo: https://download.ASRock.com/Drivers/AMD/VGA/AMD_VGA(v21.30.02.210727a_0827).zip

 

Extrema Importância: Atualize o BIOS da placa-mãe. Ela atualmente está na versão P5.40, sendo a versão mais recente a P6.20:

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

A AMD não recomenda a atualização para os processadores das seguintes familias: Pinnacle, Raven, Summit ou Bristol Ridge. O seu processador não faz parte de nenhuma dessas familias, portanto você pode atualizar.

 

Feito esses procedimentos, abra um CMD como administrador e digite estes comandos

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

winsat formal

 

Teste o computador e veja se os problemas persistem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Oi, reinstalei os Drivers aqui, atualizei a BIOS também e dps dei os comandos.

 

Testei com um joguinho aqui, fiquei umas 2 horas nele, só q quando fechei pra ver o que ia acontecer, o PC congelou, infelizmente 😕.

Dps de um tempo, testei passar um tempo só escrevendo aqui e tomei uma tela azul de System Service Exception.

 

Então, por hora, parece ser a placa-mãe, certo? Se precisar de mais algum log eu posso enviar. E obrigado por toda a ajuda até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JK_Mafew Por hora, tente aplicar também todas as atualizações do Windows.

 

Você havia mencionado que trocou as memórias RAM e o HD. Você substituiu o SSD onde o Windows está instalado? Se sim, você formatou o computador para faze-lo?

Se não trocou o SSD, então faça um teste de hardware nele para descartarmos a chance de ele ser o culpado pelos problemas:

 

Baixe o Seatools:

https://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsforWindowsSetup.exe

 

Com seu SSD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automático da unidade, genérico rápido). Caso queira fazer teste completo na unidade, faça também o teste Genérico Completo, que pode demorar até 1 hora, mas é uma análise extra para garantir que a unidade está em bom estado.

 

Feito isso, se todos os testes estiverem OK, também descartamos a possibilidade de ser uma falha no SSD.

 

Em 13/04/2022 às 12:00, JK_Mafew disse:

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
R: Não sei se entendi muito bem, então vou dizer que: tenho uma placa adaptadora pra Wi-Fi e Bluetooth, outros periféricos são meus fones, teclado e mouse somente.

Se possível, tente usar o computador sem essa placa adaptadora. Faça isso para também descartarmos a possibilidade do problema ser essa peça.

 

Se os problemas persistirem após isso tudo, sobrará apenas a placa-mãe e o processador como culpados de fato. Sendo que o meu palpite, novamente, é que a falha está na placa-mãe.

 

EDIT: Apesar dos logs já me indicarem que se trata de uma falha de hardware, eu recomendo que, se você tiver conhecimento e for conveniente, faça a formatação limpa do computador (usando a ferramenta da Microsoft para criação da mídia de instalação), aplique todas as atualizações do Windows novamente e utilize o computador por algum tempo, e não atualize nenhum driver nesse teste. Fazendo isso, se os problemas persistirem, teremos certeza absoluta que se trata de uma falha de hardware.

Se você já tentou formatar a máquina antes e os problemas persistiram, então de fato temos uma falha de hardware.

 

EDIT2: Caso você não tenha tentado a formatação e queira tentar, só faça isso se você tiver um segundo computador que possa usar no lugar desse. Se isso for de fato uma falha de hardware, existe a chance das telas azuis/congelamentos ocorrerem durante a reinstalação do Windows, fazendo com que você perca o acesso ao sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, GabrielLV disse:

Você havia mencionado que trocou as memórias RAM e o HD. Você substituiu o SSD onde o Windows está instalado? Se sim, você formatou o computador para faze-lo?

Não, eu só adicionei uma memória pra ter 16GB, o HD eu só usava pra guardar arquivos. O SO sempre esteve no SSD.

 

Sobre formatação, esqueci de mencionar no primeiro post que formatei o PC 2x só longo desses últimos 6 meses, correndo esse risco dele congelar no meio da formatação e dar problema. Que bom q deu certo, mas os problemas persistiram.

 

Deu tudo OK com os testes do SSD, btw.

 

15 horas atrás, GabrielLV disse:

Se você já tentou formatar a máquina antes e os problemas persistiram, então de fato temos uma falha de hardware

Vou começar a ver placas mãe e processadores então. Esperar alguma promoção talvez kk.

 

De uns 2 dias pra cá, notei que a temperatura da gpu (que, no caso, é integrada) tá batendo 75~80°C com muita facilidade. Não sei se a informação ajuda, mas é tudo que eu sei kk.

 

Obrigado novamente pela ajuda.

 

Edit: eu também já testei sem a placa de wi-fi e bluetooth, infelizmente não era ela a causadora do problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...