Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde guerreiros alados. Estou tendo problemas com o meu i5-10400F. O rapaz em questão não alcança o turbo boost em nenhum dos Cores, pois como deveria ser, pelo menos um deveria estar em Boost de fábrica. O multiplicador fica travado em 35.0 em todos os Cores, e pela placa-mãe eu encontrei o Ratio Limit do CPU, inclusive setei ele pra 40.0 pra ver se resolveria. RESULTADO: acabou ocorrendo Boost em TODOS os cores, não somente em um (o que eu não queria, pois aumentou muito a temperatura).

Em resumo, alguém saberia me dizer se é possível corrigir esse problema e setar somente um dos cores para turbo, sem alterar o demais?

SETUP:

.placa-mãe BIOSTAR h510mhp;

.2X8 DDR4 Kingston Fury 2666;

.Intel Core i5-10400F 

.GTX 750 2gb SC

.Fonte EVGA 600W 80pb

1° Imagem: ele em 100% sem ocorrer o Boost em nenhum dos cores;

2° Imagem: o local onde tentei alterar o multiplicador de somente um dos cores, mas se aplicou para todos1109987747_WhatsAppImage2022-04-11at16_49.24(1).thumb.jpeg.a51cdaffbfef7ea3a99b2e887e0d9449.jpegaaa.thumb.png.2fc8cde6362d50a90009d8db6ecc540f.png

Postado

Esse processador tem frequência base de 2.9GHz, então se ele trabalhar a qualquer frequência acima disso já é o turbo funcionando. O turbo funciona apenas se houver margem pra isso, ou seja, as temperaturas precisam estar favoráveis, tanto do processador quando do circuito VRM da placa-mãe. Também precisa haver margem de energia, que também é controlado pela placa-mãe. Esse modelo de placa que você tem parece ter uma construção bem básica, ela pode vir limitando o desempenho do processador por padrão.

Você não consegue definir um clock específico para o apenas uma certa quantidade de núcleos do processador, todos os núcleos vão sempre trabalhar na mesma frequência, a diferença pode ser que se o processador realmente estiver usando todos os núcleos, a frequência será menor do que quando apenas alguns núcleos estiverem sendo usados efetivamente. Mesmo quando apenas alguns núcleos estiverem em uso efetivo, todos vão trabalhar na mesma frequência.

• Curtir 2
Postado

O que faz muito sentido. Desde que recebi a placa-mãe tive diversos problema com drivers e agora com o processador em questão. É o famoso ditado: o barato sai caro.

Você teria alguma recomendação Custo x Beneficio de placa-mãe pra esse processador? Meio nessa faixa de 500-600$? 

• Solução
Postado
7 minutos atrás, Becker Sedexo Alfredinho disse:

O que faz muito sentido. Desde que recebi a placa-mãe tive diversos problema com drivers e agora com o processador em questão. É o famoso ditado: o barato sai caro.

Você teria alguma recomendação Custo x Beneficio de placa-mãe pra esse processador? Meio nessa faixa de 500-600$? 

Não sei se é um bom negócio fazer esse troca, só se fosse por uma placa-mãe chipset B560, por exemplo, aí você já ganharia mais slots de memória RAM para futuros upgrades, opção de overclock de memória RAM e um slot extra para SSD M.2. Deixo como opção:

https://www.kabum.com.br/produto/214960/placa-mãe-gigabyte-b560m-ds3h-v2-rev-1-0-intel-lga1200-micro-atx-DDR4-b560m-ds3h-v2

Mas a opção dentro do seu orçamento seria uma H510 mesmo:

https://www.kabum.com.br/produto/188292/placa-mãe-gigabyte-h510m-rev-1-0-intel-lga1200-atx-DDR4-h510m-h

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pela ajuda, eu estava ficando com dor de cabeça por conta dessa placa-mãe. O VRM parece ser bem fraquinho, uma vez que a temperatura da placa-mãe fica bem alto. Vou verificar as finanças, vender essa e buscar um modelo melhor que posso jogar esse 10400 no cenário ideal. Muito obrigado mesmo amigo !

• Curtir 1
Postado

Procure no BIOS algo como "Power Limit", "Power Enhanced"...

Nas placa mães de entrada para a 11ª geração, alguns fabricantes seguem a informação - duvidosa; da Intel, de que os Core i5 só precisam de 65 watts, e por default a placa-mãe limita a este valor, mas pode ser liberado.

Nas ASUS Prime este "Power Limit" vem ajustado em 100 watts.

O lado negativo de liberar o "Power Limit" é que se o projeto do VRM não for bom (da Biostar não é, apesar de usarem bons componentes), o circuito vai esquentar muito, podendo causar Thermal Throttling no CPU, ou até mesmo cheiro de "churrasco de microcircuito", que é horrível. 😜 

Veja se consegue vender esta Biostar, ela é adequada mesmo é para um i3 - montado para ser usado em escritório; já que é bem simples, veja que o circuito de som nem tem os habituais filtros de capacitores. 

• Curtir 1
Postado

Então, depois de procurar muito descobri que ela possui mais contras do que prós, foi um tiro no pé essa aquisição. Estou cogitando em adquirir uma ASUS Prime H510M-E e vender essa aqui. Muito obrigado pelas informações, eu não sabia dessa questão da limitação do power limit nas placas de entrada, vou ficar atento a isso em futuros upgrades. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!