Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de opiniões sobre essa configuração de PC para jogos


Posts recomendados

Estou há aproxidamente 1 ano acompanhando os preços dos componentes e com essa abaixada recente nos preços estou pensando em finalmente montar um desktop. A ideia inicial era esperar mais 1 ou 2 meses pra ver se a tendência de queda continua, porém estou com receio dos preços voltarem a subir com um possível aumento do dólar.

 

Atualmente eu uso um notebook Dell Inspiron 7559 (Core i5 6300HQ, GTX 960M, 16 gb RAM e 256 gb SSD) e consigo jogar jogos mais leves com FPS baixo no low, mas queria FPS mais alto e poder jogar jogos mais novos.

 

O uso principal do PC será jogar em 1080p jogos como CSGO, Fortnite, Forza, Dirt, GTA V e eventualmente jogos mais pesados como Cyberpunk, RDR2, MS Flight Simulator (não espero FPS muito alto nesses jogos com essa configuração). Talvez faça stream também mas não estou dando tanto peso pra isso.

Meu orçamento seria até uns R$9000,00, mas prefiro gastar menos se possível.

 

A configuração que montei é a seguinte:

 

Processador: AMD Ryzen 5 5600X 3.7 GHz 6-Core - R$1447,90

Cooler do processador: Deepcool GAMMAXX 400 V2 Hidráulico - R$119,90

GPU: ASRock Radeon RX 6600 8 GB Challenger - R$2799,00

Placa-mãe: Gigabyte B450 Aorus M Micro ATX AM4 - R$483,90

Memória: 2x Corsair Vengeance LPX 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - R$481,80

Armazenamento: Crucial SSD P2 1 TB M.2-2280 - R$645,00

Gabinete: Deepcool MATREXX 50 (Preto) ATX Mid Tower - R$469,90

Fonte: Super Flower LEGION GX PRO 550 W Certificado 80+ Gold Semi ATX - R$505,00

Monitor:  ASUS VP249QGR 23.8″ 1920 x 1080 144 Hz - R$1299,90

 

Já tenho mouse, teclado e headset.

 

Preço no boleto: R$8252,30

Com frete ficaria algo em torno de R$8400,00

 

Minhas principais dúvidas são:

 

1- Considerando que eu não pretendo fazer OC, essa placa-mãe é boa para essa configuração? Cogitei comprar a MSI MAG B550 Bazooka mATX (R$749,90). Parece ser bem melhor por R$260,00 a mais. O que acham? Recomendam alguma outra?

 

2- Vocês acham que a RX 6600 é uma boa placa para esse caso? Eu pensei em pegar a 3060 que estava por R$3400-3500 ou uma RX 6600 XT, mas não sei se é necessário. Acham que a 3060 teria uma vida útil maior? Compensaria trocar o processador por um Intel se for usar a 3060? Em caso positivo, qual processador e placa-mãe sugeririam?

 

3- Tem algum outro monitor que vale mais a pena para 1080p? Eu gostaria de pagar um pouco mais barato no monitor, mas todos que achei abaixo desse preço são de marcas menos conhecidas.

 

4- O cooler do processador é necessário?

 

5- Esse SSD da Crucial é bom?

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, MrH disse:

MAG B550 Bazooka mATX

Se você quiser aproveitar o PCI-E 4.0 da sua RX 6600, uma B550 é uma opção a se considerar. Não sei se esse modelo é bom, mas o preço é atraente. Caso não queira 4.0 (que dá em torno de 3% a 5% de desempenho a mais na GPU), não vale a pena ir pro chipset 550. Particularmente eu economizaria e iria com a b450.

 

15 minutos atrás, MrH disse:

Vocês acham que a RX 6600 é uma boa placa para esse caso?

A melhor pelo preço.

 

16 minutos atrás, MrH disse:

Acham que a 3060 teria uma vida útil maior?

Com base no que pesquisei, a RX 6600 XT (não sei quanto a não XT) é melhor em jogos, porém, tem menos recursos. Quanto a vida útil (relevância para jogos que estão por vir), acredito serem semelhantes.

 

15 minutos atrás, MrH disse:

Compensaria trocar o processador por um Intel se for usar a 3060?

Por que compensaria? Existem outros motivos para considerar a plataforma Intel, mas não a GPU.

 

17 minutos atrás, MrH disse:

O cooler do processador é necessário?

Sim, o cooler box vai deixar o 5600X em temperaturas desconfortáveis.

 

17 minutos atrás, MrH disse:

Tem algum outro monitor que vale mais a pena para 1080p?

Se você não quiser 144Hz, tem. Contudo, recomendo que continue optando pelos 144Hz, a experiência é muito melhor. Se optar por manter os 144Hz, acredito que preços menores a esse apenas em promoções.

 

18 minutos atrás, MrH disse:

Particularmente eu optaria por um com a frontal em mesh, para melhorar o airflow.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, teixeira2 disse:

Se você quiser aproveitar o PCI-E 4.0 da sua RX 6600, uma B550 é uma opção a se considerar. Não sei se esse modelo é bom, mas o preço é atraente. Caso não queira 4.0 (que dá em torno de 3% a 5% de desempenho a mais na GPU), não vale a pena ir pro chipset 550. Particularmente eu economizaria e iria com a b450.

 

A melhor pelo preço.

 

Com base no que pesquisei, a RX 6600 XT (não sei quanto a não XT) é melhor em jogos, porém, tem menos recursos. Quanto a vida útil (relevância para jogos que estão por vir), acredito serem semelhantes.

 

Por que compensaria? Existem outros motivos para considerar a plataforma Intel, mas não a GPU.

 

Sim, o cooler box vai deixar o 5600X em temperaturas desconfortáveis.

 

Se você não quiser 144Hz, tem. Contudo, recomendo que continue optando pelos 144Hz, a experiência é muito melhor. Se optar por manter os 144Hz, acredito que preços menores a esse apenas em promoções.

 

Particularmente eu optaria por um com a frontal em mesh, para melhorar o airflow.

Obrigado pelas respostas!

 

Vou levar em consideração o PCIE 4.0 na hora de escolher a placa-mãe, não tinha me atentado a isso.

 

Sobre o gabinete, eu preferiria um com mesh frontal mas não encontrei nenhum que me agradou. Vou procurar melhor.


Eu perguntei sobre o processador porque minha ideia ao escolher um processador da série 5000 com uma GPU da série 6000 da AMD foi poder usar o Smart Access Memory. Usando a 3060 não teria essa vantagem, então pensei que talvez pudesse existir um processador Intel com melhor custo-benefício.

 

Falando em processador, o que acha do recém lançado 5600? A diferença de preço é pequena, mas a diferença no clock também é (0,2 GHz). Será que vale a pena economizar R$200 nisso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MrH disse:

Será que vale a pena economizar R$200 nisso?

Não vi testes ainda, mas vários usuários do fórum acham uma opção melhor que o 5600X. Vi que a perda de desempenho gira em torno dos 3% também, acredito que valha a pena. Apenas se atente que para o 5600 é necessário atualizar a BIOS da b450 aorus m (não é necessário para o 5600X). 

 

Se você economizar estes R$200 indo com o 5600 dá para pegar memórias ram de 3600Mhz.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...