Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 + RX 6600xt 8GB Powercolor baixo desempenho em jogos


Posts recomendados

o seu monitor é quantos Hz? sabes que se por exemplo seu monitor é de 144hz, não adianta colocar 190fps, o monitor não vai ''ler'' essa taxa de fps.
Se tais olhando a porcentagem de uso pelo msi afterburner, esse programa é burro, usa o hwmonitor e deixe minimizado para monitorar, tem duas porcentagem de uso que pode ser monitorado ai, a GPU e as memórias, o Msi afterburner geralmente mostra 1 só., pode ser que você ta vendo 94 96% mas a outra que está lá escondida ta a 100%.
Tipo a GPU da minha rx6600, pelo o que eu faço, fácil chegar a 100%, mas a porcentagem de uso das memórias fica baixo, as vezes abaixo de 50%, pois jogo em 60FPS, não gosto de fps alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Desculpa a demora Eduardo. Sim 144hz vai exibir somente até 144fps. O problema é ter 170fps e parecer que tem 60. de tanto stuttering, hoje fiz um teste e vou deixar o resultado aqui, vi que meu computador esta performando bem abaixo do esperado.. Estou desconfiado dessas memórias! 

UserBenchmarks: Game 95%, Desk 95%, Work 91%
CPU: AMD Ryzen 5 5600X 6-Core - 92.2% aqui deu abaixo do esperado)
GPU: AMD RX 6600-XT - 101.2% (Aqui deu abaixo do esperado)
SSD: Kingston SNVS500G 500GB - 228.8% (nesse M2 esta o win)
SSD: Samsung 830 256GB - 76.4% (Aqui é coisa da minha empresa só)
SSD: Microsoft Storage Space Device 997GB - 477.6% (Aqui esta meus jogos)
HDD: Seagate Barracuda 7200.12 1TB - 61.5% (Backup da empresa somente)
RAM: GEIL CL16-20-20 D4-3200 2x16GB - 67.2%
MBD: ASUS PRIME X570-P
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe o hwmonitor
https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.46.exe

 

instale, deixe aberto e minimizado, vá jogar, depois de passar pelos problemas saia do jogo e abra o hwmonitor que esta aberto minimizado.

 

Bata print das frequencias do processador, temperatura e porcentagem de uso dele, mesma coisa vá até lá em baixo e bata print dos detalhes da placa de vídeo, frequencia, temperatura e porcentagem de uso.

 

Poste aqui pra gente, se der pra fazer esse teste, ele vai pegar os picos de uso de cada equipamento, nesses picos que o msi afterburner não pega, o hwmonitor pega, e nesses picos que pode estar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, varias coisas, deixa eu te falar, eu jogo Escape From Tarkov, mapas pequenos os amigos que jogam  em mapa menor tudo bem com 16GB, agora em mapa maior chega a usar 13gb 14 15GB começa a dar umas travadinhas, tipo umas travadas rápidas, as vezes mais, as vezes menos, seu píco de memória ta em 78%, grande suspeito.

 

Outra suspeita seu processador tem núcleos chegando a 100% de pico, sua placa de vídeo a mesma coisa.

 

Da uma olhada se outro jogo a história muda, tem alguma coisa ai segurando, suspeita grande é memória primeiro, pois muita gente discorda, mas não tem como, Tarkov por exemplo jogar com 16GB não da. Se você travar nos 144hz provavelmente vai estabilizar o uso do processador, placa de vídeo e provavelmente baixar um pouco o uso da memória, mas mesmo assim, 16GB hoje eu costumo dizer, não pra todos os jogos, mas muitos 16gb é para o jogo, com folga e o resto é para o windows.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Eu troquei hoje os 16GB 3200mhz pois só tinham 2 pentes disponíveis, mas tenho 2x 16GB = 32GB 3200mhz aqui também e essas travadas aconteciam, mesmo elas em dual channel. Devemos ainda suspeitar das memórias?

@Eduardo Opa, ai esta.. Monster Hunter World no High + ajuda de textura da Radeon (não uso no  warzone). Por uma hora e meia, deu esses resultados.

IMG_20220430_012123826.jpg

IMG_20220430_012117001.jpg

IMG_20220430_012103400.jpg

@Eduardo *****! Esqueci de setar o ventilador da placa, chegou a 97°C e o mais engraçado é que nenhum stuttering. Nadinha, e o jogo é cheio de fogo e parede quebrando, hit mark pra todo lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Rapaz, testei com 32GB e piora até os stutterings, com as  vengeance ficam melhores. Se eu colocar V-SYNC no game para um pouco porém né.. não queria input lag.
 Tentei colocar minhas memórias no A1 B1 e realmente não da vídeo. Achei um cabo aqui em casa com uma saída Displayport e a outra HDMI e o monitor congela a tela, não da vídeo. Se eu reinio o computador ele apresenta toda a parte da BIOS da ASUS e quando vai entrar a tela do win, fica tudo preto. Estranho, não? Monitor novo e esse cabo funciona no meu outro monitor que também é 144hz. Pode ser HDMI dando stuttering? Eu uso um que veio junto com meu monitor MSI G241. passa 144hz no HDMI.

 Posso ser bem sincero? Essa é a minha última tentativa, um cabo novo displayport. Se não, estou indo anunciar no OLX e voltar pro meu velho 3600 + GTX 1070, não vendi pois queria montar outro computador. Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa que eu, meu amigo roda melhor o Escape from tarkov com a  1070 dele do que eu com a rx6600, porém o gráfico do meu é melhor.

Percebe que a placa de vídeo ai ficou em 100% jogando, mesma coisa que eu aqui, se bate 100%, geralmente eu me incomodo bastante, temperatura alta e dando as travadinhas.

Pega então a sua 1070 e coloca nessa maquina ai,  esse amigo meu tem um 5800x e a 1070.

Pedi pra testar outro jogo pra ver como fica pois é complicado,  tem jogo e jogo, tem jogo que é mais gpu bound, tem jogo que é mais cpu bound, tem jogo que é melhor aproveitado pra usar drivers amd, tem jogos que é nvidia, é complicado.

32gb hoje é essencial pra jogos, a gente tá em uma época que os jogos tão sugando memória, eu joguei ontem Tarkov no mapa mais pesado e ele usou 51% dos meus 32GB.

Quanto a placa de vídeo tenho que ficar trabalhando os graficos, pois depende do gráfico, se eu usar um gráfico um pouco mais pesado ela em 100% da umas travadinhas chatas, eu costumo dizer que a memória dela é boa, porém a GPU chega em 100% muito fácil, a Nvidia não é assim, até com a 1660TI que eu tinha antes aqui, provisória.

 

Seu processador deu pico muito alto, veja ai no programa, basta saber se é constante jogando ou só em carregamento do menu, gosto de sempre dar exemplo, tipo o meu i9 os 20 núcleos chega em 90% no carregamento do mapa, depois no jogo estabiliza e volta ao normal. Pra saber, se tens duas telas, joga em uma tela e deixa o programa aberto em outra e joga e fica monitorando a porcentagem de uso do processador principalmente, se jogando tem uso baixo,sem problemas, agora se ele fica com esse uso alto você jogando o problema ta nele também, baixando o fps a porcentagem de uso dele irá baixar.

 

Ou deixa o gerenciador de  tarefas nesse modo ai e fica monitorando na segunda tela, se tiver..
Detalhe: Eu jogo só em 60FPS, apesar do meu monitor ter Hz maior.
 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Bom dia. Deixo sempre na segunda tela, o cpu durante o jogo fica no máximo até 67-70%. Muito estranho né? Problema que 99,99% dos jogos pelo visto é para Nvidia Driverss vou ver se acho alguém no OLX querendo uma 6600xt + 1070 em algo da Nvidia pois admito que usei a muito tempo atrás as HD 4890 (Não me lembro mais o modelo exato) e na época tinha lançado um call of duty que tinha um mapa que você fazia uma chacina em um shopping. Lembro que naquela parte meu computador sempre desligava porque a placa estava muito quente, quis dar outra chance para a AMD pois a 6600xt estava batendo na RTX 3060 no 1080p e não queria uma 3060ti pois era coisa demais pra cá.
 No fim, minha conta foi burra. Não quis gastar R$ 900,00 reais a mais na 3060ti, mas já gastei quase 6 mil a mais montando um pc pra 6600xt rodar porcamente. Rsrs.
Eu achei uma maneira jogável no warzone que é Ligar o G-sync no jogo e ligar o Freesync do meu monitor.. Se você me perguntar o porque de dar certo, eu não faço a mínima ideia pois era para ficar uma porcaria, fica muito melhor.
 Vou tentar também agir em boa fé com a loja e ver se consigo devolver e pegar uma 3060ti pagando a diferença, fiz uma reclamação da loja antes dos 7 dias sobre a loja e estamos no ticket até hoje, se me lembro bem não tenho mais o direito e agora basta ver o bom senso do pessoal da loja. 
 Eduardo, eu vou tentar deixar gravando a tela com algum programa que fique monitorando real time e posto no youtube. Muito obrigado pela paciência e ajuda até agora. Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, AndersonRodrigues disse:

época tinha lançado um call of duty que tinha um mapa que você fazia uma chacina em um shopping.

Modern Warfare 2.

Cara, parece-me que seu problema tem um pouco de culpa de ser por conta da placa-mãe, não era pra desligar com as memórias no A1 e B1.

Mas faça isso, volte para sua 1070 e poste aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que estamos falando da 1070, sendo que a rx6600 tem ray tracing, dlss, é em RDNA2 e etc etc etc e a 1070 não tem isso, então não sei como vai se comportar uma placa de vídeo Nvidia atual com as mesmas tecnologias, para o seu caso acho que tem que ser a 3060TI se for pegar nova, e pra compensar.

 

@Pepse a1 b1 aqui nem da vídeo, tenho que usar no 2 e no 4 pra dar vídeo e ficar no dual channel, mesma coisa que ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A RX 6600 XT pode sim ter uma parcela de culpa, mas o problema pode ser contornado. Não vejo necessidade de deixar o FPS liberado acima da taxa de atualização do monitor, fazendo isso é a mesma coisa que chamar problemas. Você não quer ativar o Vsync por causa do input lag? Simples, trave o FPS manualmente com RivaTuner Statistics ou algum outro programa, não vai ter input lag nenhum e seu FPS vai ficar ainda dentro do que seu monitor consegue exibir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo FPS travado elo chill em 145 145. Vi um cara na net que arrumou dando uma mexida mas MHz da gpu. Coloquei a minha max 2700 e min 2600. Fui ali no shopping e comprei um cabo displayport. Re-instalei os drivers usando o DDU. Cara.. Posso te dizer que o stuttering sumiu 80%. Acontece quando por exemplo, estou subindo a montanha e quando chego lá em cima que vai abrir o cenário na tela ele da um stuttering, ou se viro o mouse muito rápido.. Movimentos rápidos acontecem isso, se vocês já jogaram warzone vão saber o que é Slide cancel, toda vez que faço isso tenho stuttering, cheguei burramente pensar se não poderia ser meu teclado e mouse usb (kkkk) dando alguma loucura no game. Isso não é problema de memória pois testei com os 32GB 3200mhz também, PORÉM sinto meu jogo mais fluído com os 16GB da corsair 3200mhz.. Vai entender!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai, aqui uma memória é 2133mhz e outra em 2400mhz e outro kit que vou espetar aqui é 3600mhz e tudo ta rodando a 2933mhz, uma salada.

vou acabar trocando o kit 3600mhz e minha placa de vídeo por outra melhor e ficar só com 32GB que é o que preciso, senão não consigo jogar tarkov.

 

Se ainda tem o problema, algo ai está te limitando, e aqueles picos do processador alto? e a gpu ali em 100%, se não baixar isso de alguma forma não vai resolver.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo precisa ver se o controlador da RAM do processador aguenta quatro pentes em 3600MHz. Não sei para processadores Intel, mas os AMD rodam nativamente em DDR4-3200 com dois pentes, mas o suporte nativo cai pra DDR4-2933 para quatro pentes single-rank ou DDR4-2667 para quatro pentes dual-rank. Claro que com OC você pode passar do valor nativo, até porque a maioria das pessoas usa dois pentes com frequência acima de 3200MHz, mas existe sim um certo impacto com a quantidade de pentes usados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Cara eu achei um problema no meu M.2. Ontem tentei formatar o pc e jogar o windows nele e toda vez dizia que o windows tava com arquivo corrompido ou faltando. Tentei 3x e nada, coloquei no M.2 Kingston que tenho e funcionou tranquilo. Agora fui dar uma olhadinha no firdware e percebi essas coisas. 

O "Desconhecido" é um Aorus Gigabyte 1TB. Meu jogo ta ali. Ele e´reconhecido na BIOS, sera que tem alguam coisa a ver o MBR ou GPT (Não lembro as siglas direito) mas estranho que nem no Crystaldisk info mostra a velocidade dele. 

IMG_20220501_153651648.jpg

IMG_20220501_153658584.jpg

IMG-20220501-WA0000.jpeg

IMG_20220501_153727245.jpg

A velocidade leitura dele esta normal 5000mb/se de escrita também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Questão de mostrar as informações erradas pode ser normal. depende do modelo as vezes o programa não reconhece, ou reconhece mas mostra informação errada, as vezes se sair atualização do programa resolve.

 

Quanto ao GPT, segundo o que eu li, principalmente pra rodar legal o windows 11 tem que ser GPT, a forma mais correta, porém não sei até a que ponto melhora ou piora, pois to usando aqui na loja e não está no GPT.

 

Sobre não formatar com ele, tem que ver, pode ser várias coisas, fica de olho nesse seu HD em Alerta em amarelo, ainda mais se for HD normal, eu tenho HD normal de 3TB secundário, só o fato de ter ele já sinto ele ''amarrar'' o sistema, ainda mais se ele estiver danificado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...