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Tela Azul / Freeze ocorrendo com frequência


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Olá pessoas, 

 

Eu realmente estou precisando de ajuda para identificar um problema com um velho desktop. Utilizo este PC apenas para minha filha jogar Genshin Impact e as vezes, navegar e assistir alguma série. Vou tentar descrever todos os problemas que tenho tido com ele desde dezembro passado e ver se posso encontrar uma solução. Não sou muito tech savy, mas entendo o suficiente para conversar e tentar achar solução para os problemas. E AVISO, meu conhecimento é limitado e estou descrevendo as como como eu entendo, devo estar falando algumas besteiras e deixando passar coisas obvias, mas é isso.

 

A configuração: AMD Phenom II x4 955be, placa-mãe ASUS M4A985TDevo, 8gb memória (explicar melhor elas abaixo), GPU AMD Radeon R9 200. Fonte Cougar 550 80 plus bronze. 

Periféricos apenas mouse/keyboard, headset e controle xbox de jogo. Internet direto no cabo.

 

Histórico: Tenho este PC a uns 10 anos, e ele ficou um bom tempo parado, mas no inicio da pandemia, eu ressuscitei ele para minha filha usar. Limpei, troquei pasta, comprei esta fonte nova, comprei um cooler novo pro processador (Cooler Master Hyper H411R) e um SSD 240 Patriot Burst (deixando ele para sistema e genshin) e o velho HDD de 500 (ST3500418AS) para videos e outros arquivos e jogos. Ele funcionou perfeitamente e bem rápido no windows 10... ocorreram umas telas azuis umas duas vezes tvz em 2021 todo, mas estava bem até que por volta de dezembro, estas telas azuis ficaram frequentes e diárias.

 

Troca de memória: Imaginei ser um problema de memória, eram 2 pentes de 2 gp que tinham a idade do PC, ou seja uns 10 anos, eu retirei elas e limpei usando uma técnica de papel oficio branco que achei no Tube.  Funcionou e o PC que estava dando tela azul diariamente, ficou estável até o fim de janeiro. Quando os problemas de tela azul voltaram, nem pensei em testar as memórias antigas, estava decidido que o problema eram elas e comprei 2 pentes novos de 4gb DDR3 Fatality, no mercado livre. (não tinha muito opção ali, até porque a placa-mãe so aceita pentes de 4).. Coloquei as memórias novas e o PC ficou estável de novo mais um mes, até o fim de fevereiro.

 

Agora, os problemas realmente começam a um mes atrás.. e pode ou não pode ter relação com tudo que rolou em dezembro e janeiro com as memórias, mas como estou tentando descrever tudo de forma mais detalhada possível, seguimos. 

 

Contexto de outra situação, que pode ou não também estar relacionada. Por algum motivo a energia da minha rua é meio tosca e instável. É bem comum em horários de pico 6-7 da manhã ou 17-20 da noite, a energia cair por uns 20 segundos. O suficiente para desligar o PC. Diria que acontece uma ou duas vezes por mes. Foi numa queda de energia destas, mais ou menos no fim de fevereiro, que aconteceu um outro problema. O PC estava sendo usado com dois monitores, mas começou a ter problemas de enviar o sinal para os monitores quando eu ligava o PC. Na verdade começou exatamente após uma destas quedas de energia Os monitores estavam ligados nas entradas DVI da Placa, um deles, um monitor-tv da Samsung com adaptador VGA-dvi. Nenhum dos dois recebia sinal, mas quando eu tentei apenas um monitor, um LG, ele funcionava perfeitamente nas duas entradas DVI ou na porta HDMI da GPU. Então eu penso que pode ser algum problema com o monitor TV Samsung, mesmo a parte de TV dele estar funcionando perfeitamente (não faço a menor ideia).. Testei o cabo e o adaptador também, esta funcionando. Mas ele não quer mais receber sinal da GPU por qual motivo for.

 

Então. pouco depois desta crise dos monitores, e vendo que o PC funciona perfeitamente com apenas 1 monitor, seja qual fosse a entrada da GPU, eu deixei isso de lado para resolver depois. Só que por volta de uma semana deste ocorrido, as telas azuis voltaram. Tvz agora um pouco diferente. Nem sempre o windows 10 vai para tela azul,. algumas vezes ele estava congelando, principalmente quando estava no browser (Chrome). Na verdade, não ocorre de repente, as vezes, enquanto navegando, o browser da um erro (de não poder carregar a página), mesmo esta ja estando carregada.. e em questão de segundos depois do erro, o Chrome para de responder e o win congela. Ou as vezes vai para tela azul direto, é meio aleatório. A frequência também é meio estranha. Se eu ligo o PC depois de um tempo desligado, ele vai congelar ou ir para tela azul em 5-10 min depois de iniciado.. mas se eu fico tentando e insistindo o erro/problema ocorre mais algumas vezes até que o PC fique estável e funcionando por mais umas 8-10 horas até que a o problema ocorra de novo. Bom.. estava assim, mas tem ficado cada vez mais raro ele ficar estável por muito tempo. 

 

Tentando resolver e sendo trolado: Passei assim a tentar as soluções obvias e que são sugeridas internet afora. Primeiro mudei as duas memórias para os outros dois slots da placa-mãe. Funcionou por 2 dias e ai o problema voltou. Limpei o PC, pasta térmica nova e vigiei a temperatura (que não estava alta 45-55 graus nos diversos sensores). Funcionou por mais uns 2 dias e ai o problema voltou. Instalei um programa chamado -Who crashed- para poder entender melhor os mindumps e achar a solução. (eu vou postar uma SS dos dumps de hj) e variando muito o tipo de erro, o Who Crashed em sua descrição de problemas acena que vários deles é devido a Driver (e não hardware) enquanto em outros deixa indefinido pelos dois. Resolvi então reinstalar o win 10 home edition. (não dei update após a instalação  e vou explicar o porque abaixo).. Formatei apenas o SSD onde estava o win antigo. Tudo fica funcionando normalmente, por mais uns 2 dias Os freezes/tela azul voltam... então resolvo dar os updates, e o PC fica estável no dia depois dos updates, mas no outro dia, ja ligo em uma tela azul depois de 5 min. Parece que tudo que eu tendo, resolve por 1-2 dias, pura trolagem.

 

Visualizador de eventos do Windows: Antes de resolver formatar o Windows, procurando os erros no visualizador, eu vi várias entradas em "atenção" com problemas diferentes. Isso foi outro motivo que fez querer reinstalar o windows. (Outra informação, nunca usei nenhum anti-virus no PC, antes ou depois de ter formatado. só o win defender). Estas entradas com problemas de tipos variados, vou tentar copiar abaixo... mas o interessante, é que estes erros/problemas estavam antes e mesmo depois de ter formatado. Um deles, parece ser problema com um certo win update, pelo que vi enquanto estava pesquisado no google afetando umas maquinas AMD. Não sei se isso tem relação com as telas azuis, ou se mesmo é um problema relevantes, mas aqui estou descrevendo tudo. Por isso eu pausei o win update depois de ter formatado. Mas o problema ja estava lá mesmo sem dar updates pós instalação. Um destes updates parece ter a ver com o win congelando se a inicialização rápida estiver ligada.. o que eu desliguei e mesmo assim as telas azul/congelamentos continuaram.

 

outros destes Avisos no visualizador seriam..

 

>>> resolução de nome para o nome beacons.gcp.gvt2.com expirou depois que nenhum dos servidores DNS configurados respondeu.

 

>>>As configurações de permissão específico do aplicativo não concedem permissão Local Ativação para o aplicativo de Servidor COM com CLSID 
{2593F8B9-4EAF-457C-B68A-50F6B8EA6B54}
 e APPID 
{15C20B67-12E7-4BB6-92BB-7AFF07997402}
 ao usuário DESKTOP-3B3HI15\Bocas SID (S-1-5-21-2573232011-3304561019-518355305-1001) do endereço LocalHost (Usando LRPC) que está sendo executado no contêiner de aplicativos Não Disponível SID (Não Disponível). Essa permissão de segurança pode ser modificada com a ferramenta administrativa Serviços de Componentes.

 

>>>As configurações de permissão específico do aplicativo não concedem permissão Local Iniciar para o aplicativo de Servidor COM com CLSID 
Windows.SecurityCenter.WscDataProtection
 e APPID 
Não Disponível
 ao usuário AUTORIDADE NT\SISTEMA SID (S-1-5-18) do endereço LocalHost (Usando LRPC) que está sendo executado no contêiner de aplicativos Não Disponível SID (Não Disponível). Essa permissão de segurança pode ser modificada com a ferramenta administrativa Serviços de Componentes.

 

Estes alertas são bem bizarros, e pelo que procurei e pesquisei com o google, ocorre devido a um update e o win não reconhecer acesso ao ADMIN por este não ser o proprietário e uns apps serem barrados, pelo que entendi. Novamente, não sei nada aqui, posso estar falando besteira grotesca. Vi um tutorial de como consertar, mas as chaves de registro do tutorial são diferentes e eu não achei o aplicativo que esta sendo bloqueado. Seja como for, eu não sei se isso é o problema que esta dando tela azul/freeze, eu realmente duvido, mas estou ponto tudo aqui.

 

Entretanto, este outro aviso (não é um erro, mas aviso) me parece super relevante e tvz ele seja um indicador do problema, que seria a placa-mãe morrendo, não sei, se alguém souber o que isso significa, por favor me ajude:

 

Erro de hardware corrigido.

Componente: AMD Northbridge
Origem do Erro: Machine Check Exception
Tipo de Erro: 14
ID APIC do Processador: 0

A exibição detalhada desta entrada contém outras informações.

 

 

Enfim: Bom, é isto que o visualizador de eventos me oferece, junto com os mindumps que vou postar aqui via-Who crashed- . No momento tenho quase certeza ser problema de hardware, ficando entre:

 

as memórias (que seria uma mega coincidência elas estarem ruins, sendo novas (1 mes de uso), mas acredito de baixa qualidade e genéricas. Fiz o teste rápido de memória pelo windows também, ainda não fiz o Memtest86, porque acredito, espero, por elas serem novas, não ser o problema.. e também estou usando nos dois slots da placa-mãe que nunca foram usados antes. 

 

Os SSD e HD estão como bons, verde, 95% no crystaldiskinfo.

 

A temperatura geral esta entre 45-55, sendo que o PC normalmente da tela azul/congela quando esta frio.. 35-40 graus até..

 

A GPU esta bem velhinha e batida. Ja tive que limpar umas duas vezes por poeira travando as fans. Mas a natureza do problema parece não ser a GPU. Ja deixei minha filha jogando Genshin por 3-4 horas e a tela azul so aparecia quando saia do jogo e entrava em um browser. Apesar que nos ultimos dias ocorreram durante o jogo. Mas só quando a frequencia das tels azul/congelamentos aumentaram em muito. 

 

Fonte.. acho que pode ser energia, mas eu não sei como confirmar isso. A fonte é nova, tem menos de 2 anos de uso.. Mas sofreu, como disse, inúmeras quedas de energia em um ano, e o PC estava em um estabilizador tosco velho de tvz uns 20 anos de idade. Eu retirei e deixei ele direto na tomada com um filtro de linha (eu acho que é um filtro de linha, senão uma extensão comum mesmo).  Queria saber se tem como checar a saúde da Fonte e se o PC esta recebendo energia normal por algum programa. O programa -Open hardware monitor- mostra umas tensões, mas tenho conhecimento zero disso, e nem sei o que seria ideal. Tem uma tensão da placa-mãe, pro CPU-v core que flutua entre 1,000v e 1,4000v. Não sei se isso é normal, ideal ou ruim. Outra coisa que me fez imaginar que poderia ser energia, mas antes de retirar o estabilizador, por umas duas vezes assim que o jogo Genshin Impact foi inicializado, o PC desligou direto. No momento que entrou no jogo. Nem tela azul, nem nada.. mas isso nunca mais ocorreu, mesmo ligando o jogo mais umas 30x depois disso.. e as telas azuis ja vinham de antes disso também. (tvz aqui tenha sido proteção da placa-mãe por temperatura, foram em dias quentes de fevereiro e a temperatura do processador estava chegando a 60-65 graus. Mas como disse, isso não ocorreu mais nunca.

 

placa-mãe e processador. Se for problemas com eles, eu não faço a menor ideia de como checar, nem tenho como arrumar outro processador para testar. 

 

Driver/Virus. Bom.. eu formatei o PC e coloquei Windows novo. Não sei se um virus poderia se esconder no outro HD e ferrar o windows, mas o problema voltou sem nada no outro HD ter sido executado. Eu não entendo estes avisos do Visualizador de Eventos, mas eu não creio que seja eles. E de novo.. vou anexar a descrição que o Who Crashed me deu analisando os mindumps. também.. depois que eu formatei, eu atualizei o driver da GPU para o ultimo disponível do ano passado. Nenhum outro driver eu atualizei nem uso programas para isso. Inclusive não deixei o Sinapse do keyboard instalar. Não acredito que este seja o problema.

 

Em resumo: bom é isso... PC bem antigo (bem, o core dele, processador, placa-mãe e GPU, o resto é tudo peça nova de 1 ano ou 1 mes).. dando tela azul ou congelando ao iniciar mas ficando estável depois de umas 4-5 ocorrências no dia. Fica estável por horas. Os problemas ocorrem normalmente apenas no browser, You Tube.. assistindo horas de seriado não rola nada, ou ultimamente durante o jogo Genshin Impact. Vem exponencialmente piorando a cada dia e cada vez que testo algo, sou trolado e o PC fica estável por um tempo antes de voltar o problema. 

 

agradeço qquer ajuda com instruções de como proceder daqui para salvar a maquina e meu bolso. 

 

 

 

 

minidumps.jpg

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Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

6. Vá em Iniciar, digite "confia" (sem aspas) e acesse o "Exibir histórico de confiabilidade". Quando a janela carregar, clique em "Salvar histórico de confiabilidade" e salve-o na área de trabalho. Envie este arquivo aqui na sua próxima resposta.

 

Aguardamos sua resposta.

 

OBS: No momento estou em horário de trabalho, passei para dar uma olhada no fórum. Só conseguirei analisar os logs depois das 20:00 👍   

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

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Obrigado Gabriel. Mas eu rodei este coletor de Logs duas vezes, chegando no passo 4 quando ele avisa que um arquivo foi criado na minha area de trabalho. E nada esta criado lá.  procurei também pelo acesso rápido>arquivos recentes e nada aparece.. nada dentro do folder do coletor também.

 

E sim, mandei rodar como administrador, também dei F5 no desktop, pasta e tudo mais e até reiniciei. Não foi criado, apesar do coletor ter chegado ao final e avisado que foi.

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  • Membro VIP

@DarthMouth Aperte Windows + E > Este computador > Disco Local (onde o Windows está instalado) > Usuários > Explore as pastas de usuário e veja se os arquivos estão por ali.

 

Se não estiverem, colete os logs manualmente:

 

1- Vá em C:\Windows\Minidump > Copie-os e cole-os na área de trabalho.
 
2- Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 
(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic BIOS get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"
  
Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx".
 
Então vá na pasta do arquivos LogsCdH que você baixou anteriormente:
 
3- Vá na pasta "Programas" > "Driverview-x64", execute o "DriverView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado na pasta do Driverview. 
 
4- Vá na pasta "Programas" > "uninstalview-x64", execute o "UninstallView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado na pasta do Uninstallview.

Feito esses cinco procedimentos, pegue todos os arquivos que foram gerados, salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

 

5- Baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

6- Vá em Iniciar, digite "confia" (sem aspas) e acesse o "Exibir histórico de confiabilidade". Quando a janela carregar, clique em "Salvar histórico de confiabilidade" e salve-o na área de trabalho. Envie este arquivo aqui na sua próxima resposta.

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@GabrielLV Obrigado.. sim, estava numa pasta de usuários. Estranho, porque eu só tenho um usuário criado. de qquer forma, obrigado, segue os arquivos que você pediu.

E sobre as perguntas, acho que no primeiro post eu respondo todas de uma forma ou outra.

 

 

 

Speccy ss.jpg

Confia.XML LogsColetados.7z

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  • Membro VIP

Desculpe a demora.

 

Primeiramente, boa parte dos logs que nos ajudariam a identificar o problema foram apagados devido a formatação. Recomendo a leitura do seguinte tópico:

 

Com todos os procedimentos que você já realizou, podemos descartar as seguintes possibilidades:

- Aquecimento;
- Falha nas memórias RAM;
- Falha no S.O.;
 

Em 20/04/2022 às 16:11, DarthMouth disse:

Fonte.. acho que pode ser energia, mas eu não sei como confirmar isso. A fonte é nova, tem menos de 2 anos de uso.. Mas sofreu, como disse, inúmeras quedas de energia em um ano, e o PC estava em um estabilizador tosco velho de tvz uns 20 anos de idade. Eu retirei e deixei ele direto na tomada com um filtro de linha (eu acho que é um filtro de linha, senão uma extensão comum mesmo).

Fez bem. Estabilizadores jamais devem ser utilizados, não importa a ocasião.

Se você não tem certeza que o seu filtro de linha é de fato um aparelho de proteção, não apenas um extensor de tomadas, crie um tópico no setor fontes e energia para que o pessoal esteja te auxiliando e, porventura, recomendando um bom filtro de linha.

 

------------------

 

image.png

 

image.png

 

Poucos segundos antes do Windows registrar uma tela azul, ele registrou o evento "WHEA-Logger", que indica falha de hardware, e o registro desse evento mostra que um "Erro de hardware foi corrigido" no componente AMD Northbridge. O componente "northbridge" que ele está se referindo é este aqui:

 

image.png

 

Conclusão: A culpada pelas falhas provavelmente é a placa-mãe.

 

Recomendações:

- Atualize o BIOS da placa-mãe (atualmente, ela está na versão 0501 de 22/10/2009, sendo que a mais recente é a 2105 de 12/08/2010): 

https://www.ASUS.com/br/SupportOnly/M4A785TD-V EVO/HelpDesk_BIOS/

 

Se os problemas persistirem, e você quer ter certeza absoluta que o problema não são as outras peças, vamos fazer os seguintes procedimentos:

 

- Analisar o HD e o SSD:

Baixe o Seatools:

https://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsforWindowsSetup.exe

 

Com seu SSD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automático da unidade, genérico rápido). Caso queira fazer teste completo na unidade, faça também o teste Genérico Completo, que pode demorar até 1 hora, mas é uma análise extra para garantir que a unidade está em bom estado. Repita o procedimento nas outras unidades.

 

Feito isso, se todos os testes estiverem OK, também descartamos a possibilidade de ser uma falha no HD ou no SSD.

 

-Verificação contra vírus

Crie um tópico no setor Remoção de Malware para que os analistas de segurança façam uma verificação no seu PC em busca de vírus:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/89-remoção-de-malware/

 

Crie um tópico ali seguindo os procedimentos deste manual:

 

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